Cycle assessment of performance, specific fuel consumption and pollutant emissions of a four-stroke spark ignition ethanol fuelled engine

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Pedro Alexandre de Castro
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/92531
Resumo: Dissertação de Mestrado em Energia para a Sustentabilidade apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
id RCAP_802639fe4f4347db6b1484d15575b6d2
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/92531
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Cycle assessment of performance, specific fuel consumption and pollutant emissions of a four-stroke spark ignition ethanol fuelled engineAvaliação do desempenho, consumo específico de combustível e emissão de poluentes do ciclo de um motor de quatro tempos de ignição por faísca utilizando etanol como combustívelEnergiaEficiênciaModeloMotor de Combustão InternaEtanolEnergyEfficiencyModelInternal Combustion EngineEthanolDissertação de Mestrado em Energia para a Sustentabilidade apresentada à Faculdade de Ciências e TecnologiaO objetivo desta tese de mestrado é melhorar a compreensão do funcionamento e operação dos Motores de Combustão Interna (MCI) pelo profissional do setor de energia. O resultado deste trabalho é um programa computacional capaz de simular a operação de um motor de combustão interna e prever a sua potência e consumo específico de combustível bem como a emissão de gases de efeito de estufa. O utilizador do programa apenas terá de introduzir especificações básicas sobre o MCI para obter resultados concretos e fiáveis em um curto intervalo de tempo. A tese começa por introduzir os MCI e explicar a sua relevância, tanto a nível global como a curto, médio e longo prazo. De seguida, o modo de operação dos MCI é sucintamente descrito e os seus parâmetros principais identificados. Um modelo matemático baseado nos princípios físicos e químicos que regem o funcionamento do MCI é então construído e resolvido através de um programa de computador. O detalhe e o rigor da metodologia envolvida tanto na modelação matemática como na construção e execução do programa de computador servem como validação dos mesmos. Por último um conjunto de resultados é apresentado, interpretado e discutido. . . . . . . . . .The purpose of this master’s thesis is to improve the understanding of the function and operation of the Internal Combustion Engine (ICE) by the energy sector professional. The outcome of this work is a computer program capable of simulating ICE operation and predict its power output and specific fuel consumption as well as its Green House Gas emissions. The program user will only have to introduce basic ICE information to obtain concrete and reliable results in a narrow time span.The thesis starts by introducing ICE’s and explaining their relevance on a global scale as well as over short, medium and long term. Next ICE operation is succinctly described, and its main parameters identified. A mathematical model based on ICE physical and chemical working principles is constructed and solved through a computer program. The detail and thoroughness involved in the mathematical modelling, the programming and computation serve as model and computer program validation. Finally, a set of results from the program is presented, interpreted, and discussed. . . . .2020-07-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/92531http://hdl.handle.net/10316/92531TID:202520625engGonçalves, Pedro Alexandre de Castroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T05:53:45Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/92531Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:11:36.415797Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Cycle assessment of performance, specific fuel consumption and pollutant emissions of a four-stroke spark ignition ethanol fuelled engine
Avaliação do desempenho, consumo específico de combustível e emissão de poluentes do ciclo de um motor de quatro tempos de ignição por faísca utilizando etanol como combustível
title Cycle assessment of performance, specific fuel consumption and pollutant emissions of a four-stroke spark ignition ethanol fuelled engine
spellingShingle Cycle assessment of performance, specific fuel consumption and pollutant emissions of a four-stroke spark ignition ethanol fuelled engine
Gonçalves, Pedro Alexandre de Castro
Energia
Eficiência
Modelo
Motor de Combustão Interna
Etanol
Energy
Efficiency
Model
Internal Combustion Engine
Ethanol
title_short Cycle assessment of performance, specific fuel consumption and pollutant emissions of a four-stroke spark ignition ethanol fuelled engine
title_full Cycle assessment of performance, specific fuel consumption and pollutant emissions of a four-stroke spark ignition ethanol fuelled engine
title_fullStr Cycle assessment of performance, specific fuel consumption and pollutant emissions of a four-stroke spark ignition ethanol fuelled engine
title_full_unstemmed Cycle assessment of performance, specific fuel consumption and pollutant emissions of a four-stroke spark ignition ethanol fuelled engine
title_sort Cycle assessment of performance, specific fuel consumption and pollutant emissions of a four-stroke spark ignition ethanol fuelled engine
author Gonçalves, Pedro Alexandre de Castro
author_facet Gonçalves, Pedro Alexandre de Castro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Pedro Alexandre de Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Energia
Eficiência
Modelo
Motor de Combustão Interna
Etanol
Energy
Efficiency
Model
Internal Combustion Engine
Ethanol
topic Energia
Eficiência
Modelo
Motor de Combustão Interna
Etanol
Energy
Efficiency
Model
Internal Combustion Engine
Ethanol
description Dissertação de Mestrado em Energia para a Sustentabilidade apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/92531
http://hdl.handle.net/10316/92531
TID:202520625
url http://hdl.handle.net/10316/92531
identifier_str_mv TID:202520625
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134012662349824