Desafios da Política Externa Europeia no Cáucaso do Sul: Os Limites da Geopolítica de Base Normativa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/48249 https://doi.org/10.14195/1647-6336_18_6 |
Resumo: | Este artigo analisa as relações da União Europeia (UE) com os países do Cáucaso do Sul, Arménia, Azerbaijão e Geórgia, no âmbito da Política Europeia de Vizinhança (PEV). A análise centra-se na interação entre a exportação dos modelos de governação e normas europeias e as ambições geopolíticas e de segurança da União. O argumento central defende que a ação securitária da UE, nomeadamente na transformação positiva dos conflitos armados da região, tem sido limitada pela abordagem despolitizada que a PEV promove e que beneficiaria de uma abordagem onde a dimensão política do modelo de estabilização regional da UE fosse assumida. |
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Desafios da Política Externa Europeia no Cáucaso do Sul: Os Limites da Geopolítica de Base NormativaEuropean Foreign Policy Challenges in the South Caucasus: The Limits of a Normative-Based GeopoliticsUnião EuropeiaCáucaso do SulPolítica Europeia de VizinhançaGovernaçãoGeopolíticaEuropean UnionSouth CaucasusEuropean Neighbourhood PolicyGovernanceGeopoliticsEste artigo analisa as relações da União Europeia (UE) com os países do Cáucaso do Sul, Arménia, Azerbaijão e Geórgia, no âmbito da Política Europeia de Vizinhança (PEV). A análise centra-se na interação entre a exportação dos modelos de governação e normas europeias e as ambições geopolíticas e de segurança da União. O argumento central defende que a ação securitária da UE, nomeadamente na transformação positiva dos conflitos armados da região, tem sido limitada pela abordagem despolitizada que a PEV promove e que beneficiaria de uma abordagem onde a dimensão política do modelo de estabilização regional da UE fosse assumida.This article analyses EU relations with the South Caucasus countries, Armenia, Azerbaijan and Georgia, within the European Neighbourhood Policy (ENP). The analysis centers on the interaction between the export of governance models and European norms and the security and geopolitical ambitions of the Union. The central argument states that the security action of the EU, namely in the positive transformation of the armed conflicts in the region, has been limited by a depoliticized approach that the ENP promotes and that would beneft from an approach where the political dimension of the regional stabilization model of the EU would be acknowledged.Imprensa da Universidade de Coimbra2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/48249http://hdl.handle.net/10316/48249https://doi.org/10.14195/1647-6336_18_6por1647-6336http://www.europe-direct-aveiro.aeva.eu/debatereuropa/Simão, Licíniainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2019-11-06T16:04:05Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/48249Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:51:05.487336Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Este artigo analisa as relações da União Europeia (UE) com os países do Cáucaso do Sul, Arménia, Azerbaijão e Geórgia, no âmbito da Política Europeia de Vizinhança (PEV). A análise centra-se na interação entre a exportação dos modelos de governação e normas europeias e as ambições geopolíticas e de segurança da União. O argumento central defende que a ação securitária da UE, nomeadamente na transformação positiva dos conflitos armados da região, tem sido limitada pela abordagem despolitizada que a PEV promove e que beneficiaria de uma abordagem onde a dimensão política do modelo de estabilização regional da UE fosse assumida. |
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