Intervenção de conservação e restauro num altar doméstico japonês
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.14568/cp25147 |
Resumo: | A intervenção de conservação e restauro efetuada num altar doméstico japonês, do século XIX, pertencente à Fundação Oriente - Museu do Oriente, em Lisboa, teve como objetivos a reposição da sua utilidade funcional, a estabilização e reparação de problemas físicos e estruturais, e a restituição da sua unidade cromática. Na resposta a estes problemas, houve a necessidade de atender à problemática que a preservação de objetos lacados asiáticos tem vindo a evidenciar, não só em relação aos critérios japoneses mas, sobretudo, em relação às questões conservativas adotadas no ocidente. Nesse sentido, a ponderação dos critérios da intervenção passou por tratamentos orientados segundo critérios de intervenção mínima e de salvaguarda da reversibilidade e da compatibilidade dos materiais e técnicas utilizadas, privilegiando-se materiais há muito conhecidos e que tivessem o mínimo impacto da intervenção no bem e no seu processo de envelhecimento natural. |
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Intervenção de conservação e restauro num altar doméstico japonêsIntervenção de conservação e restauro num altar doméstico japonêsInterventionsA intervenção de conservação e restauro efetuada num altar doméstico japonês, do século XIX, pertencente à Fundação Oriente - Museu do Oriente, em Lisboa, teve como objetivos a reposição da sua utilidade funcional, a estabilização e reparação de problemas físicos e estruturais, e a restituição da sua unidade cromática. Na resposta a estes problemas, houve a necessidade de atender à problemática que a preservação de objetos lacados asiáticos tem vindo a evidenciar, não só em relação aos critérios japoneses mas, sobretudo, em relação às questões conservativas adotadas no ocidente. Nesse sentido, a ponderação dos critérios da intervenção passou por tratamentos orientados segundo critérios de intervenção mínima e de salvaguarda da reversibilidade e da compatibilidade dos materiais e técnicas utilizadas, privilegiando-se materiais há muito conhecidos e que tivessem o mínimo impacto da intervenção no bem e no seu processo de envelhecimento natural.The conservation and restoration intervention carried out in a Japanese domestic altar, dating from the 19th century, belonging to the Fundação Oriente - Museu do Oriente, in Lisbon, had as its main objectives the restoration of its functional utility, stabilize and repair physical and structural problems, and the restitution of its colour unit. In response to these problems, there was a need to address the issue that the preservation of lacquered oriental objects has been showing, not only in relation to oriental criteria but, above all, in relation to conservative issues adopted in the West. In this sense, the weighting of the intervention criteria passed by treatments oriented according to the minimum intervention and the safeguarding of the removal and compatibility of the materials and techniques used, favouring long-known materials and that had the least impact of the intervention on the good, and in its natural aging process.ARP - Associação Profissional de Conservadores-Restauradores de Portugal2024-01-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.14568/cp25147por2182-99421646-043XMarrocano, João Henrique Macedoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-06T02:30:29Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/25147Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:58:55.404546Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A intervenção de conservação e restauro efetuada num altar doméstico japonês, do século XIX, pertencente à Fundação Oriente - Museu do Oriente, em Lisboa, teve como objetivos a reposição da sua utilidade funcional, a estabilização e reparação de problemas físicos e estruturais, e a restituição da sua unidade cromática. Na resposta a estes problemas, houve a necessidade de atender à problemática que a preservação de objetos lacados asiáticos tem vindo a evidenciar, não só em relação aos critérios japoneses mas, sobretudo, em relação às questões conservativas adotadas no ocidente. Nesse sentido, a ponderação dos critérios da intervenção passou por tratamentos orientados segundo critérios de intervenção mínima e de salvaguarda da reversibilidade e da compatibilidade dos materiais e técnicas utilizadas, privilegiando-se materiais há muito conhecidos e que tivessem o mínimo impacto da intervenção no bem e no seu processo de envelhecimento natural. |
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