Promover a capacitação da pessoa idosa para o uso seguro da medicação :
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/48591 |
Resumo: | Introdução: O aumento da esperança de vida, é um facto, no entanto esse facto acarreta consigo a multimorbilidade e consequentemente a polimedicação, em esquemas terapêuticos muitas vezes complexos, podendo levar a problemas de segurança no uso de medicamentos. As Pessoas Idosas, fruto das alterações fisiológicas e da diminuição das capacidades físicas e/ou cognitivas representam um grupo especialmente vulnerável a esta problemática. Aos enfermeiros, é reconhecida competência para intervir na capacitação da Pessoa Idosa, mobilizando estratégias que possam dar resposta às necessidades identificadas, capacitando-as para o autocuidado e promovendo o uso seguro da medicação. Objetivo: “Promover a capacitação para o uso seguro da medicação, num grupo de idosos residentes na área de intervenção duma Unidade de Cuidados na Comunidade do ACeS Oeste Sul”. Metodologia: Este projeto foi desenvolvido recorrendo a metodologia do Planeamento em Saúde, como suporte teórico foi ancorado na Teoria de Enfermagem do Défice de Autocuidado. Para o diagnóstico de situação foi utilizada a escala de Medida de Adesão ao Tratamento, complementada por questões sobre gestão do regime terapêutico e dados sociodemográficos através da aplicação dum questionário a uma amostra de 80 Pessoas Idosas. Identificaram-se problemas, definiram-se objetivos e metas. Tendo em conta que o diagnóstico de situação revelou défice de autocuidado na gestão do regime medicamentoso e défice de conhecimentos relacionados com uso do medicamento, foi selecionada como estratégia de intervenção a Educação para a Saúde. Foram realizadas sessões em grupo e elaborados ferramentas de suporte em complementaridade à informação transmitida nessas sessões. Resultados: A avaliação do projeto demonstrou que após as intervenções de enfermagem desenvolvidas houve aquisição de conhecimentos sobre uso seguro da medicação por parte dos participantes. As metas propostas foram atingidas e 100% dos participantes recomendariam estas sessões de Educação para a Saúde a outras pessoas, o que demonstra a sua satisfação com as mesmas. |
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Promover a capacitação da pessoa idosa para o uso seguro da medicação :intervenção de enfermagem comunitáriaEnfermagem em saúde comunitáriaIdosoUso de medicamentosTutoriaIntrodução: O aumento da esperança de vida, é um facto, no entanto esse facto acarreta consigo a multimorbilidade e consequentemente a polimedicação, em esquemas terapêuticos muitas vezes complexos, podendo levar a problemas de segurança no uso de medicamentos. As Pessoas Idosas, fruto das alterações fisiológicas e da diminuição das capacidades físicas e/ou cognitivas representam um grupo especialmente vulnerável a esta problemática. Aos enfermeiros, é reconhecida competência para intervir na capacitação da Pessoa Idosa, mobilizando estratégias que possam dar resposta às necessidades identificadas, capacitando-as para o autocuidado e promovendo o uso seguro da medicação. Objetivo: “Promover a capacitação para o uso seguro da medicação, num grupo de idosos residentes na área de intervenção duma Unidade de Cuidados na Comunidade do ACeS Oeste Sul”. Metodologia: Este projeto foi desenvolvido recorrendo a metodologia do Planeamento em Saúde, como suporte teórico foi ancorado na Teoria de Enfermagem do Défice de Autocuidado. Para o diagnóstico de situação foi utilizada a escala de Medida de Adesão ao Tratamento, complementada por questões sobre gestão do regime terapêutico e dados sociodemográficos através da aplicação dum questionário a uma amostra de 80 Pessoas Idosas. Identificaram-se problemas, definiram-se objetivos e metas. Tendo em conta que o diagnóstico de situação revelou défice de autocuidado na gestão do regime medicamentoso e défice de conhecimentos relacionados com uso do medicamento, foi selecionada como estratégia de intervenção a Educação para a Saúde. Foram realizadas sessões em grupo e elaborados ferramentas de suporte em complementaridade à informação transmitida nessas sessões. Resultados: A avaliação do projeto demonstrou que após as intervenções de enfermagem desenvolvidas houve aquisição de conhecimentos sobre uso seguro da medicação por parte dos participantes. As metas propostas foram atingidas e 100% dos participantes recomendariam estas sessões de Educação para a Saúde a outras pessoas, o que demonstra a sua satisfação com as mesmas.Introduction: The increase in life expectancy, albeit a positive, carries with it multimorbidity, which in turn is treated via polimedication, consisting in often complex therapeutical schemes, that can create health problems related to the way by which the necessary medicines are taken. The elderly people, due to physiological changes and their decreased motor and/or cognitive functions, represent an especially vulnerable group. It is expected of nurses to Empower elderly people, by employing strategies adequate to the identified needs, improving their ability to take care of themselves and promoting the safe use of their medications. Objective: To promote the safe use of medications, amongst a group of elderly people residing in the intervention area of community care unit in the ACeS Oeste Sul. Methodology: This project was developed using Health Planning Methodology, with theoretical support in the Self-care Deficit Nursing Theory. For monitoring the development of the situation, the adherence-to-treatment scale was used, complemented by questions on the therapeutical regimen and sociodemographic data of 80 elderly people, gathered via survey. Problems were identified and goals were established. Shortcomings in self-care regarding the medicine taking regiment, and knowledge pertaining to the usage of medications were discovered, thus education for health was used as an intervention strategy. Group sessions were carried out, and tools were developed to support and complement the information transmitted in these sessions. Results: After the nursing interventions, the knowledge in safe use of medication ta of the participants increased. The goals were achieved and 100% of participants would recommend the education for health sessions to others, showing their satisfaction with them.Bacatum, Cláudia Mariana JuliãoRepositório ComumSilva, Maria Eveline Fernandes Baltazar2023-12-20T15:42:26Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/48591TID:203411846porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-21T09:09:22Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/48591Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:55:24.146910Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Introdução: O aumento da esperança de vida, é um facto, no entanto esse facto acarreta consigo a multimorbilidade e consequentemente a polimedicação, em esquemas terapêuticos muitas vezes complexos, podendo levar a problemas de segurança no uso de medicamentos. As Pessoas Idosas, fruto das alterações fisiológicas e da diminuição das capacidades físicas e/ou cognitivas representam um grupo especialmente vulnerável a esta problemática. Aos enfermeiros, é reconhecida competência para intervir na capacitação da Pessoa Idosa, mobilizando estratégias que possam dar resposta às necessidades identificadas, capacitando-as para o autocuidado e promovendo o uso seguro da medicação. Objetivo: “Promover a capacitação para o uso seguro da medicação, num grupo de idosos residentes na área de intervenção duma Unidade de Cuidados na Comunidade do ACeS Oeste Sul”. Metodologia: Este projeto foi desenvolvido recorrendo a metodologia do Planeamento em Saúde, como suporte teórico foi ancorado na Teoria de Enfermagem do Défice de Autocuidado. Para o diagnóstico de situação foi utilizada a escala de Medida de Adesão ao Tratamento, complementada por questões sobre gestão do regime terapêutico e dados sociodemográficos através da aplicação dum questionário a uma amostra de 80 Pessoas Idosas. Identificaram-se problemas, definiram-se objetivos e metas. Tendo em conta que o diagnóstico de situação revelou défice de autocuidado na gestão do regime medicamentoso e défice de conhecimentos relacionados com uso do medicamento, foi selecionada como estratégia de intervenção a Educação para a Saúde. Foram realizadas sessões em grupo e elaborados ferramentas de suporte em complementaridade à informação transmitida nessas sessões. Resultados: A avaliação do projeto demonstrou que após as intervenções de enfermagem desenvolvidas houve aquisição de conhecimentos sobre uso seguro da medicação por parte dos participantes. As metas propostas foram atingidas e 100% dos participantes recomendariam estas sessões de Educação para a Saúde a outras pessoas, o que demonstra a sua satisfação com as mesmas. |
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