Olhares sobre a escola : perceções e expetativas de alunos e encarregados de educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Hermano
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/6645
Resumo: Esta dissertação incide na auscultação das vozes dos alunos e seus pais/encarregados de educação acerca das suas perceções sobre o seu percurso escolar e expetativas relacionadas com o futuro ciclo de ensino. Trata-se de um estudo de caso, de natureza descritivo e interpretativo, realizado numa escola que leciona o 3.º ciclo do ensino básico e o ensino secundário, localizada em Angra do Heroísmo, na Região Autónoma dos Açores. Partindo da análise da evolução curricular do 3.º ciclo do ensino básico nas últimas décadas, observamos igualmente a situação açoriana, comparando os resultados educativos regionais com os nacionais. Seguidamente, analisamos propostas internacionais e nacionais sobre a implementação nos sistemas educativos das competências para o século XXI. As entrevistas realizadas com os alunos e os seus pais/encarregados de educação revelam uma sintonia nas opiniões em muitos dos assuntos abordados. Foi também efetuada uma entrevista ao presidente do Conselho Pedagógico, para entender a atuação escolar nas áreas específicas de intervenção. Quanto à função da escola, consideram que deveria estar mais próxima do mercado de trabalho, de modo a promover uma melhor inserção futura dos alunos na vida ativa. Os dados apontam também que os alunos não se sentem realizados com as metodologias adotadas em sala de aula, pois consideram-nas demasiado centradas no professor, podendo aí ser encontrada a razão das afirmações feitas pelos próprios e pelos seus pais/encarregados de educação sobre as suas caraterísticas enquanto estudantes. Sobre as suas expetativas futuras, os entrevistados tencionam prosseguir estudos nos cursos científico-humanísticos, denotando desconhecimento sobre outras alternativas formativas. Por último, os participantes concordam com a alteração legislativa da idade limite de frequência obrigatória escolar, apesar de apontarem alguns aspetos a considerar.
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