A Comunicação nas Aulas de Matemática dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Perspectivas de Futuras Professoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Angélica
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Borralho, António
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/24735
Resumo: Neste artigo abordamos a importância da linguagem verbal na comunicação e apresentamos os principais elementos que compõe o processo verbal de comunicação nas aulas de matemática (mensagem, contexto, remetente, destinatário, contato e código). Entendemos a comunicação como uma forma de promover interações entre os sujeitos que participam do processo comunicacional. Tivemos como objetivo identificar a importância dada à comunicação nas aulas de matemática por um grupo de futuras professoras dos anos iniciais com base nas seguintes questões: i) O que é comunicação?; ii) Como é que a comunicação ocorre em sala de aula? e; iii) O que contribui para uma comunicação eficaz? Quem decide isso?. Para alcançar os objetivos propostos apresentamos uma análise descritiva dos dados coletados em uma turma de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemáticas e Linguagens do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará (LIECML/ IEMCI/ UFPA). Os dados foram coletados durante uma aula cuja proposta era a realização de um debate sobre o tema comunicação. As participantes foram separadas em dois grupos, um com 08 (oito) participantes e outro com 07 (sete) participantes que se dividiram por afinidades. Das análises realizadas percebemos que para as futuras professoras a comunicação é uma forma de interação entre professores e alunos e que esta se estabelece, principalmente, através do diálogo mediado pelo professor que é o responsável pela comunicação na sala de aula. Percebemos então, que as participantes consideram a comunicação um aspecto importante e que deve estar presente nas aulas apesar de suas perspectivas de comunicação ainda estarem focadas na transmissão de conhecimento
id RCAP_7fc8a2e1769983745b4be04c1fe28b80
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/24735
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Comunicação nas Aulas de Matemática dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Perspectivas de Futuras ProfessorasComunicação.Aulas de MatemáticaFormação InicialAnos IniciaisEnsino FundamentalNeste artigo abordamos a importância da linguagem verbal na comunicação e apresentamos os principais elementos que compõe o processo verbal de comunicação nas aulas de matemática (mensagem, contexto, remetente, destinatário, contato e código). Entendemos a comunicação como uma forma de promover interações entre os sujeitos que participam do processo comunicacional. Tivemos como objetivo identificar a importância dada à comunicação nas aulas de matemática por um grupo de futuras professoras dos anos iniciais com base nas seguintes questões: i) O que é comunicação?; ii) Como é que a comunicação ocorre em sala de aula? e; iii) O que contribui para uma comunicação eficaz? Quem decide isso?. Para alcançar os objetivos propostos apresentamos uma análise descritiva dos dados coletados em uma turma de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemáticas e Linguagens do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará (LIECML/ IEMCI/ UFPA). Os dados foram coletados durante uma aula cuja proposta era a realização de um debate sobre o tema comunicação. As participantes foram separadas em dois grupos, um com 08 (oito) participantes e outro com 07 (sete) participantes que se dividiram por afinidades. Das análises realizadas percebemos que para as futuras professoras a comunicação é uma forma de interação entre professores e alunos e que esta se estabelece, principalmente, através do diálogo mediado pelo professor que é o responsável pela comunicação na sala de aula. Percebemos então, que as participantes consideram a comunicação um aspecto importante e que deve estar presente nas aulas apesar de suas perspectivas de comunicação ainda estarem focadas na transmissão de conhecimentoSociedade Brasileira de História da Matemática e Sociedade Brasileira de Educação Matemática2019-02-18T16:07:14Z2019-02-182018-06-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://hdl.handle.net/10174/24735http://hdl.handle.net/10174/24735por4. Araujo, A. F. & Borralho, A. (2018). A Comunicação nas Aulas de Matemática dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Perspectivas de Futuras Professoras. Comunicação apresentada no V Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, Belém (Brasil), 27, 28, 29 de JunhoBelém-Paráhttp://www.sipemat2018.sbempara.com.br/A Comunicação nas Aulas de Matemática dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Perspectivas de Futuras ProfessorassimnaonaoDPEaraujoangel@bol.com.bramab@uevora.pt229Araujo, AngélicaBorralho, Antónioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:18:00Zoai:dspace.uevora.pt:10174/24735Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:15:21.145584Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Comunicação nas Aulas de Matemática dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Perspectivas de Futuras Professoras
title A Comunicação nas Aulas de Matemática dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Perspectivas de Futuras Professoras
spellingShingle A Comunicação nas Aulas de Matemática dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Perspectivas de Futuras Professoras
Araujo, Angélica
Comunicação.
Aulas de Matemática
Formação Inicial
Anos Iniciais
Ensino Fundamental
title_short A Comunicação nas Aulas de Matemática dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Perspectivas de Futuras Professoras
title_full A Comunicação nas Aulas de Matemática dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Perspectivas de Futuras Professoras
title_fullStr A Comunicação nas Aulas de Matemática dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Perspectivas de Futuras Professoras
title_full_unstemmed A Comunicação nas Aulas de Matemática dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Perspectivas de Futuras Professoras
title_sort A Comunicação nas Aulas de Matemática dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Perspectivas de Futuras Professoras
author Araujo, Angélica
author_facet Araujo, Angélica
Borralho, António
author_role author
author2 Borralho, António
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Angélica
Borralho, António
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação.
Aulas de Matemática
Formação Inicial
Anos Iniciais
Ensino Fundamental
topic Comunicação.
Aulas de Matemática
Formação Inicial
Anos Iniciais
Ensino Fundamental
description Neste artigo abordamos a importância da linguagem verbal na comunicação e apresentamos os principais elementos que compõe o processo verbal de comunicação nas aulas de matemática (mensagem, contexto, remetente, destinatário, contato e código). Entendemos a comunicação como uma forma de promover interações entre os sujeitos que participam do processo comunicacional. Tivemos como objetivo identificar a importância dada à comunicação nas aulas de matemática por um grupo de futuras professoras dos anos iniciais com base nas seguintes questões: i) O que é comunicação?; ii) Como é que a comunicação ocorre em sala de aula? e; iii) O que contribui para uma comunicação eficaz? Quem decide isso?. Para alcançar os objetivos propostos apresentamos uma análise descritiva dos dados coletados em uma turma de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemáticas e Linguagens do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará (LIECML/ IEMCI/ UFPA). Os dados foram coletados durante uma aula cuja proposta era a realização de um debate sobre o tema comunicação. As participantes foram separadas em dois grupos, um com 08 (oito) participantes e outro com 07 (sete) participantes que se dividiram por afinidades. Das análises realizadas percebemos que para as futuras professoras a comunicação é uma forma de interação entre professores e alunos e que esta se estabelece, principalmente, através do diálogo mediado pelo professor que é o responsável pela comunicação na sala de aula. Percebemos então, que as participantes consideram a comunicação um aspecto importante e que deve estar presente nas aulas apesar de suas perspectivas de comunicação ainda estarem focadas na transmissão de conhecimento
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-29T00:00:00Z
2019-02-18T16:07:14Z
2019-02-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/24735
http://hdl.handle.net/10174/24735
url http://hdl.handle.net/10174/24735
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 4. Araujo, A. F. & Borralho, A. (2018). A Comunicação nas Aulas de Matemática dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Perspectivas de Futuras Professoras. Comunicação apresentada no V Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, Belém (Brasil), 27, 28, 29 de Junho
Belém-Pará
http://www.sipemat2018.sbempara.com.br/
A Comunicação nas Aulas de Matemática dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Perspectivas de Futuras Professoras
sim
nao
nao
DPE
araujoangel@bol.com.br
amab@uevora.pt
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática e Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática e Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136635004125184