A Comunicação nas Aulas de Matemática dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Perspectivas de Futuras Professoras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/24735 |
Resumo: | Neste artigo abordamos a importância da linguagem verbal na comunicação e apresentamos os principais elementos que compõe o processo verbal de comunicação nas aulas de matemática (mensagem, contexto, remetente, destinatário, contato e código). Entendemos a comunicação como uma forma de promover interações entre os sujeitos que participam do processo comunicacional. Tivemos como objetivo identificar a importância dada à comunicação nas aulas de matemática por um grupo de futuras professoras dos anos iniciais com base nas seguintes questões: i) O que é comunicação?; ii) Como é que a comunicação ocorre em sala de aula? e; iii) O que contribui para uma comunicação eficaz? Quem decide isso?. Para alcançar os objetivos propostos apresentamos uma análise descritiva dos dados coletados em uma turma de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemáticas e Linguagens do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará (LIECML/ IEMCI/ UFPA). Os dados foram coletados durante uma aula cuja proposta era a realização de um debate sobre o tema comunicação. As participantes foram separadas em dois grupos, um com 08 (oito) participantes e outro com 07 (sete) participantes que se dividiram por afinidades. Das análises realizadas percebemos que para as futuras professoras a comunicação é uma forma de interação entre professores e alunos e que esta se estabelece, principalmente, através do diálogo mediado pelo professor que é o responsável pela comunicação na sala de aula. Percebemos então, que as participantes consideram a comunicação um aspecto importante e que deve estar presente nas aulas apesar de suas perspectivas de comunicação ainda estarem focadas na transmissão de conhecimento |
id |
RCAP_7fc8a2e1769983745b4be04c1fe28b80 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/24735 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A Comunicação nas Aulas de Matemática dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Perspectivas de Futuras ProfessorasComunicação.Aulas de MatemáticaFormação InicialAnos IniciaisEnsino FundamentalNeste artigo abordamos a importância da linguagem verbal na comunicação e apresentamos os principais elementos que compõe o processo verbal de comunicação nas aulas de matemática (mensagem, contexto, remetente, destinatário, contato e código). Entendemos a comunicação como uma forma de promover interações entre os sujeitos que participam do processo comunicacional. Tivemos como objetivo identificar a importância dada à comunicação nas aulas de matemática por um grupo de futuras professoras dos anos iniciais com base nas seguintes questões: i) O que é comunicação?; ii) Como é que a comunicação ocorre em sala de aula? e; iii) O que contribui para uma comunicação eficaz? Quem decide isso?. Para alcançar os objetivos propostos apresentamos uma análise descritiva dos dados coletados em uma turma de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemáticas e Linguagens do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará (LIECML/ IEMCI/ UFPA). Os dados foram coletados durante uma aula cuja proposta era a realização de um debate sobre o tema comunicação. As participantes foram separadas em dois grupos, um com 08 (oito) participantes e outro com 07 (sete) participantes que se dividiram por afinidades. Das análises realizadas percebemos que para as futuras professoras a comunicação é uma forma de interação entre professores e alunos e que esta se estabelece, principalmente, através do diálogo mediado pelo professor que é o responsável pela comunicação na sala de aula. Percebemos então, que as participantes consideram a comunicação um aspecto importante e que deve estar presente nas aulas apesar de suas perspectivas de comunicação ainda estarem focadas na transmissão de conhecimentoSociedade Brasileira de História da Matemática e Sociedade Brasileira de Educação Matemática2019-02-18T16:07:14Z2019-02-182018-06-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://hdl.handle.net/10174/24735http://hdl.handle.net/10174/24735por4. Araujo, A. F. & Borralho, A. (2018). A Comunicação nas Aulas de Matemática dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Perspectivas de Futuras Professoras. Comunicação apresentada no V Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, Belém (Brasil), 27, 28, 29 de JunhoBelém-Paráhttp://www.sipemat2018.sbempara.com.br/A Comunicação nas Aulas de Matemática dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Perspectivas de Futuras ProfessorassimnaonaoDPEaraujoangel@bol.com.bramab@uevora.pt229Araujo, AngélicaBorralho, Antónioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:18:00Zoai:dspace.uevora.pt:10174/24735Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:15:21.145584Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Comunicação nas Aulas de Matemática dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Perspectivas de Futuras Professoras |
title |
A Comunicação nas Aulas de Matemática dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Perspectivas de Futuras Professoras |
spellingShingle |
A Comunicação nas Aulas de Matemática dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Perspectivas de Futuras Professoras Araujo, Angélica Comunicação. Aulas de Matemática Formação Inicial Anos Iniciais Ensino Fundamental |
title_short |
A Comunicação nas Aulas de Matemática dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Perspectivas de Futuras Professoras |
title_full |
A Comunicação nas Aulas de Matemática dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Perspectivas de Futuras Professoras |
title_fullStr |
A Comunicação nas Aulas de Matemática dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Perspectivas de Futuras Professoras |
title_full_unstemmed |
A Comunicação nas Aulas de Matemática dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Perspectivas de Futuras Professoras |
title_sort |
A Comunicação nas Aulas de Matemática dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Perspectivas de Futuras Professoras |
author |
Araujo, Angélica |
author_facet |
Araujo, Angélica Borralho, António |
author_role |
author |
author2 |
Borralho, António |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araujo, Angélica Borralho, António |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação. Aulas de Matemática Formação Inicial Anos Iniciais Ensino Fundamental |
topic |
Comunicação. Aulas de Matemática Formação Inicial Anos Iniciais Ensino Fundamental |
description |
Neste artigo abordamos a importância da linguagem verbal na comunicação e apresentamos os principais elementos que compõe o processo verbal de comunicação nas aulas de matemática (mensagem, contexto, remetente, destinatário, contato e código). Entendemos a comunicação como uma forma de promover interações entre os sujeitos que participam do processo comunicacional. Tivemos como objetivo identificar a importância dada à comunicação nas aulas de matemática por um grupo de futuras professoras dos anos iniciais com base nas seguintes questões: i) O que é comunicação?; ii) Como é que a comunicação ocorre em sala de aula? e; iii) O que contribui para uma comunicação eficaz? Quem decide isso?. Para alcançar os objetivos propostos apresentamos uma análise descritiva dos dados coletados em uma turma de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemáticas e Linguagens do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará (LIECML/ IEMCI/ UFPA). Os dados foram coletados durante uma aula cuja proposta era a realização de um debate sobre o tema comunicação. As participantes foram separadas em dois grupos, um com 08 (oito) participantes e outro com 07 (sete) participantes que se dividiram por afinidades. Das análises realizadas percebemos que para as futuras professoras a comunicação é uma forma de interação entre professores e alunos e que esta se estabelece, principalmente, através do diálogo mediado pelo professor que é o responsável pela comunicação na sala de aula. Percebemos então, que as participantes consideram a comunicação um aspecto importante e que deve estar presente nas aulas apesar de suas perspectivas de comunicação ainda estarem focadas na transmissão de conhecimento |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-29T00:00:00Z 2019-02-18T16:07:14Z 2019-02-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/24735 http://hdl.handle.net/10174/24735 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/24735 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
4. Araujo, A. F. & Borralho, A. (2018). A Comunicação nas Aulas de Matemática dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Perspectivas de Futuras Professoras. Comunicação apresentada no V Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, Belém (Brasil), 27, 28, 29 de Junho Belém-Pará http://www.sipemat2018.sbempara.com.br/ A Comunicação nas Aulas de Matemática dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Perspectivas de Futuras Professoras sim nao nao DPE araujoangel@bol.com.br amab@uevora.pt 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática e Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática e Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136635004125184 |