Olhares sobre a escola : perceções e expetativas de alunos e encarregados de educação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/6645 |
Resumo: | Esta dissertação incide na auscultação das vozes dos alunos e seus pais/encarregados de educação acerca das suas perceções sobre o seu percurso escolar e expetativas relacionadas com o futuro ciclo de ensino. Trata-se de um estudo de caso, de natureza descritivo e interpretativo, realizado numa escola que leciona o 3.º ciclo do ensino básico e o ensino secundário, localizada em Angra do Heroísmo, na Região Autónoma dos Açores. Partindo da análise da evolução curricular do 3.º ciclo do ensino básico nas últimas décadas, observamos igualmente a situação açoriana, comparando os resultados educativos regionais com os nacionais. Seguidamente, analisamos propostas internacionais e nacionais sobre a implementação nos sistemas educativos das competências para o século XXI. As entrevistas realizadas com os alunos e os seus pais/encarregados de educação revelam uma sintonia nas opiniões em muitos dos assuntos abordados. Foi também efetuada uma entrevista ao presidente do Conselho Pedagógico, para entender a atuação escolar nas áreas específicas de intervenção. Quanto à função da escola, consideram que deveria estar mais próxima do mercado de trabalho, de modo a promover uma melhor inserção futura dos alunos na vida ativa. Os dados apontam também que os alunos não se sentem realizados com as metodologias adotadas em sala de aula, pois consideram-nas demasiado centradas no professor, podendo aí ser encontrada a razão das afirmações feitas pelos próprios e pelos seus pais/encarregados de educação sobre as suas caraterísticas enquanto estudantes. Sobre as suas expetativas futuras, os entrevistados tencionam prosseguir estudos nos cursos científico-humanísticos, denotando desconhecimento sobre outras alternativas formativas. Por último, os participantes concordam com a alteração legislativa da idade limite de frequência obrigatória escolar, apesar de apontarem alguns aspetos a considerar. |
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Olhares sobre a escola : perceções e expetativas de alunos e encarregados de educaçãoEscolaCompetência pedagógicaAlunosRelações pais-escolaPaisEnsino básicoSéculo XXIBasic educationXXI century competenciesStudentsParents/guardiansEsta dissertação incide na auscultação das vozes dos alunos e seus pais/encarregados de educação acerca das suas perceções sobre o seu percurso escolar e expetativas relacionadas com o futuro ciclo de ensino. Trata-se de um estudo de caso, de natureza descritivo e interpretativo, realizado numa escola que leciona o 3.º ciclo do ensino básico e o ensino secundário, localizada em Angra do Heroísmo, na Região Autónoma dos Açores. Partindo da análise da evolução curricular do 3.º ciclo do ensino básico nas últimas décadas, observamos igualmente a situação açoriana, comparando os resultados educativos regionais com os nacionais. Seguidamente, analisamos propostas internacionais e nacionais sobre a implementação nos sistemas educativos das competências para o século XXI. As entrevistas realizadas com os alunos e os seus pais/encarregados de educação revelam uma sintonia nas opiniões em muitos dos assuntos abordados. Foi também efetuada uma entrevista ao presidente do Conselho Pedagógico, para entender a atuação escolar nas áreas específicas de intervenção. Quanto à função da escola, consideram que deveria estar mais próxima do mercado de trabalho, de modo a promover uma melhor inserção futura dos alunos na vida ativa. Os dados apontam também que os alunos não se sentem realizados com as metodologias adotadas em sala de aula, pois consideram-nas demasiado centradas no professor, podendo aí ser encontrada a razão das afirmações feitas pelos próprios e pelos seus pais/encarregados de educação sobre as suas caraterísticas enquanto estudantes. Sobre as suas expetativas futuras, os entrevistados tencionam prosseguir estudos nos cursos científico-humanísticos, denotando desconhecimento sobre outras alternativas formativas. Por último, os participantes concordam com a alteração legislativa da idade limite de frequência obrigatória escolar, apesar de apontarem alguns aspetos a considerar.This dissertation focuses on the scrutiny of students’ and their parents’/guardians’ voices about their perceptions on their educational path and their expectations concerning the next level of education. It is a case study, descriptive and interpretative by nature, conducted in a school that teaches lower secondary and secondary education, located in Angra do Heroísmo, in the Autonomous Region of the Azores. Starting with the analysis of the lower secondary education curricular evolution in the past decades, we also look into the Azorean situation, comparing the regional educational results with the national ones. Subsequently, we review international and national proposals on the implementation of the XXI century competencies. The interviews conducted with the students and their parents/guardians reveal an alignment in their opinions in many of the topics discussed. An interview with the Pedagogical Council President was also done to understand the school’s performance in the specific areas of intervention. In terms of the school’s purpose, it is considered that it should be closer to the job market, so as to promote a better future integration of students in the working life. The data also points out that the students don´t feel fulfilled with the implemented classroom methodologies, because they view them as too teacher-centred, which may be the reason for the students’ and their parents’/guardians’ statements on their main features as students. On their future expectations, the interviewees plan to pursue studies attending scientifichumanistic courses in secondary education, displaying a lack of knowledge about alternative formative offers. Lastly, the participants agree with the legislative amendment on the upper limit of compulsory school age, although they point out some aspects to should be considered.Amador, FilomenaRepositório AbertoOliveira, Hermano2017-09-19T12:20:38Z2017-07-102017-09-192017-07-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/6645TID:201741369porOliveira, Hermano - Olhares sobre a escola [Em linha]: perceções e expetativas de alunos e encarregados de educação. [S.l.]: [s.n.], 2017. 220 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T01:46:01Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/6645Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:47:07.188534Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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