Estética do humor no conto O Kágado de Almada Negreiros
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10216/56126 |
Resumo: | Inserido num contexto vanguardista, da autoria de um assumido futurista, Almada Negreiros, o conto O Kágado, de 1921, revela-se um texto produtor de um sorriso de comprazimento junto do leitor, sem que, no entanto, tal reacção se deva a um mero sentimento de alegria. Na verdade, o seu efeito de diversão está longe de ser inofensivo, relacionado com um simples contentamento, tratando-se sobretudo de uma sistemática operação de crítica intencional, agressiva e ácida, dirigida ao alvo concreto anunciado na dedicatória: "(Aos portugueses, meus compatriotas)". Por essa razão, o ponto de vista adoptado no presente trabalho é o da percepção estética -plano onde os processos literários geradores desse efeito são globalmente sintetizados como experiência da leitura -, visando descrever as principais coordenadas do efeito sorriso que, fundado numa lógica satírico-alegórica, não deixa de se emedar na teia de ironias que suporta o peso crescente de um humor corrosivo |
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Estética do humor no conto O Kágado de Almada NegreirosLiteratura portuguesa - Estudos críticosInserido num contexto vanguardista, da autoria de um assumido futurista, Almada Negreiros, o conto O Kágado, de 1921, revela-se um texto produtor de um sorriso de comprazimento junto do leitor, sem que, no entanto, tal reacção se deva a um mero sentimento de alegria. Na verdade, o seu efeito de diversão está longe de ser inofensivo, relacionado com um simples contentamento, tratando-se sobretudo de uma sistemática operação de crítica intencional, agressiva e ácida, dirigida ao alvo concreto anunciado na dedicatória: "(Aos portugueses, meus compatriotas)". Por essa razão, o ponto de vista adoptado no presente trabalho é o da percepção estética -plano onde os processos literários geradores desse efeito são globalmente sintetizados como experiência da leitura -, visando descrever as principais coordenadas do efeito sorriso que, fundado numa lógica satírico-alegórica, não deixa de se emedar na teia de ironias que suporta o peso crescente de um humor corrosivoPorto : [Edição do Autor]20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10216/56126porSaraiva, Maria Teresa Lopes Coelho de Macarenhasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-29T14:02:25Zoai:repositorio-aberto.up.pt:10216/56126Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:53:10.036402Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Inserido num contexto vanguardista, da autoria de um assumido futurista, Almada Negreiros, o conto O Kágado, de 1921, revela-se um texto produtor de um sorriso de comprazimento junto do leitor, sem que, no entanto, tal reacção se deva a um mero sentimento de alegria. Na verdade, o seu efeito de diversão está longe de ser inofensivo, relacionado com um simples contentamento, tratando-se sobretudo de uma sistemática operação de crítica intencional, agressiva e ácida, dirigida ao alvo concreto anunciado na dedicatória: "(Aos portugueses, meus compatriotas)". Por essa razão, o ponto de vista adoptado no presente trabalho é o da percepção estética -plano onde os processos literários geradores desse efeito são globalmente sintetizados como experiência da leitura -, visando descrever as principais coordenadas do efeito sorriso que, fundado numa lógica satírico-alegórica, não deixa de se emedar na teia de ironias que suporta o peso crescente de um humor corrosivo |
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