Impacto da comunicação na melhoria da saúde oral de crianças surdas Uma revisão sistemática integrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Koshanian, Sarinne
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11816/4444
Resumo: Introdução: Devido à falta de comunicação eficaz com os profissionais de saúde, as crianças surdas enfrentam frequentemente obstáculos na obtenção de cuidados médicos adequados; contudo, a utilização de meios de comunicação apropriados pode contribuir para a resolução desta questão. Objetivo: Avaliar a eficácia de métodos de comunicação que os médicos dentistas podem utilizar com crianças surdas para melhorar a sua saúde oral. Materiais e métodos: Foi realizada uma pesquisa electrónica utilizando as bases de dados PubMed, Scielo, ScienceDirect, Cochrane Library e LILACS. Utilizou combinações de palavras-chave e incluiu artigos publicados entre 2012 e 2022 em inglês e português. Estes artigos foram avaliados qualitativamente utilizando a lista de verificação de Downs e Black. Resultados: A pesquisa identificou 42 estudos, dos quais 15 foram conservados para a elaboração deste trabalho. Discussão: : Métodos de comunicação utilizados para ajudar a educar as crianças surdas sobre a sua saúde oral, tais como: língua gestual, modelagem vídeo, imagens, e modelos dentários melhoraram a saúde oral através de intervenções educativas adaptadas às suas necessidades. Através destes métodos é possível observar redução na placa bacteriana, gengivite, e melhoria significativa na saúde periodontal destas crianças. Conclusões: Destaca-se a importância de uma comunicação efetiva entre médicos dentistas e crianças surdas durante as consultas. Médicos dentistas e profissionais de saúde devem ser treinados em técnicas de comunicação com pacientes surdos, dirigidas a eles através de intervenções educativas preventivas, a fim de prevenir doenças orais.
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