Vamos prevenir! As aventuras do búzio e da coral: avaliação do impacto em crianças e respetivos cuidadores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/12699 |
Resumo: | O abuso sexual é uma problemática complexa, com graves consequências para as vítimas, sua família e comunidade, a curto, médio e longo prazo, pelo que a prevenção primária se assume como fundamental. Considerando a escassez de programas e materiais em Portugal que visem de forma específica a prevenção primária e considerando a elevada prevalência do abuso em crianças entre os oito e os 13 anos de idade, o presente trabalho pretende avaliar o impacto do jogo de prevenção primária “Vamos prevenir! As Aventuras do Búzio e da Coral” (Agulhas, Figueiredo & Alexandre, 2016), destinado a crianças entre os 6 e os 10 anos de idade, nas crianças e respetivos cuidadores. Participaram 11 pais/cuidadores e 14 crianças, com aplicação de questionários antes e depois de terem jogado o jogo, para avaliar conhecimentos e competências associados à prevenção do abuso sexual. Os resultados demonstram que o jogo promove a aquisição de alguns conhecimentos e competências, quer nas crianças (e.g., dizer “não”) quer nos cuidadores (e.g., falar sobre abuso sexual não é traumatizante para as crianças). Conclui-se, assim, a importância de avaliar a eficácia de materiais e programas de prevenção primária do abuso sexual, contribuindo para monitorizar o seu impacto e adequar intervenções para o público-alvo a quem se destinam. |
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Vamos prevenir! As aventuras do búzio e da coral: avaliação do impacto em crianças e respetivos cuidadoresAbuso de criançaViolência sexualPaisPrevenção criminalAvaliaçãoSexual abusePrimary preventionParents/caregiversChildrenEvaluationO abuso sexual é uma problemática complexa, com graves consequências para as vítimas, sua família e comunidade, a curto, médio e longo prazo, pelo que a prevenção primária se assume como fundamental. Considerando a escassez de programas e materiais em Portugal que visem de forma específica a prevenção primária e considerando a elevada prevalência do abuso em crianças entre os oito e os 13 anos de idade, o presente trabalho pretende avaliar o impacto do jogo de prevenção primária “Vamos prevenir! As Aventuras do Búzio e da Coral” (Agulhas, Figueiredo & Alexandre, 2016), destinado a crianças entre os 6 e os 10 anos de idade, nas crianças e respetivos cuidadores. Participaram 11 pais/cuidadores e 14 crianças, com aplicação de questionários antes e depois de terem jogado o jogo, para avaliar conhecimentos e competências associados à prevenção do abuso sexual. Os resultados demonstram que o jogo promove a aquisição de alguns conhecimentos e competências, quer nas crianças (e.g., dizer “não”) quer nos cuidadores (e.g., falar sobre abuso sexual não é traumatizante para as crianças). Conclui-se, assim, a importância de avaliar a eficácia de materiais e programas de prevenção primária do abuso sexual, contribuindo para monitorizar o seu impacto e adequar intervenções para o público-alvo a quem se destinam.Sexual abuse is a complex problem with serious consequences for the victims, their families and communities, in the short, medium and long term, hencet primary prevention is assumed as fundamental to avoid sexual abuse. Considering the lack of programs and materials in Portugal, aimed specifically for primary prevention and considering the high prevalence of abuse in children between eight and thirteen years old, this study aims to evaluate the impact of primary prevention game “Vamos prevenir! As Aventuras do Búzio e da Coral” (Agulhas, Figueiredo & Alexandre, 2016), directed to children between six and ten years old, on themselves and their respective caregivers. 11 parents/caregivers and 14 children have participated with the application of questionnaires before and after playing the game, to evaluate knowledge and skills associated with the prevention of sexual abuse. The results demonstrate that the game promotes the acquisition of some knowledge and skills, both in children (e.g., say "no") and/or in caregivers (e.g., talk about sexual abuse is not traumatizing for children). In summary, it´s concluded, therefore, the importance of evaluating the efficacity of materials and primary prevention programs of child sexual abuse, contributing to monitor their impact and adjust interventions for the target audience to whom they are intended.2017-03-31T19:56:18Z2016-12-12T00:00:00Z2016-12-122016-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/12699TID:201499509porGrazina, Telma Isabel Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:44:38Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/12699Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:21:12.153401Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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