Gestão de conhecimento empresarial: quando o sucesso de uma entidade se traduz na valorização profissional dos seus colaboradores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/2510 |
Resumo: | Este projeto foi desenvolvido no âmbito do Mestrado de Gestão de Sistema de Informação Médica em parceria com uma instituição organizacional, a Deloitte. Com base nestas duas entidades foi possível a correlação entre uma parte técnica e outra teórica. O objetivo proposto deste projeto é associar toda a teoria baseada na gestão do conhecimento empresarial com todos os desenvolvimentos práticos efetuados na Deloitte, para que desta forma se pudesse perceber de que forma é que a gestão e transmissão de conhecimento numa empresa beneficia tanto os colaboradores como a própria empresa. O projeto tem duas grandes componentes: uma mais teórica e outra de caráter mais prático. Assim, para o desenvolvimento teórico recorri a livros, artigos, jornais, revistas e websites. De referir, que foi através deste conjunto de dados que foi possível realizar uma compilação de todas as informações mais relevantes associadas a este projeto. No contexto prático tive a oportunidade de ingressar numa empresa bastante conceituada, a Deloitte, na qual desenvolvi diversas tarefas ao longo deste estágio. Inserido na equipa de consultoria SAP, todo o desenvolvimento prático relacionou-se com diferentes tipos de negócio/área, ou seja, bancos, seguradoras, entidades de saúde e até supermercados. De salientar que todas estas tarefas desenvolvidas para estes tipos de negócio têm um ponto importante em comum, para além da tecnologia subjacente que é o sistema SAP e toda a configuração e programação envolvida neste tipo de sistemas, que é a transferência e conhecimentos técnicos/teóricos adquiridos. Através deste estudo e desta relação entre teoria e prática consegui chegar a conclusões bastantes relevantes. Com a aplicação de estratégias de gestão de conhecimento em empresas existe uma panóplia de vantagens para a própria empresa, bem como para os seus colaboradores. O facto de os colaboradores estarem em constante aprendizagem produz-lhes uma grande margem de crescimento tanto a nível pessoal como profissional, garantindo desta forma a não estagnação. Já para as empresas, prevê-se que numa fase inicial não tenha lucro com os colaboradores, uma vez que os tem que instruir técnica e teoricamente, mas ao longo do tempo esta perda irá traduzir-se em rentabilidade, confiança dos clientes, rigor nas tarefas desenvolvidas e consequentemente, lucro para a empresa. |
id |
RCAP_7f9e2562bbc3fcf6815517bedddfa419 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/2510 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Gestão de conhecimento empresarial: quando o sucesso de uma entidade se traduz na valorização profissional dos seus colaboradoresGestão de conhecimentoSAPEmpresaColaboradorBenefíciosDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e InformáticaEste projeto foi desenvolvido no âmbito do Mestrado de Gestão de Sistema de Informação Médica em parceria com uma instituição organizacional, a Deloitte. Com base nestas duas entidades foi possível a correlação entre uma parte técnica e outra teórica. O objetivo proposto deste projeto é associar toda a teoria baseada na gestão do conhecimento empresarial com todos os desenvolvimentos práticos efetuados na Deloitte, para que desta forma se pudesse perceber de que forma é que a gestão e transmissão de conhecimento numa empresa beneficia tanto os colaboradores como a própria empresa. O projeto tem duas grandes componentes: uma mais teórica e outra de caráter mais prático. Assim, para o desenvolvimento teórico recorri a livros, artigos, jornais, revistas e websites. De referir, que foi através deste conjunto de dados que foi possível realizar uma compilação de todas as informações mais relevantes associadas a este projeto. No contexto prático tive a oportunidade de ingressar numa empresa bastante conceituada, a Deloitte, na qual desenvolvi diversas tarefas ao longo deste estágio. Inserido na equipa de consultoria SAP, todo o desenvolvimento prático relacionou-se com diferentes tipos de negócio/área, ou seja, bancos, seguradoras, entidades de saúde e até supermercados. De salientar que todas estas tarefas desenvolvidas para estes tipos de negócio têm um ponto importante em comum, para além da tecnologia subjacente que é o sistema SAP e toda a configuração e programação envolvida neste tipo de sistemas, que é a transferência e conhecimentos técnicos/teóricos adquiridos. Através deste estudo e desta relação entre teoria e prática consegui chegar a conclusões bastantes relevantes. Com a aplicação de estratégias de gestão de conhecimento em empresas existe uma panóplia de vantagens para a própria empresa, bem como para os seus colaboradores. O facto de os colaboradores estarem em constante aprendizagem produz-lhes uma grande margem de crescimento tanto a nível pessoal como profissional, garantindo desta forma a não estagnação. Já para as empresas, prevê-se que numa fase inicial não tenha lucro com os colaboradores, uma vez que os tem que instruir técnica e teoricamente, mas ao longo do tempo esta perda irá traduzir-se em rentabilidade, confiança dos clientes, rigor nas tarefas desenvolvidas e consequentemente, lucro para a empresa.Reis, Catarina Isabel Ferreira Viveiros Tavares dosIC-OnlineSilva, Francisco Xavier Mendes da2017-02-16T15:12:51Z2014-12-182014-12-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/2510TID:201613239pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:45:16Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/2510Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:46:50.217369Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gestão de conhecimento empresarial: quando o sucesso de uma entidade se traduz na valorização profissional dos seus colaboradores |
title |
Gestão de conhecimento empresarial: quando o sucesso de uma entidade se traduz na valorização profissional dos seus colaboradores |
spellingShingle |
Gestão de conhecimento empresarial: quando o sucesso de uma entidade se traduz na valorização profissional dos seus colaboradores Silva, Francisco Xavier Mendes da Gestão de conhecimento SAP Empresa Colaborador Benefícios Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática |
title_short |
Gestão de conhecimento empresarial: quando o sucesso de uma entidade se traduz na valorização profissional dos seus colaboradores |
title_full |
Gestão de conhecimento empresarial: quando o sucesso de uma entidade se traduz na valorização profissional dos seus colaboradores |
title_fullStr |
Gestão de conhecimento empresarial: quando o sucesso de uma entidade se traduz na valorização profissional dos seus colaboradores |
title_full_unstemmed |
Gestão de conhecimento empresarial: quando o sucesso de uma entidade se traduz na valorização profissional dos seus colaboradores |
title_sort |
Gestão de conhecimento empresarial: quando o sucesso de uma entidade se traduz na valorização profissional dos seus colaboradores |
author |
Silva, Francisco Xavier Mendes da |
author_facet |
Silva, Francisco Xavier Mendes da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Reis, Catarina Isabel Ferreira Viveiros Tavares dos IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Francisco Xavier Mendes da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão de conhecimento SAP Empresa Colaborador Benefícios Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática |
topic |
Gestão de conhecimento SAP Empresa Colaborador Benefícios Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática |
description |
Este projeto foi desenvolvido no âmbito do Mestrado de Gestão de Sistema de Informação Médica em parceria com uma instituição organizacional, a Deloitte. Com base nestas duas entidades foi possível a correlação entre uma parte técnica e outra teórica. O objetivo proposto deste projeto é associar toda a teoria baseada na gestão do conhecimento empresarial com todos os desenvolvimentos práticos efetuados na Deloitte, para que desta forma se pudesse perceber de que forma é que a gestão e transmissão de conhecimento numa empresa beneficia tanto os colaboradores como a própria empresa. O projeto tem duas grandes componentes: uma mais teórica e outra de caráter mais prático. Assim, para o desenvolvimento teórico recorri a livros, artigos, jornais, revistas e websites. De referir, que foi através deste conjunto de dados que foi possível realizar uma compilação de todas as informações mais relevantes associadas a este projeto. No contexto prático tive a oportunidade de ingressar numa empresa bastante conceituada, a Deloitte, na qual desenvolvi diversas tarefas ao longo deste estágio. Inserido na equipa de consultoria SAP, todo o desenvolvimento prático relacionou-se com diferentes tipos de negócio/área, ou seja, bancos, seguradoras, entidades de saúde e até supermercados. De salientar que todas estas tarefas desenvolvidas para estes tipos de negócio têm um ponto importante em comum, para além da tecnologia subjacente que é o sistema SAP e toda a configuração e programação envolvida neste tipo de sistemas, que é a transferência e conhecimentos técnicos/teóricos adquiridos. Através deste estudo e desta relação entre teoria e prática consegui chegar a conclusões bastantes relevantes. Com a aplicação de estratégias de gestão de conhecimento em empresas existe uma panóplia de vantagens para a própria empresa, bem como para os seus colaboradores. O facto de os colaboradores estarem em constante aprendizagem produz-lhes uma grande margem de crescimento tanto a nível pessoal como profissional, garantindo desta forma a não estagnação. Já para as empresas, prevê-se que numa fase inicial não tenha lucro com os colaboradores, uma vez que os tem que instruir técnica e teoricamente, mas ao longo do tempo esta perda irá traduzir-se em rentabilidade, confiança dos clientes, rigor nas tarefas desenvolvidas e consequentemente, lucro para a empresa. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-18 2014-12-18T00:00:00Z 2017-02-16T15:12:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/2510 TID:201613239 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/2510 |
identifier_str_mv |
TID:201613239 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
metadata only access info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
metadata only access |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136963006038016 |