A influência da prática de yoga no ensino e aprendizagem do instrumento musical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Daniela Filipa Gonçalves da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/10158
Resumo: O presente Relatório de Estágio insere-se no âmbito do Mestrado em Ensino de Música ESMAE/ ESE do Politécnico do Porto, e divide-se em três capítulos, pretendendo fundamentalmente refletir sobre o percurso realizado pelo mestrando, ao longo do ano letivo 2016/2017. O primeiro capítulo constitui o Guião de Observação da Prática Musical, abrangendo a contextualização legislativa, a contextualização histórica e o plano educativo da Escola Profissional Artística do Vale do Ave. O segundo capítulo centra-se na Prática Educativa Supervisionada, contemplando a reflexão fundamentada da temática do papel do professor e da sua formação, da caracterização da disciplina e dos alunos intervenientes, conciliando as planificações das aulas lecionadas e os registos das aulas observadas. O terceiro e último capítulo contempla a descrição e a discussão do tema de investigação escolhido, que tem como objetivo problematizar e refletir sobre a influência da prática de yoga no ensino e aprendizagem do instrumento musical, destacando as principais posturas e exercícios respiratórios. Para aferir melhor a influência desta prática, optou-se por um estudo de âmbito qualitativo, tendo sido empregue a técnica de inquérito entrevista. Foram realizadas entrevistas semi estruturadas a professores de yoga e a professores de instrumento musical de cordas do Ensino Especializado da Música, praticantes de yoga. A conclusão do estudo permite apresentar uma síntese dos resultados essenciais relativos aos benefícios da prática desta técnica, no âmbito do Ensino instrumental.
id RCAP_7fa60da6ff2da0501cc8e63dcb295389
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/10158
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A influência da prática de yoga no ensino e aprendizagem do instrumento musicalPrática educativaFormação e papel do professorYoga na educaçãoYoga para músicosInstrumento musicalPosturasExercícios respiratóriosEducational practiceThe teachers role and trainingYoga in educationYoga for musiciansMusical instrumentPosturesBreathing exercisesO presente Relatório de Estágio insere-se no âmbito do Mestrado em Ensino de Música ESMAE/ ESE do Politécnico do Porto, e divide-se em três capítulos, pretendendo fundamentalmente refletir sobre o percurso realizado pelo mestrando, ao longo do ano letivo 2016/2017. O primeiro capítulo constitui o Guião de Observação da Prática Musical, abrangendo a contextualização legislativa, a contextualização histórica e o plano educativo da Escola Profissional Artística do Vale do Ave. O segundo capítulo centra-se na Prática Educativa Supervisionada, contemplando a reflexão fundamentada da temática do papel do professor e da sua formação, da caracterização da disciplina e dos alunos intervenientes, conciliando as planificações das aulas lecionadas e os registos das aulas observadas. O terceiro e último capítulo contempla a descrição e a discussão do tema de investigação escolhido, que tem como objetivo problematizar e refletir sobre a influência da prática de yoga no ensino e aprendizagem do instrumento musical, destacando as principais posturas e exercícios respiratórios. Para aferir melhor a influência desta prática, optou-se por um estudo de âmbito qualitativo, tendo sido empregue a técnica de inquérito entrevista. Foram realizadas entrevistas semi estruturadas a professores de yoga e a professores de instrumento musical de cordas do Ensino Especializado da Música, praticantes de yoga. A conclusão do estudo permite apresentar uma síntese dos resultados essenciais relativos aos benefícios da prática desta técnica, no âmbito do Ensino instrumental.This internship report was implemented within the framework of the Master in Music Education at ESMAE/ESE Politécnico do Porto and is divided into three chapters, intending to reflect mostly on the path taken by the mastering student during the academic year 2016/2017. The first chapter constitutes the Musical Practice and Observation Guide, containing legislative and historical context and the educational plan of the Escola Profissional Artística do Vale do Ave. The second chapter focuses on the Supervised Educational Practice, contemplating a reflection about the teacher’s role and his training, the characterization of the subject and the intervening students, balancing the planned taught lessons and the records of the observed classes. The third and final chapter contemplates the description and discussion of the chosen research theme. It aims to discuss and reflect on the influence of yoga practice in teaching/learning an instrument, highlighting the main postures and breathing exercises. To better measure the influence of this practice, I opted for a qualitative study, more precisely the technique of interview inquiry. Semi-structured interviews were conducted with yoga teachers and with teachers of a stringed musical instrument, from the Specialized Music Education, who practice yoga. The conclusion allows presenting a synthesis of the key results related to the benefits of the practice of this technique in the field of instrumental teaching.Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço daSamardjieva, PétiaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSilva, Daniela Filipa Gonçalves da2017-07-31T17:37:23Z2017-07-182017-07-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/10158TID:201721287porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:11:02Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/10158Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:24.781049Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A influência da prática de yoga no ensino e aprendizagem do instrumento musical
title A influência da prática de yoga no ensino e aprendizagem do instrumento musical
spellingShingle A influência da prática de yoga no ensino e aprendizagem do instrumento musical
Silva, Daniela Filipa Gonçalves da
Prática educativa
Formação e papel do professor
Yoga na educação
Yoga para músicos
Instrumento musical
Posturas
Exercícios respiratórios
Educational practice
The teachers role and training
Yoga in education
Yoga for musicians
Musical instrument
Postures
Breathing exercises
title_short A influência da prática de yoga no ensino e aprendizagem do instrumento musical
title_full A influência da prática de yoga no ensino e aprendizagem do instrumento musical
title_fullStr A influência da prática de yoga no ensino e aprendizagem do instrumento musical
title_full_unstemmed A influência da prática de yoga no ensino e aprendizagem do instrumento musical
title_sort A influência da prática de yoga no ensino e aprendizagem do instrumento musical
author Silva, Daniela Filipa Gonçalves da
author_facet Silva, Daniela Filipa Gonçalves da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da
Samardjieva, Pétia
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Daniela Filipa Gonçalves da
dc.subject.por.fl_str_mv Prática educativa
Formação e papel do professor
Yoga na educação
Yoga para músicos
Instrumento musical
Posturas
Exercícios respiratórios
Educational practice
The teachers role and training
Yoga in education
Yoga for musicians
Musical instrument
Postures
Breathing exercises
topic Prática educativa
Formação e papel do professor
Yoga na educação
Yoga para músicos
Instrumento musical
Posturas
Exercícios respiratórios
Educational practice
The teachers role and training
Yoga in education
Yoga for musicians
Musical instrument
Postures
Breathing exercises
description O presente Relatório de Estágio insere-se no âmbito do Mestrado em Ensino de Música ESMAE/ ESE do Politécnico do Porto, e divide-se em três capítulos, pretendendo fundamentalmente refletir sobre o percurso realizado pelo mestrando, ao longo do ano letivo 2016/2017. O primeiro capítulo constitui o Guião de Observação da Prática Musical, abrangendo a contextualização legislativa, a contextualização histórica e o plano educativo da Escola Profissional Artística do Vale do Ave. O segundo capítulo centra-se na Prática Educativa Supervisionada, contemplando a reflexão fundamentada da temática do papel do professor e da sua formação, da caracterização da disciplina e dos alunos intervenientes, conciliando as planificações das aulas lecionadas e os registos das aulas observadas. O terceiro e último capítulo contempla a descrição e a discussão do tema de investigação escolhido, que tem como objetivo problematizar e refletir sobre a influência da prática de yoga no ensino e aprendizagem do instrumento musical, destacando as principais posturas e exercícios respiratórios. Para aferir melhor a influência desta prática, optou-se por um estudo de âmbito qualitativo, tendo sido empregue a técnica de inquérito entrevista. Foram realizadas entrevistas semi estruturadas a professores de yoga e a professores de instrumento musical de cordas do Ensino Especializado da Música, praticantes de yoga. A conclusão do estudo permite apresentar uma síntese dos resultados essenciais relativos aos benefícios da prática desta técnica, no âmbito do Ensino instrumental.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-31T17:37:23Z
2017-07-18
2017-07-18T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/10158
TID:201721287
url http://hdl.handle.net/10400.22/10158
identifier_str_mv TID:201721287
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131473367793664