Estudo da eficácia na redução do ruído de tráfego em pavimentos drenantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Adriana Paula da Silva
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/9117
Resumo: A qualidade ambiental preconizada na legislação europeia, no que respeita ao ruído produzido pelo tráfego rodoviário, é cada vez mais exigente. Por sua vez, a experiência portuguesa no domínio da avaliação do ruído rodoviário e o conhecimento dos factores que o determinam ainda são insuficientes para satisfazer os requisitos europeus. Deste modo, torna-se imprescindível conhecer esses factores e determinar a eficácia das diferentes superfícies rodoviárias na redução do ruído. Portugal tem vindo a desenvolver estudos para caracterizar os níveis sonoros em diferentes tipos de pavimentos, tais como o pavimento em betão armado, o pavimento rugoso e o pavimento betuminoso modificado com borracha. Porém, não existe ainda para a realidade portuguesa uma ampla experiência na avaliação da eficácia da redução dos níveis sonoros em pavimentos de betão betuminoso drenante (BD) e de betão betuminoso “clássico” (BC), especialmente sob a influência do parâmetro “água”. Deste modo, este estudo tem por objectivo verificar a eficácia na redução dos níveis sonoros – resultantes da circulação automóvel – num pavimento em betão betuminoso drenante, por oposição a um pavimento em betão betuminoso “clássico” (BC), para as condições seco e molhado. Para isso, considerou-se dois trechos consecutivos, integrados num lanço da A41/IC24 da Concessão da “Scut do Grande Porto”, um com camada de desgaste em betão betuminoso drenante e outro com camada em betão betuminoso. A avaliação dos níveis sonoros em cada um dos trechos foi realizada pelo Método Estatístico de Passagem. Atendendo a que o ruído devido à interacção pneu/pavimento se reveste de uma grande importância, em paralelo, foram efectuadas medições, nos pavimentos em estudo, aplicando o Método do motor desligado. A análise dos resultados é apresentada sob três abordagens, as quais se baseiam no índice estatístico de passagem, nos níveis de pressão sonora e nos espectros de frequência. Assim, verificou-se que, independentemente do tipo de veículo, pneu e da velocidade de circulação, o pavimento drenante atingiu sempre níveis sonoros de ruído inferiores, sendo que o pavimento drenante na condição seco, foi o mais silencioso na ordem de 3 a 4 dB(A).
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Portugal tem vindo a desenvolver estudos para caracterizar os níveis sonoros em diferentes tipos de pavimentos, tais como o pavimento em betão armado, o pavimento rugoso e o pavimento betuminoso modificado com borracha. Porém, não existe ainda para a realidade portuguesa uma ampla experiência na avaliação da eficácia da redução dos níveis sonoros em pavimentos de betão betuminoso drenante (BD) e de betão betuminoso “clássico” (BC), especialmente sob a influência do parâmetro “água”. Deste modo, este estudo tem por objectivo verificar a eficácia na redução dos níveis sonoros – resultantes da circulação automóvel – num pavimento em betão betuminoso drenante, por oposição a um pavimento em betão betuminoso “clássico” (BC), para as condições seco e molhado. Para isso, considerou-se dois trechos consecutivos, integrados num lanço da A41/IC24 da Concessão da “Scut do Grande Porto”, um com camada de desgaste em betão betuminoso drenante e outro com camada em betão betuminoso. A avaliação dos níveis sonoros em cada um dos trechos foi realizada pelo Método Estatístico de Passagem. Atendendo a que o ruído devido à interacção pneu/pavimento se reveste de uma grande importância, em paralelo, foram efectuadas medições, nos pavimentos em estudo, aplicando o Método do motor desligado. A análise dos resultados é apresentada sob três abordagens, as quais se baseiam no índice estatístico de passagem, nos níveis de pressão sonora e nos espectros de frequência. Assim, verificou-se que, independentemente do tipo de veículo, pneu e da velocidade de circulação, o pavimento drenante atingiu sempre níveis sonoros de ruído inferiores, sendo que o pavimento drenante na condição seco, foi o mais silencioso na ordem de 3 a 4 dB(A).The environmental quality established under the European law with regard to traffic noise has become increasingly demanding. On the other hand, the Portuguese experience in the domain of road noise assessment, as well as the knowledge of the factors that determine it are still insufficient to satisfy the European requirements. Thus, it is essential to know those factors and to determine the efficiency of the various road surfaces in relation to noise reduction. Portugal has been developing studies with the goal to characterize sound levels in different types of pavement, such as reinforced concrete pavement, coarse pavement and rubber modified bituminous pavements. Nevertheless, Portuguese reality does not comprise a wide experience in assessing the efficiency of sound level reductions over BD and BC pavements, especially under the influence of the “water” parameter. Thus, the aim of this study is to check the efficiency of reducing noise levels – from road traffic – of a porous asphalt concrete pavement (BD) in comparison to a “classic” asphalt concrete pavement (BC), under wet and dry conditions. For this purpose, two consecutive road sections in A41/IC24, at “Grande Porto Concession”, were considered, one of which with porous asphalt concrete wearing course and the other with asphalt concrete layer. The measurement of the noise levels at each of those sections was performed with the Statistical Pass-By Method. Considering the importance of the interaction tyre/pavement on road noise, measurements with the Coast-by Method were also carried out at those pavements. The analysis of these results is presented in three approaches based on statistical pass-by index, sound pressure levels, and frequency spectres. Regardless of the vehicle type, tyre or travelling speed, the drainage pavement reached inferior noise levels every time and under dry conditions this was the most silent pavement in 3 to 4 dB(A).AENOR – Auto-Estradas do Norte, S.AFreitas, Elisabete F.Santos, Luís PicadoUniversidade do MinhoSantos, Adriana Paula da Silva2007-06-282007-06-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/9117porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:14:08Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/9117Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:06:22.233344Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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