A influência da música em odontopediatria : uma revisão sistemática integrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Charvin, Philae Marie
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11816/3692
Resumo: A ansiedade dentária, definida como o medo anormal de visitar o médico dentista, permanece um problema de saúde pública comum e significativo em odontopediatria. A musicoterapia tem sido democratizada como auxiliar tanto no ambiente médico-dentário, como na promoção e realização da higiene oral em casa, perante um comportamento pouco colaborante da criança. O objetivo do estudo foi realizar uma revisão da literatura sobre a influência da música em odontopediatria no consultório e em casa durante a higiene oral. Na pesquisa bibliográfica efetuada na base de dados PUBMED com a combinação das seguintes palavras-chave: «children», «pediatric», «music», «audio», «therapy», «dental», «distraction» e «anxiety», resultaram 132 artigos dos quais 26 foram considerados relevantes para este trabalho. Os dados exploráveis são o tipo de distração musical, a ferramenta usada para ouvir música, o tipo de consulta, e a ferramenta usada para medir a ansiedade. A música tem sido demostrada como uma escolha popular e divertida. As crianças têm preferências em relação à sala de espera e gostam da música difundida. Durante a consulta, as crianças gostam de ouvir cantigas ou música escolhida por eles. Em casa, o uso de escova dentária musical foi apreciado mas não trouxe resultados conclusivos. No atendimento de crianças com necessidades especiais, a ferramenta musical é uma pista interessante e merece estudos complementares. Embora a evidência do efeito da música na redução da ansiedade seja inconclusiva, é uma boa ferramenta para aumentar a colaboração da criança, uma vez que é saudável, económica, sem efeitos colaterais e de fácil uso.
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