O impacto económico do turismo de cruzeiros: o caso do porto do Funchal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gouveia, André Xavier Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/16337
Resumo: O turismo de cruzeiros, sobretudo nas últimas duas décadas, tem-se revelado um produto turístico com enorme potencial de atração. Esta indústria, que teve a sua origem em meados da década de 60, tem registado constantes crescimentos anuais, estando cada vez mais acessível a vários tipos de público. A escala de um navio de cruzeiros representa um conjunto de impactos económicos para as regiões de destino, que devem ser analisados caso-a-caso, tendo em conta as caraterísticas de cada cidade portuária. O objetivo deste estudo passa por analisar o impacto económico direto do turismo de cruzeiros na ilha da Madeira, aquando da escala de um cruzeiro no porto do Funchal. É também considerado o perfil do cruzeirista e do tripulante que visita este destino e são analisados os padrões de despesas de ambos os grupos. Esta dissertação procura ainda identificar as principais motivações dos passageiros para realizar um cruzeiro, caraterizar o seu comportamento no destino e avaliar os seus índices de satisfação e fidelização com a ilha da Madeira. Antes de considerar a componente prática deste estudo, procedeu-se a uma revisão de literatura relativa aos impactos económicos do turismo de cruzeiros, tendo sido objeto de análise alguns estudos de caso realizados em outros portos internacionais. As metodologias adotadas em cada uma dessas investigações foram também objeto de análise, de modo a identificar qual o procedimento mais adequado para as caraterísticas do porto do Funchal. Para a concretização dos objetivos enunciados, foi realizado um estudo empírico no porto do Funchal, durante o mês de abril de 2015, em que foram aplicados questionários a passageiros e tripulantes que transitaram neste destino. Foram preenchidos 288 questionários por cruzeiristas e 103 por tripulantes, provenientes de 10 navios de cruzeiros diferentes. Foi também recolhido um conjunto de dados secundários, junto de alguns agentes do setor, que permitiram reunir um conjunto de informações mais detalhadas, nomeadamente acerca dos serviços prestados às companhias de cruzeiros. Os resultados obtidos indicam que cada passageiro gasta, em média, cerca de 48 euros. A despesa é realizada, sobretudo, em comidas e bebidas, shopping e excursões. Tendo em conta a média de passageiros que transita no porto do Funchal e a percentagem que realiza despesa, conclui-se que os gastos totais dos cruzeiristas, em cada escala, ultrapassam os 79 000 euros. Os tripulantes apresentam um gasto médio de 63 euros por pessoa, aplicados, particularmente, em comidas e bebidas, shopping e transportes. As despesas totais por escala situam-se nos 36 307 euros. Os gastos das companhias de cruzeiros também representam uma importante fonte de receita, que se traduz em cerca de 29 000 euros por escala, despendidos em serviços portuários e de agenciamento.
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spelling O impacto económico do turismo de cruzeiros: o caso do porto do FunchalGestão e planeamento em turismoCruzeiros - Funchal (Arquipélago da Madeira, Portugal)Viagens turísticasO turismo de cruzeiros, sobretudo nas últimas duas décadas, tem-se revelado um produto turístico com enorme potencial de atração. Esta indústria, que teve a sua origem em meados da década de 60, tem registado constantes crescimentos anuais, estando cada vez mais acessível a vários tipos de público. A escala de um navio de cruzeiros representa um conjunto de impactos económicos para as regiões de destino, que devem ser analisados caso-a-caso, tendo em conta as caraterísticas de cada cidade portuária. O objetivo deste estudo passa por analisar o impacto económico direto do turismo de cruzeiros na ilha da Madeira, aquando da escala de um cruzeiro no porto do Funchal. É também considerado o perfil do cruzeirista e do tripulante que visita este destino e são analisados os padrões de despesas de ambos os grupos. Esta dissertação procura ainda identificar as principais motivações dos passageiros para realizar um cruzeiro, caraterizar o seu comportamento no destino e avaliar os seus índices de satisfação e fidelização com a ilha da Madeira. Antes de considerar a componente prática deste estudo, procedeu-se a uma revisão de literatura relativa aos impactos económicos do turismo de cruzeiros, tendo sido objeto de análise alguns estudos de caso realizados em outros portos internacionais. As metodologias adotadas em cada uma dessas investigações foram também objeto de análise, de modo a identificar qual o procedimento mais adequado para as caraterísticas do porto do Funchal. Para a concretização dos objetivos enunciados, foi realizado um estudo empírico no porto do Funchal, durante o mês de abril de 2015, em que foram aplicados questionários a passageiros e tripulantes que transitaram neste destino. Foram preenchidos 288 questionários por cruzeiristas e 103 por tripulantes, provenientes de 10 navios de cruzeiros diferentes. Foi também recolhido um conjunto de dados secundários, junto de alguns agentes do setor, que permitiram reunir um conjunto de informações mais detalhadas, nomeadamente acerca dos serviços prestados às companhias de cruzeiros. Os resultados obtidos indicam que cada passageiro gasta, em média, cerca de 48 euros. A despesa é realizada, sobretudo, em comidas e bebidas, shopping e excursões. Tendo em conta a média de passageiros que transita no porto do Funchal e a percentagem que realiza despesa, conclui-se que os gastos totais dos cruzeiristas, em cada escala, ultrapassam os 79 000 euros. Os tripulantes apresentam um gasto médio de 63 euros por pessoa, aplicados, particularmente, em comidas e bebidas, shopping e transportes. As despesas totais por escala situam-se nos 36 307 euros. Os gastos das companhias de cruzeiros também representam uma importante fonte de receita, que se traduz em cerca de 29 000 euros por escala, despendidos em serviços portuários e de agenciamento.Cruise tourism, particularly in the last two decades, has proved to be a tourism product with huge potential of attraction. This industry, which had its origin in the mid-60s, has recorded constant annual growth and is increasingly accessible to various types of public. The call of a cruise ship represents a set of economic impacts for the destination regions, which should be considered on a case-by-case basis, taking into account the characteristics of each port city. The main objective of this study is to analyse the direct economic impacts of cruise tourism to Madeira island, during the call of a cruise ship in the port of Funchal. It is also considered the profile of the cruise passengers and crew members who visit this destination and the expenditure patterns of these groups. In addition to the economic aspect, this paper seeks to identify the main passengers’ motivations for taking a cruise, to describe their behaviour while in this destination and to check the levels of satisfaction and loyalty with Madeira Island. Before considering the practical component of this study, an extended literature review was conducted, concerning the economic impacts of cruise tourism. The focus was directed to some case studies carried out in other international ports. The methodologies adopted in each of these investigations were also analysed in order to identify the most appropriate procedure for the port of Funchal's features. To achieve the stated goals, it was carried out an empirical study in the port of Funchal, during the month of April (2015), in which questionnaires were applied to passengers and crew members who visited this destination for a few hours. 288 questionnaires were filled out by cruise passengers and 103 by crew members, from 10 different cruise ships. It was also collected a set of secondary data from some industry players, which have brought together a more detailed information, particularly about the services provided to cruise lines. The results indicate that each passenger spends an average of 48 euros. The expenditure is made mainly in food and beverages, shopping and excursions. Taking into account the average number of passengers transiting in the port of Funchal and the percentage who sustains expenses, it can be concluded that the total spending generated by cruisers, in each ship call, exceeds 79 000 euros. The crew members have spent an average of 63 euros per person, applied particularly in food and beverages, shopping and transports. The total expenditure for each ship call is about 36 307 euros. Cruise lines expenses also represent an important source of income, which translates to about 29 000 euros per call, spent in port services and shipping agency.Universidade de Aveiro2016-11-22T16:42:11Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/16337TID:201565790porGouveia, André Xavier Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:30:31Zoai:ria.ua.pt:10773/16337Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:51:29.999541Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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