Análise ao papel da sustentabilidade nos modelos de negócio do turismo : caso da Região do Douro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/29428 |
Resumo: | A região do Douro é conhecida pelas paisagens autênticas que abraçam o único rio navegável do país, o Douro, e, sobretudo, pelos vinhos, em especial o vinho do Porto comercializado internacionalmente. Por estes motivos, inúmeros turistas visitam o vale do Douro aumentando diariamente a sua afluência. O governo português e a entidade Turismo de Portugal seguem os desafios propostos pelas UNWTO e a UNESCO para a prossecução de um turismo sustentável. Considerando o contraste entre o prestígio do Douro e respetiva falta de oferta diversificada, emergem planos de fomento turístico baseados no desenvolvimento sustentável, aplicados a nível regional. Consequentemente, torna-se de extrema relevância estudar a forma como as empresas regionais ligadas ao turismo incluem a sustentabilidade nos seus modelos de negócio. Para conseguir responder a este desafio, os métodos utilizados consistiram na análise de documentos, artigos e livros com foco no estudo da ciência do turismo e da sustentabilidade, na realização de entrevistas a empresários do setor turístico na região e de questionários a turistas portugueses. Depreende-se da investigação que as empresas do Douro ainda não apresentam um plano de políticas de sustentabilidade bem definido a todos os níveis ainda que sigam medidas a nível sociocultural e ambiental. A nível financeiro, dada a sazonalidade sentida, o mesmo não se verifica. Na ótica dos turistas identifica-se, maioritariamente, medidas sustentáveis a nível sociocultural durante a experiência turística. A principal limitação do estudo prende-se com a falta de recolha de opinião dos turistas internacionais, dada a sua contribuição para o turismo duriense. |
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Análise ao papel da sustentabilidade nos modelos de negócio do turismo : caso da Região do DouroTurismoTurismo sustentávelDouroEconomia circularTourismSustainable tourismDouro valleyCircular economyDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoA região do Douro é conhecida pelas paisagens autênticas que abraçam o único rio navegável do país, o Douro, e, sobretudo, pelos vinhos, em especial o vinho do Porto comercializado internacionalmente. Por estes motivos, inúmeros turistas visitam o vale do Douro aumentando diariamente a sua afluência. O governo português e a entidade Turismo de Portugal seguem os desafios propostos pelas UNWTO e a UNESCO para a prossecução de um turismo sustentável. Considerando o contraste entre o prestígio do Douro e respetiva falta de oferta diversificada, emergem planos de fomento turístico baseados no desenvolvimento sustentável, aplicados a nível regional. Consequentemente, torna-se de extrema relevância estudar a forma como as empresas regionais ligadas ao turismo incluem a sustentabilidade nos seus modelos de negócio. Para conseguir responder a este desafio, os métodos utilizados consistiram na análise de documentos, artigos e livros com foco no estudo da ciência do turismo e da sustentabilidade, na realização de entrevistas a empresários do setor turístico na região e de questionários a turistas portugueses. Depreende-se da investigação que as empresas do Douro ainda não apresentam um plano de políticas de sustentabilidade bem definido a todos os níveis ainda que sigam medidas a nível sociocultural e ambiental. A nível financeiro, dada a sazonalidade sentida, o mesmo não se verifica. Na ótica dos turistas identifica-se, maioritariamente, medidas sustentáveis a nível sociocultural durante a experiência turística. A principal limitação do estudo prende-se com a falta de recolha de opinião dos turistas internacionais, dada a sua contribuição para o turismo duriense.The Douro region is better known for the authentic landscapes that embrace the only entirely navigable river in the country, the Douro river, and, above all, the wines, especially the internationally traded Port wine. For these reasons, numerous tourists visit the Douro Valley increasing their attendance every year. The Portuguese government and the Tourism of Portugal follow the challenges proposed by UNWTO and UNESCO for the pursuit of sustainable tourism. Pondering contrasts between the prestige of the Douro and its lack of diversified supply, tourism promotion plans, employed at a regional level, begin to emerge based on sustainable development. Consequently, it is of extreme significance to study how regional companies associated to tourism include sustainability in their business models. In order to formulate hypotheses about this issue, the methods used consisted in the analysis of documents, articles and books focusing on the study of tourism and sustainability, as well as interviews with regional tourism entrepreneurs and questionnaires assigned to Portuguese tourists. All things considered, Douro companies still do not have a well-defined sustainability policy plan at all levels, even if they follow socio-cultural and environmental measures. On a financial level, given the seasonality gap, the same is not true. Tourists opinions reflect a different point of view as they are most prompt to identify sustainable measures related to the socio-cultural level during their experiences. The main limitation of the study is the lack of opinion from international tourists, given the importance of their contribution to tourism in Douro.Julião, Jorge Manuel SoaresVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaRocha, Sara Filipa Dinis da2020-02-04T09:24:24Z2018-06-2720182018-06-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/29428TID:201963922porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:34:59Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/29428Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:23:37.865799Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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