A utilização das artes plásticas no processo ensino/aprendizagem dos alunos com necessidades educativas especiais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Ana Isabel dos Santos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/13548
Resumo: Com a presente dissertação1 pretendemos conhecer melhor a utilização que as Artes Plásticas (AP) têm no processo ensino/aprendizagem dos alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE). É notório que os alunos no 2.º ciclo do Ensino Básico, com NEE mais propriamente com Currículo Específico Individual (CEI), frequentam sempre as áreas das expressões, em particular a disciplina de Educação Visual e Tecnológica (EVT), em conjunto com a sua turma. Na presente disciplina, são envolvidos recursos humanos (professores e auxiliares de ação educativa) e materiais pedagógicos diversos inerentes ao desenvolvimento das tarefas que lhes são propostas. Assim sendo, com o presente estudo pretendemos averiguar junto de professores e alunos, o contributo que as AP podem ter sobre o processo ensino/aprendizagem de alunos com NEE com CEI. O mesmo pretende dar voz não só aos professores, mas também a alunos com NEE. Dado à natureza do objeto de estudo, seguimos uma metodologia qualitativa, com um caráter descritivo e uma observação naturalista. Para a obtenção de dados recorremos ao inquérito por questionário, à observação e documentação. Na análise da informação, elegemos a análise documental e de conteúdo. Com base no estudo, apontamos que as AP são um forte aliado na prática letiva diária de professores e alunos, na medida em que constantemente recorrem à referida área, como forma de motivação, introdução de novos conteúdos, durante a realização das atividades letivas e consolidação das mesmas e, proporcionam o desenvolvimento de outros tipos de competências, tais como as sociais. A importância da utilização das AP, na prática letiva dos docentes nas várias disciplinas que eles frequentam, proporciona assim uma melhor assimilação das matérias por parte dos alunos com NEE com CEI.
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