Gestão de conhecimento empresarial: quando o sucesso de uma entidade se traduz na valorização profissional dos seus colaboradores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Francisco Xavier Mendes da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/2510
Resumo: Este projeto foi desenvolvido no âmbito do Mestrado de Gestão de Sistema de Informação Médica em parceria com uma instituição organizacional, a Deloitte. Com base nestas duas entidades foi possível a correlação entre uma parte técnica e outra teórica. O objetivo proposto deste projeto é associar toda a teoria baseada na gestão do conhecimento empresarial com todos os desenvolvimentos práticos efetuados na Deloitte, para que desta forma se pudesse perceber de que forma é que a gestão e transmissão de conhecimento numa empresa beneficia tanto os colaboradores como a própria empresa. O projeto tem duas grandes componentes: uma mais teórica e outra de caráter mais prático. Assim, para o desenvolvimento teórico recorri a livros, artigos, jornais, revistas e websites. De referir, que foi através deste conjunto de dados que foi possível realizar uma compilação de todas as informações mais relevantes associadas a este projeto. No contexto prático tive a oportunidade de ingressar numa empresa bastante conceituada, a Deloitte, na qual desenvolvi diversas tarefas ao longo deste estágio. Inserido na equipa de consultoria SAP, todo o desenvolvimento prático relacionou-se com diferentes tipos de negócio/área, ou seja, bancos, seguradoras, entidades de saúde e até supermercados. De salientar que todas estas tarefas desenvolvidas para estes tipos de negócio têm um ponto importante em comum, para além da tecnologia subjacente que é o sistema SAP e toda a configuração e programação envolvida neste tipo de sistemas, que é a transferência e conhecimentos técnicos/teóricos adquiridos. Através deste estudo e desta relação entre teoria e prática consegui chegar a conclusões bastantes relevantes. Com a aplicação de estratégias de gestão de conhecimento em empresas existe uma panóplia de vantagens para a própria empresa, bem como para os seus colaboradores. O facto de os colaboradores estarem em constante aprendizagem produz-lhes uma grande margem de crescimento tanto a nível pessoal como profissional, garantindo desta forma a não estagnação. Já para as empresas, prevê-se que numa fase inicial não tenha lucro com os colaboradores, uma vez que os tem que instruir técnica e teoricamente, mas ao longo do tempo esta perda irá traduzir-se em rentabilidade, confiança dos clientes, rigor nas tarefas desenvolvidas e consequentemente, lucro para a empresa.
id RCAP_7f9e2562bbc3fcf6815517bedddfa419
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/2510
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Gestão de conhecimento empresarial: quando o sucesso de uma entidade se traduz na valorização profissional dos seus colaboradoresGestão de conhecimentoSAPEmpresaColaboradorBenefíciosDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e InformáticaEste projeto foi desenvolvido no âmbito do Mestrado de Gestão de Sistema de Informação Médica em parceria com uma instituição organizacional, a Deloitte. Com base nestas duas entidades foi possível a correlação entre uma parte técnica e outra teórica. O objetivo proposto deste projeto é associar toda a teoria baseada na gestão do conhecimento empresarial com todos os desenvolvimentos práticos efetuados na Deloitte, para que desta forma se pudesse perceber de que forma é que a gestão e transmissão de conhecimento numa empresa beneficia tanto os colaboradores como a própria empresa. O projeto tem duas grandes componentes: uma mais teórica e outra de caráter mais prático. Assim, para o desenvolvimento teórico recorri a livros, artigos, jornais, revistas e websites. De referir, que foi através deste conjunto de dados que foi possível realizar uma compilação de todas as informações mais relevantes associadas a este projeto. No contexto prático tive a oportunidade de ingressar numa empresa bastante conceituada, a Deloitte, na qual desenvolvi diversas tarefas ao longo deste estágio. Inserido na equipa de consultoria SAP, todo o desenvolvimento prático relacionou-se com diferentes tipos de negócio/área, ou seja, bancos, seguradoras, entidades de saúde e até supermercados. De salientar que todas estas tarefas desenvolvidas para estes tipos de negócio têm um ponto importante em comum, para além da tecnologia subjacente que é o sistema SAP e toda a configuração e programação envolvida neste tipo de sistemas, que é a transferência e conhecimentos técnicos/teóricos adquiridos. Através deste estudo e desta relação entre teoria e prática consegui chegar a conclusões bastantes relevantes. Com a aplicação de estratégias de gestão de conhecimento em empresas existe uma panóplia de vantagens para a própria empresa, bem como para os seus colaboradores. O facto de os colaboradores estarem em constante aprendizagem produz-lhes uma grande margem de crescimento tanto a nível pessoal como profissional, garantindo desta forma a não estagnação. Já para as empresas, prevê-se que numa fase inicial não tenha lucro com os colaboradores, uma vez que os tem que instruir técnica e teoricamente, mas ao longo do tempo esta perda irá traduzir-se em rentabilidade, confiança dos clientes, rigor nas tarefas desenvolvidas e consequentemente, lucro para a empresa.Reis, Catarina Isabel Ferreira Viveiros Tavares dosIC-OnlineSilva, Francisco Xavier Mendes da2017-02-16T15:12:51Z2014-12-182014-12-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/2510TID:201613239pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:45:16Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/2510Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:46:50.217369Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Gestão de conhecimento empresarial: quando o sucesso de uma entidade se traduz na valorização profissional dos seus colaboradores
title Gestão de conhecimento empresarial: quando o sucesso de uma entidade se traduz na valorização profissional dos seus colaboradores
spellingShingle Gestão de conhecimento empresarial: quando o sucesso de uma entidade se traduz na valorização profissional dos seus colaboradores
Silva, Francisco Xavier Mendes da
Gestão de conhecimento
SAP
Empresa
Colaborador
Benefícios
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
title_short Gestão de conhecimento empresarial: quando o sucesso de uma entidade se traduz na valorização profissional dos seus colaboradores
title_full Gestão de conhecimento empresarial: quando o sucesso de uma entidade se traduz na valorização profissional dos seus colaboradores
title_fullStr Gestão de conhecimento empresarial: quando o sucesso de uma entidade se traduz na valorização profissional dos seus colaboradores
title_full_unstemmed Gestão de conhecimento empresarial: quando o sucesso de uma entidade se traduz na valorização profissional dos seus colaboradores
title_sort Gestão de conhecimento empresarial: quando o sucesso de uma entidade se traduz na valorização profissional dos seus colaboradores
author Silva, Francisco Xavier Mendes da
author_facet Silva, Francisco Xavier Mendes da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Reis, Catarina Isabel Ferreira Viveiros Tavares dos
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Francisco Xavier Mendes da
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão de conhecimento
SAP
Empresa
Colaborador
Benefícios
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
topic Gestão de conhecimento
SAP
Empresa
Colaborador
Benefícios
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
description Este projeto foi desenvolvido no âmbito do Mestrado de Gestão de Sistema de Informação Médica em parceria com uma instituição organizacional, a Deloitte. Com base nestas duas entidades foi possível a correlação entre uma parte técnica e outra teórica. O objetivo proposto deste projeto é associar toda a teoria baseada na gestão do conhecimento empresarial com todos os desenvolvimentos práticos efetuados na Deloitte, para que desta forma se pudesse perceber de que forma é que a gestão e transmissão de conhecimento numa empresa beneficia tanto os colaboradores como a própria empresa. O projeto tem duas grandes componentes: uma mais teórica e outra de caráter mais prático. Assim, para o desenvolvimento teórico recorri a livros, artigos, jornais, revistas e websites. De referir, que foi através deste conjunto de dados que foi possível realizar uma compilação de todas as informações mais relevantes associadas a este projeto. No contexto prático tive a oportunidade de ingressar numa empresa bastante conceituada, a Deloitte, na qual desenvolvi diversas tarefas ao longo deste estágio. Inserido na equipa de consultoria SAP, todo o desenvolvimento prático relacionou-se com diferentes tipos de negócio/área, ou seja, bancos, seguradoras, entidades de saúde e até supermercados. De salientar que todas estas tarefas desenvolvidas para estes tipos de negócio têm um ponto importante em comum, para além da tecnologia subjacente que é o sistema SAP e toda a configuração e programação envolvida neste tipo de sistemas, que é a transferência e conhecimentos técnicos/teóricos adquiridos. Através deste estudo e desta relação entre teoria e prática consegui chegar a conclusões bastantes relevantes. Com a aplicação de estratégias de gestão de conhecimento em empresas existe uma panóplia de vantagens para a própria empresa, bem como para os seus colaboradores. O facto de os colaboradores estarem em constante aprendizagem produz-lhes uma grande margem de crescimento tanto a nível pessoal como profissional, garantindo desta forma a não estagnação. Já para as empresas, prevê-se que numa fase inicial não tenha lucro com os colaboradores, uma vez que os tem que instruir técnica e teoricamente, mas ao longo do tempo esta perda irá traduzir-se em rentabilidade, confiança dos clientes, rigor nas tarefas desenvolvidas e consequentemente, lucro para a empresa.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-18
2014-12-18T00:00:00Z
2017-02-16T15:12:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/2510
TID:201613239
url http://hdl.handle.net/10400.8/2510
identifier_str_mv TID:201613239
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136963006038016