Difusão internacional de tecnologia e perspectivas de convergência: onde se encontra a economia portuguesa?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Godinho, Manuel Mira
Data de Publicação: 1995
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/1211
Resumo: Neste trabalho faz-se uma revisão de alguns contributos mais significativos no domínio dos estudos sobre convergência económica. O facto de grande parte da literatura neste domínio não ser proveniente da corrente dominante da teoria económica, tem a ver com o impasse parcial a que chegaram as tentativas de "contabilização do crescimento" que se seguiram ao trabalho de Solow. Já na década de 80, em oposição à hipótese do ciclo-de-vida de Vernon que previa a deslocação progressiva de actividades industriais para a "periferia", foi argumentado que a difusão de novas tecnologias e mudanças nos padrões de procura contribuiriam para a fixação das indústrias no "centro". Simultaneamente, surgiu o argumento das "janelas de oportunidade", sugerindo exactamente o oposto. Contudo, a literatura que concebe o desenvolvimento tecnológico como um longo processo cumulativo e sequencial, sem possibilidade de saltos tecnológicos rápidos, parece vir recebendo confirmação pelos factos mais recentes. A ausência de políticas que se tenham concentrado consistentemente nos aspectos cognitivos envolvidos nesse tipo de processos, permite inferir acerca das grandes dificuldades que se colocam a Portugal na tentativa de "convergência real" relativamente aos seus parceiros da UE.
id RCAP_7f9b1389cbb8588daf5664e7da9014af
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/1211
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Difusão internacional de tecnologia e perspectivas de convergência: onde se encontra a economia portuguesa?Neste trabalho faz-se uma revisão de alguns contributos mais significativos no domínio dos estudos sobre convergência económica. O facto de grande parte da literatura neste domínio não ser proveniente da corrente dominante da teoria económica, tem a ver com o impasse parcial a que chegaram as tentativas de "contabilização do crescimento" que se seguiram ao trabalho de Solow. Já na década de 80, em oposição à hipótese do ciclo-de-vida de Vernon que previa a deslocação progressiva de actividades industriais para a "periferia", foi argumentado que a difusão de novas tecnologias e mudanças nos padrões de procura contribuiriam para a fixação das indústrias no "centro". Simultaneamente, surgiu o argumento das "janelas de oportunidade", sugerindo exactamente o oposto. Contudo, a literatura que concebe o desenvolvimento tecnológico como um longo processo cumulativo e sequencial, sem possibilidade de saltos tecnológicos rápidos, parece vir recebendo confirmação pelos factos mais recentes. A ausência de políticas que se tenham concentrado consistentemente nos aspectos cognitivos envolvidos nesse tipo de processos, permite inferir acerca das grandes dificuldades que se colocam a Portugal na tentativa de "convergência real" relativamente aos seus parceiros da UE.Celta EditoresRepositório da Universidade de LisboaGodinho, Manuel Mira2009-08-13T15:22:36Z19951995-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/1211porGodinho, Manuel Mira. 1995. "Difusão internacional de tecnologia e perspectivas de convergência: onde se encontra a economia portuguesa?". Sociologia, problemas e práticas, 18:9-210873-6529info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:32:29Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/1211Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:49:24.020234Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Difusão internacional de tecnologia e perspectivas de convergência: onde se encontra a economia portuguesa?
title Difusão internacional de tecnologia e perspectivas de convergência: onde se encontra a economia portuguesa?
spellingShingle Difusão internacional de tecnologia e perspectivas de convergência: onde se encontra a economia portuguesa?
Godinho, Manuel Mira
title_short Difusão internacional de tecnologia e perspectivas de convergência: onde se encontra a economia portuguesa?
title_full Difusão internacional de tecnologia e perspectivas de convergência: onde se encontra a economia portuguesa?
title_fullStr Difusão internacional de tecnologia e perspectivas de convergência: onde se encontra a economia portuguesa?
title_full_unstemmed Difusão internacional de tecnologia e perspectivas de convergência: onde se encontra a economia portuguesa?
title_sort Difusão internacional de tecnologia e perspectivas de convergência: onde se encontra a economia portuguesa?
author Godinho, Manuel Mira
author_facet Godinho, Manuel Mira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Godinho, Manuel Mira
description Neste trabalho faz-se uma revisão de alguns contributos mais significativos no domínio dos estudos sobre convergência económica. O facto de grande parte da literatura neste domínio não ser proveniente da corrente dominante da teoria económica, tem a ver com o impasse parcial a que chegaram as tentativas de "contabilização do crescimento" que se seguiram ao trabalho de Solow. Já na década de 80, em oposição à hipótese do ciclo-de-vida de Vernon que previa a deslocação progressiva de actividades industriais para a "periferia", foi argumentado que a difusão de novas tecnologias e mudanças nos padrões de procura contribuiriam para a fixação das indústrias no "centro". Simultaneamente, surgiu o argumento das "janelas de oportunidade", sugerindo exactamente o oposto. Contudo, a literatura que concebe o desenvolvimento tecnológico como um longo processo cumulativo e sequencial, sem possibilidade de saltos tecnológicos rápidos, parece vir recebendo confirmação pelos factos mais recentes. A ausência de políticas que se tenham concentrado consistentemente nos aspectos cognitivos envolvidos nesse tipo de processos, permite inferir acerca das grandes dificuldades que se colocam a Portugal na tentativa de "convergência real" relativamente aos seus parceiros da UE.
publishDate 1995
dc.date.none.fl_str_mv 1995
1995-01-01T00:00:00Z
2009-08-13T15:22:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/1211
url http://hdl.handle.net/10400.5/1211
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Godinho, Manuel Mira. 1995. "Difusão internacional de tecnologia e perspectivas de convergência: onde se encontra a economia portuguesa?". Sociologia, problemas e práticas, 18:9-21
0873-6529
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Celta Editores
publisher.none.fl_str_mv Celta Editores
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130967644831744