(Des)montando temporalidades em Santa Clara-a-Nova: CAPC, Anozero’17 e a Arte Contemporânea no Mosteiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ricardina Estefânia da Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/82817
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Arte e Património apresentado à Faculdade de Letras
id RCAP_80288be4777fee66de0a5a2a34e588c9
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/82817
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling (Des)montando temporalidades em Santa Clara-a-Nova: CAPC, Anozero’17 e a Arte Contemporânea no Mosteiro(Dis)assembling temporalities in Santa Clara-a-Nova: CAPC, Anozero'17 and Contemporary Art in the MonasteryCírculo de Artes Plásticas de CoimbraAnozero'17BienalArte ContemporâneaMosteiro de Santa Clara-a-NovaCírculo de Artes Plásticas de CoimbraAnozero'17BiennialContemporary artMonastery of Santa Clara-a-NovaRelatório de Estágio do Mestrado em Arte e Património apresentado à Faculdade de Letras“(Des)montando temporalidades em Santa Clara-a-Nova: CAPC, Anozero’17 e a Arte Contemporânea no Mosteiro” intitula o presente relatório de estágio, apresentado no âmbito do Mestrado em Arte e Património da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, relativamente ao estágio curricular realizado no Círculo de Artes Plásticas de Coimbra, entre setembro de 2017 e janeiro de 2018. Este estudo tem como objetivo principal relatar o processo de realização das exposições (montagens e desmontagens) no Mosteiro de Santa Clara-a-Nova no âmbito de Anozero – Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra, em 2017. O primeiro capítulo é constituído por uma breve contextualização histórica sobre a entidade de acolhimento, o Círculo de Artes Plásticas de Coimbra, instituição que, desde a sua fundação, em 1958, visa promover e sensibilizar o público para a Arte Contemporânea e para a cultura. Em 2015, o CAPC organizou e produziu, em parceria com a Universidade de Coimbra e a Câmara Municipal de Coimbra, o Anozero – Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra. Assim, a primeira parte do segundo capítulo é dedicada à criação do Anozero e aos resultados da sua primeira edição. A segunda parte do capítulo começa por descrever o mote da segunda edição, “Curar e Reparar”. Tendo sido o Anozero’17 constituído por uma única exposição repartida por vários espaços da cidade, este capítulo descreve-os, bem como às suas conexões. No epicentro deste circuito esteve o Mosteiro de Santa Clara-a-Nova albergando obras de vinte e um artistas. Edifício monumental, erguido no século XVII para as freiras clarissas e, após a extinção das ordens religiosas, ocupado pelo Exército Português, até 2006, estava, em 2017, maioritariamente desocupado. A bienal constituiu verdadeiramente a primeira oportunidade para o público aceder a este conjunto patrimonial. Contudo, reunir as condições necessárias para a realização deste evento obrigou a diversas adaptações. É justamente todo o processo de acolhimento das exposições no Mosteiro que pretendo descrever, a par do trabalho de cada artista. No terceiro capítulo concretizo um balanço sobre o estágio curricular no CAPC, mencionando as atividades desenvolvidas e analisando criticamente o meu desempenho nesta instituição. Em síntese, a leitura do presente relatório permitirá acompanhar todo o meu estágio no CAPC e, concretamente, no âmbito do Anozero’17.“"(Dis)assembling temporalities in Santa Clara-a-Nova: CAPC, Anozero'17 and Contemporary Art in the Monastery” is the title of the present internship report presented in the scope of the Master's Degree in Art and Heritage of the Faculdade de Letras of Universidade de Coimbra, in relation to the curricular internship held at the Círculo de Artes Plásticas de Coimbra between September 2017 and January 2018. This study main objective is to report the process of realization of the exhibitions (mount and dismantle) in the Monastery of Santa Clara-a-Nova within Anozero - Biennial of Contemporary Art of Coimbra, in 2017. The first chapter consists of a brief historical context about the host institution, the Círculo de Artes Plásticas de Coimbra, an institution that, since its foundation in 1958, aims to promote and sensitize the public to contemporary art and culture. In 2015, the CAPC organized and produced, in partnership with the University of Coimbra and the Coimbra City Hall, the Anozero - Biennial of Contemporary Art in Coimbra. Thus, the first part of the second chapter is devoted to the creation of Anozero and the results of its first edition. The second part of the chapter begins by describing the motto of the second edition, "Healing and Repairing." Since Anozero'17 was constituted by a single exhibition divided by several spaces of the city, this chapter describes them, as well as their connections. The epicenter of this circuit was the Monastery of Santa Clara-a-Nova housing works of twenty-one artists. This monumental building was erected in the seventeenth century for the Clarian nuns and, after the extinction of religious orders, occupied by the Portuguese Army until 2006. In 2017 was mostly empty and almost abandoned. The biennial was truly the first opportunity for the public to access this heritage complex. However, meeting the necessary conditions for the realization of this event forced several adaptations. It is precisely the whole process of hosting the exhibitions in the Monastery that I intend to describe, along with the work of each artist. The third chapter consists on a balance of my curricular internship in the CAPC, mentioning the activities developed and a critical analysis on my performance in this institution. In essence, reading this report allows the reader to follow my entire internship at the CAPC and, specifically, within the framework of the Anozero'17.2018-10-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/82817http://hdl.handle.net/10316/82817TID:202045137porOliveira, Ricardina Estefânia da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2021-11-05T10:07:01Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/82817Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:04:41.275096Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv (Des)montando temporalidades em Santa Clara-a-Nova: CAPC, Anozero’17 e a Arte Contemporânea no Mosteiro
(Dis)assembling temporalities in Santa Clara-a-Nova: CAPC, Anozero'17 and Contemporary Art in the Monastery
title (Des)montando temporalidades em Santa Clara-a-Nova: CAPC, Anozero’17 e a Arte Contemporânea no Mosteiro
spellingShingle (Des)montando temporalidades em Santa Clara-a-Nova: CAPC, Anozero’17 e a Arte Contemporânea no Mosteiro
Oliveira, Ricardina Estefânia da Silva
Círculo de Artes Plásticas de Coimbra
Anozero'17
Bienal
Arte Contemporânea
Mosteiro de Santa Clara-a-Nova
Círculo de Artes Plásticas de Coimbra
Anozero'17
Biennial
Contemporary art
Monastery of Santa Clara-a-Nova
title_short (Des)montando temporalidades em Santa Clara-a-Nova: CAPC, Anozero’17 e a Arte Contemporânea no Mosteiro
title_full (Des)montando temporalidades em Santa Clara-a-Nova: CAPC, Anozero’17 e a Arte Contemporânea no Mosteiro
title_fullStr (Des)montando temporalidades em Santa Clara-a-Nova: CAPC, Anozero’17 e a Arte Contemporânea no Mosteiro
title_full_unstemmed (Des)montando temporalidades em Santa Clara-a-Nova: CAPC, Anozero’17 e a Arte Contemporânea no Mosteiro
title_sort (Des)montando temporalidades em Santa Clara-a-Nova: CAPC, Anozero’17 e a Arte Contemporânea no Mosteiro
author Oliveira, Ricardina Estefânia da Silva
author_facet Oliveira, Ricardina Estefânia da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Ricardina Estefânia da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Círculo de Artes Plásticas de Coimbra
Anozero'17
Bienal
Arte Contemporânea
Mosteiro de Santa Clara-a-Nova
Círculo de Artes Plásticas de Coimbra
Anozero'17
Biennial
Contemporary art
Monastery of Santa Clara-a-Nova
topic Círculo de Artes Plásticas de Coimbra
Anozero'17
Bienal
Arte Contemporânea
Mosteiro de Santa Clara-a-Nova
Círculo de Artes Plásticas de Coimbra
Anozero'17
Biennial
Contemporary art
Monastery of Santa Clara-a-Nova
description Relatório de Estágio do Mestrado em Arte e Património apresentado à Faculdade de Letras
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/82817
http://hdl.handle.net/10316/82817
TID:202045137
url http://hdl.handle.net/10316/82817
identifier_str_mv TID:202045137
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133938481889280