Motivações e barreiras para a presença das empresas de turismo nas redes sociais : perspetiva dos gestores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feijó, Marina Alexandra Ferreira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/14779
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_8018c92a9ee1c6edc20082784eb7f22b
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/14779
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Motivações e barreiras para a presença das empresas de turismo nas redes sociais : perspetiva dos gestoresRedes SociaisPMEMotivaçõesBarreiasTurismoSocial MediaSMEMotivationsTourismMestrado em MarketingAs Redes Sociais estão cada vez mais presentes no mundo contemporâneo. Esta investigação pretende descobrir quais as motivações para a presença das empresas de turismo nas redes sociais, bem como as barreiras para uma menor aposta nestas plataformas, segundo a opinião dos gestores. A investigação foi realizada segundo uma perspetiva qualitativa que teve por base entrevistas presenciais a quatro gestores de empresas do setor do turismo. De acordo com a análise de resultados, destaca-se a divulgação dos serviços, o aumento da visibilidade e a proximidade com os clientes como as principais motivações para a utilização de redes sociais. Foram identificadas a falta de uma estratégia de marketing, o custo associado à contratação dos recursos humanos e a dificuldade em mensurar o retorno como as principais barreiras face à utilização de redes sociais. As conclusões desta investigação relevam que as empresas têm uma presença pouca ativa nas redes sociais, não sendo este o seu principal canal de comunicação. Contudo, estas plataformas sociais são consideradas pela maioria das empresas como um canal de grande potencial e uma mais-valia para as empresas. A partir desta investigação espera-se dar resposta às dificuldades identificas pelas empresas face à utilização das redes sociais enquanto plataforma de comunicação.Social Media are getting more and more present in the modern world. The following investigation aims to find out which are the benefits, as well as the barriers, of having a tourism company present in the social media, from the managers' perspective. The investigation took over according to a quality perspective based on live interviews with four company managers from the tourism industry. According to the results obtained, we can highlight that the greatest motivations that lead to the use of social media are the increasing of the visibility of the companies, as well as a closer bound to the customers. The lacking of a marketing strategy, the financial costs associated to hiring human resources and the difficulty to know how successful it is, are seen as the biggest challenges of using social media. The conclusions of this investigation reveal that social media still play a small part among the tourism companies' strategy and are not considered the main channel of communication. However, the majority see these same media platforms as an advantage with great potential. This investigation expects to increase the response to the main challenges of the companies in regards to social media as a communication platform.Instituto Superior de Economia e GestãoCaetano, FredericoDuarte, Maria MargaridaRepositório da Universidade de LisboaFeijó, Marina Alexandra Ferreira2018-01-25T15:34:22Z2017-102017-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/14779porFeijó, Marina Alexandra Ferreira (2017). "Motivações e barreiras para a presença das empresas de turismo nas redes sociais : perspetiva dos gestores". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:44:48Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/14779Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:00:34.783516Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Motivações e barreiras para a presença das empresas de turismo nas redes sociais : perspetiva dos gestores
title Motivações e barreiras para a presença das empresas de turismo nas redes sociais : perspetiva dos gestores
spellingShingle Motivações e barreiras para a presença das empresas de turismo nas redes sociais : perspetiva dos gestores
Feijó, Marina Alexandra Ferreira
Redes Sociais
PME
Motivações
Barreias
Turismo
Social Media
SME
Motivations
Tourism
title_short Motivações e barreiras para a presença das empresas de turismo nas redes sociais : perspetiva dos gestores
title_full Motivações e barreiras para a presença das empresas de turismo nas redes sociais : perspetiva dos gestores
title_fullStr Motivações e barreiras para a presença das empresas de turismo nas redes sociais : perspetiva dos gestores
title_full_unstemmed Motivações e barreiras para a presença das empresas de turismo nas redes sociais : perspetiva dos gestores
title_sort Motivações e barreiras para a presença das empresas de turismo nas redes sociais : perspetiva dos gestores
author Feijó, Marina Alexandra Ferreira
author_facet Feijó, Marina Alexandra Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Caetano, Frederico
Duarte, Maria Margarida
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Feijó, Marina Alexandra Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Redes Sociais
PME
Motivações
Barreias
Turismo
Social Media
SME
Motivations
Tourism
topic Redes Sociais
PME
Motivações
Barreias
Turismo
Social Media
SME
Motivations
Tourism
description Mestrado em Marketing
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10
2017-10-01T00:00:00Z
2018-01-25T15:34:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/14779
url http://hdl.handle.net/10400.5/14779
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Feijó, Marina Alexandra Ferreira (2017). "Motivações e barreiras para a presença das empresas de turismo nas redes sociais : perspetiva dos gestores". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131093784330240