Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância: O desenho infantil como meio de comunicação e expressão de conhecimentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreiros, Carina Alexandra Santos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/2636
Resumo: O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada (PES) divide-se em quatro partes distintas, sendo que cada uma delas reflete, de certa forma, algumas das etapas vivenciadas durante o mestrado em Educação Pré-Escolar. A primeira parte deste relatório remete para uma dimensão reflexiva referente ao contexto de creche, que reflete algumas das aprendizagens realizadas e algumas das dificuldades sentidas neste âmbito. A segunda parte, reporta-se para a dimensão reflexiva incidente na primeira PES em jardim de infância (J.I.), sendo que esta abarca uma dimensão reflexiva, bem como a apresentação de um trabalho realizado tendo por base a metodologia de trabalho de projeto, sendo este intitulado “À descoberta dos bichos da seda”. A terceira parte deste relatório, recai na apresentação de um ensaio investigativo que desenvolvi com quatro crianças com cinco anos de idade e relacionado com o desenho infantil como meio de comunicação e expressão de conhecimentos. Por último, apresentarei uma dimensão reflexiva incidente na segunda PES em J.I (II) realizada num jardim de infância público, também será apresentado um trabalho de projeto intitulado “Pequenos músicos”, bem como apresentadas as principais dificuldades sentidas e, consequentemente, as diversas aprendizagens realizadas.
id RCAP_7fb7d802244ee90b9f87b08243cfe7d8
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/2636
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância: O desenho infantil como meio de comunicação e expressão de conhecimentosEducação Pré-escolarDesenhoAprendizagemDomínio/Área Científica::HumanidadesO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada (PES) divide-se em quatro partes distintas, sendo que cada uma delas reflete, de certa forma, algumas das etapas vivenciadas durante o mestrado em Educação Pré-Escolar. A primeira parte deste relatório remete para uma dimensão reflexiva referente ao contexto de creche, que reflete algumas das aprendizagens realizadas e algumas das dificuldades sentidas neste âmbito. A segunda parte, reporta-se para a dimensão reflexiva incidente na primeira PES em jardim de infância (J.I.), sendo que esta abarca uma dimensão reflexiva, bem como a apresentação de um trabalho realizado tendo por base a metodologia de trabalho de projeto, sendo este intitulado “À descoberta dos bichos da seda”. A terceira parte deste relatório, recai na apresentação de um ensaio investigativo que desenvolvi com quatro crianças com cinco anos de idade e relacionado com o desenho infantil como meio de comunicação e expressão de conhecimentos. Por último, apresentarei uma dimensão reflexiva incidente na segunda PES em J.I (II) realizada num jardim de infância público, também será apresentado um trabalho de projeto intitulado “Pequenos músicos”, bem como apresentadas as principais dificuldades sentidas e, consequentemente, as diversas aprendizagens realizadas.Fortunato, Maria Albertina CarvalhoIC-OnlineBarreiros, Carina Alexandra Santos2017-07-04T09:59:15Z2017-06-262017-06-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/2636TID:201710897porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:45:33Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/2636Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:46:57.708422Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância: O desenho infantil como meio de comunicação e expressão de conhecimentos
title Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância: O desenho infantil como meio de comunicação e expressão de conhecimentos
spellingShingle Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância: O desenho infantil como meio de comunicação e expressão de conhecimentos
Barreiros, Carina Alexandra Santos
Educação Pré-escolar
Desenho
Aprendizagem
Domínio/Área Científica::Humanidades
title_short Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância: O desenho infantil como meio de comunicação e expressão de conhecimentos
title_full Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância: O desenho infantil como meio de comunicação e expressão de conhecimentos
title_fullStr Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância: O desenho infantil como meio de comunicação e expressão de conhecimentos
title_full_unstemmed Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância: O desenho infantil como meio de comunicação e expressão de conhecimentos
title_sort Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância: O desenho infantil como meio de comunicação e expressão de conhecimentos
author Barreiros, Carina Alexandra Santos
author_facet Barreiros, Carina Alexandra Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fortunato, Maria Albertina Carvalho
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Barreiros, Carina Alexandra Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-escolar
Desenho
Aprendizagem
Domínio/Área Científica::Humanidades
topic Educação Pré-escolar
Desenho
Aprendizagem
Domínio/Área Científica::Humanidades
description O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada (PES) divide-se em quatro partes distintas, sendo que cada uma delas reflete, de certa forma, algumas das etapas vivenciadas durante o mestrado em Educação Pré-Escolar. A primeira parte deste relatório remete para uma dimensão reflexiva referente ao contexto de creche, que reflete algumas das aprendizagens realizadas e algumas das dificuldades sentidas neste âmbito. A segunda parte, reporta-se para a dimensão reflexiva incidente na primeira PES em jardim de infância (J.I.), sendo que esta abarca uma dimensão reflexiva, bem como a apresentação de um trabalho realizado tendo por base a metodologia de trabalho de projeto, sendo este intitulado “À descoberta dos bichos da seda”. A terceira parte deste relatório, recai na apresentação de um ensaio investigativo que desenvolvi com quatro crianças com cinco anos de idade e relacionado com o desenho infantil como meio de comunicação e expressão de conhecimentos. Por último, apresentarei uma dimensão reflexiva incidente na segunda PES em J.I (II) realizada num jardim de infância público, também será apresentado um trabalho de projeto intitulado “Pequenos músicos”, bem como apresentadas as principais dificuldades sentidas e, consequentemente, as diversas aprendizagens realizadas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-04T09:59:15Z
2017-06-26
2017-06-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/2636
TID:201710897
url http://hdl.handle.net/10400.8/2636
identifier_str_mv TID:201710897
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136963683418112