Tarefas de natureza exploratória e investigativa no ensino e aprendizagem das funções quadráticas envolvendo o uso da calculadora gráfica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/1608 |
Resumo: | A presente dissertação de mestrado centra-se numa reflexão sobre a minha experiência profissional, ao longo dos últimos vinte e nove anos, no âmbito do ensino da matemática e de um estudo que visa analisar o modo como a resolução de tarefas de natureza exploratória e investigativa, envolvendo o uso da calculadora gráfica, contribui para a compreensão e aprendizagem de um dos conteúdos do programa do 10º ano do ensino secundário, a Função Quadrática. A investigação em causa assume um caráter qualitativo, caracterizando-se de forma descritiva e interpretativa, por isso, procurei descrever, analisar e compreender a atividade desenvolvida pelos alunos ao longo da realização das tarefas. Os resultados obtidos nesta investigação, permitiram-me concluir que os alunos sabem identificar as propriedades de funções quando representadas graficamente e algebricamente, mostrando que adquiriram competências relativamente a algumas propriedades da função quadrática, revelaram aptidões para interpretar e compreender problemas relativos às funções quadráticas, estabelecendo a sua relação com os respetivos contextos e que têm preferência por usar processos analíticos na resolução dos problemas, embora, alguns usassem também os processos gráficos com a ajuda da calculadora. Os alunos identificaram facilmente regularidades nos casos que lhes foram apresentados e formularam conjeturas. De igual forma, demonstraram facilidade em testar, validar ou refutar as conjeturas formuladas, justificando sempre o seu raciocínio. Este estudo sugere, assim, que a resolução de problemas e a realização de tarefas de carácter investigativo, com recurso à calculadora gráfica, contribuem para o desenvolvimento do raciocínio matemático dos alunos. Podemos ainda concluir que, pelos resultados obtidos neste estudo, o ensino/aprendizagem da matemática pode beneficiar da utilização da calculadora gráfica, no decurso do processo, criando um ambiente de trabalho propício à aprendizagem e desencadeando nos alunos uma maior motivação e cooperação, levando-os a adquirirem conhecimentos por construção e dedução |
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Tarefas de natureza exploratória e investigativa no ensino e aprendizagem das funções quadráticas envolvendo o uso da calculadora gráficaAprendizagem das funções quadráticasResolução de problemasTarefas de exploração e investigaçãoCalculadora gráficaLearning of the quadratic functionProblem solvingInvestigation and exploration tasksEnsino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário.Faculdade de Ciências Exatas e da EngenhariaDomínio/Área Científica::Ciências Naturais::MatemáticasA presente dissertação de mestrado centra-se numa reflexão sobre a minha experiência profissional, ao longo dos últimos vinte e nove anos, no âmbito do ensino da matemática e de um estudo que visa analisar o modo como a resolução de tarefas de natureza exploratória e investigativa, envolvendo o uso da calculadora gráfica, contribui para a compreensão e aprendizagem de um dos conteúdos do programa do 10º ano do ensino secundário, a Função Quadrática. A investigação em causa assume um caráter qualitativo, caracterizando-se de forma descritiva e interpretativa, por isso, procurei descrever, analisar e compreender a atividade desenvolvida pelos alunos ao longo da realização das tarefas. Os resultados obtidos nesta investigação, permitiram-me concluir que os alunos sabem identificar as propriedades de funções quando representadas graficamente e algebricamente, mostrando que adquiriram competências relativamente a algumas propriedades da função quadrática, revelaram aptidões para interpretar e compreender problemas relativos às funções quadráticas, estabelecendo a sua relação com os respetivos contextos e que têm preferência por usar processos analíticos na resolução dos problemas, embora, alguns usassem também os processos gráficos com a ajuda da calculadora. Os alunos identificaram facilmente regularidades nos casos que lhes foram apresentados e formularam conjeturas. De igual forma, demonstraram facilidade em testar, validar ou refutar as conjeturas formuladas, justificando sempre o seu raciocínio. Este estudo sugere, assim, que a resolução de problemas e a realização de tarefas de carácter investigativo, com recurso à calculadora gráfica, contribuem para o desenvolvimento do raciocínio matemático dos alunos. Podemos ainda concluir que, pelos resultados obtidos neste estudo, o ensino/aprendizagem da matemática pode beneficiar da utilização da calculadora gráfica, no decurso do processo, criando um ambiente de trabalho propício à aprendizagem e desencadeando nos alunos uma maior motivação e cooperação, levando-os a adquirirem conhecimentos por construção e deduçãoThe following Masters’ dissertation is mainly focused upon a reflection of my professional experience over the last twenty nine years, regarding the teaching of Mathematics and on exploratory, investigating, task-solving theme, which involves the use of a graphic calculator and its contributions for a better comprehension and learning of the contents lectured in the 10th grade of High Education Program, the Quadratic Function. The result of this investigation allowed me to conclude that students can identify the function’s properties when graphically and algebraically represented, showing the acquisition of competences regarding the quadratic functions’ proprieties, the aptitude for interpretation and understanding of quadratic functions’ related problems, the relation between quadratic functions and its various application contexts, which reflects on their general preference on analytical processes, although some preferred graphic processes with the help of calculator. The students quickly identified regularities in the observed cases and developed patterns. Likewise, they were able to test, validate or discard these same patterns, always justifying properly. This investigation suggests, therefore, that the resolution of problems and the accomplishment of investigative tasks, resorting to the graphic calculator, contribute to the development of Mathematical reasoning of students. We can also conclude that, as the results of this dissertation will show, the learning of Mathematics can be improved by the use of the graphic calculator, allowing a better work environment and awakening a bigger motivation/corporation spirit in students, which ultimately will grant them knowledge by construction and deduction.Drumond, Custódia Mercês Reis RodriguesDigitUMaFreitas, Maria Gorete Ferreira de2017-08-28T15:09:19Z2012-12-31T00:00:00Z2012-12-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/1608porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:54:19Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/1608Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:04:19.468597Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A presente dissertação de mestrado centra-se numa reflexão sobre a minha experiência profissional, ao longo dos últimos vinte e nove anos, no âmbito do ensino da matemática e de um estudo que visa analisar o modo como a resolução de tarefas de natureza exploratória e investigativa, envolvendo o uso da calculadora gráfica, contribui para a compreensão e aprendizagem de um dos conteúdos do programa do 10º ano do ensino secundário, a Função Quadrática. A investigação em causa assume um caráter qualitativo, caracterizando-se de forma descritiva e interpretativa, por isso, procurei descrever, analisar e compreender a atividade desenvolvida pelos alunos ao longo da realização das tarefas. Os resultados obtidos nesta investigação, permitiram-me concluir que os alunos sabem identificar as propriedades de funções quando representadas graficamente e algebricamente, mostrando que adquiriram competências relativamente a algumas propriedades da função quadrática, revelaram aptidões para interpretar e compreender problemas relativos às funções quadráticas, estabelecendo a sua relação com os respetivos contextos e que têm preferência por usar processos analíticos na resolução dos problemas, embora, alguns usassem também os processos gráficos com a ajuda da calculadora. Os alunos identificaram facilmente regularidades nos casos que lhes foram apresentados e formularam conjeturas. De igual forma, demonstraram facilidade em testar, validar ou refutar as conjeturas formuladas, justificando sempre o seu raciocínio. Este estudo sugere, assim, que a resolução de problemas e a realização de tarefas de carácter investigativo, com recurso à calculadora gráfica, contribuem para o desenvolvimento do raciocínio matemático dos alunos. Podemos ainda concluir que, pelos resultados obtidos neste estudo, o ensino/aprendizagem da matemática pode beneficiar da utilização da calculadora gráfica, no decurso do processo, criando um ambiente de trabalho propício à aprendizagem e desencadeando nos alunos uma maior motivação e cooperação, levando-os a adquirirem conhecimentos por construção e dedução |
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