O papel da Direção de Serviços de Educação Especial e apoios socioeducativos (DSEEAS) – Direção-Geral da Educação – na promoção da educação inclusiva nas escolas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/61138 |
Resumo: | Relatório de Estágio de Mestrado, Educação e Formação (Área de Especialidade em Organização e Gestão da Educação e da Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2023 |
id |
RCAP_80387383530ac8118734f49d3d28de95 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/61138 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O papel da Direção de Serviços de Educação Especial e apoios socioeducativos (DSEEAS) – Direção-Geral da Educação – na promoção da educação inclusiva nas escolasPolítica educativaEducação inclusivaFormação de adultosCultura organizacionalPolítica públicaDissertações de mestrado - 2023Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de Estágio de Mestrado, Educação e Formação (Área de Especialidade em Organização e Gestão da Educação e da Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2023O presente relatório decorre de oito meses de estágio curricular na Direção-Geral de Educação (DGE), mais concretamente, na Direção de Serviços de Educação Especial e Apoios Socioeducativos (DSEEAS) e está inscrito no âmbito do Mestrado em Educação e Formação, com especialização em Organização e Gestão da Educação e Formação, do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. O relatório apresenta e caracteriza a cultura da DSEEAS, e dá conta de um estudo para compreender o papel da DSEEAS na implementação da política de educação inclusiva, mais concretamente através da formação dos vários atores escolares. Para tal recorreu-se à pesquisa arquivística, à entrevista semiestruturada e à observação participante como técnicas de recolha de dados. O relatório encerra com uma descrição das atividades realizadas ao longo do estágio e uma reflexão sobre as aprendizagens consolidadas na licenciatura e mestrado e o que foi possível aprofundar com estágio.This report is the result of an eight-month internship in the Directorate General of Education (DGE), specifically in the Directorate of Special Education and Socio-Educational Supports Services (DSEEAS) as part of the Master in Education and Training, specializing in Organization and Management of Education and Training of the Institute of Education, University of Lisbon. The main objective of this report is to understand the role of DSEEAS in the training of various school actors with a view to promoting inclusive education policies and practices in schools. In this way and to better understand the purpose it was necessary to use a set of techniques and tools for data collection, being these, archival research, semi-structured interview and field notes and, later, content analysis. From my research I was able to understand the inclusive education policies, the role of DSEEAS in promoting inclusive education practices in schools and the way and perception that the team has in relation to what still needs to be achieved, being that at the heart of its action is the full success of the student.Costa, Estela Mafalda Inês Elias Fernandes da, 1968-Repositório da Universidade de LisboaMachado, Carolina Ávila2023-12-05T10:41:56Z20232023-03-282023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/61138porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-11T01:16:34Zoai:repositorio.ul.pt:10451/61138Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:42:12.311873Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel da Direção de Serviços de Educação Especial e apoios socioeducativos (DSEEAS) – Direção-Geral da Educação – na promoção da educação inclusiva nas escolas |
title |
O papel da Direção de Serviços de Educação Especial e apoios socioeducativos (DSEEAS) – Direção-Geral da Educação – na promoção da educação inclusiva nas escolas |
spellingShingle |
O papel da Direção de Serviços de Educação Especial e apoios socioeducativos (DSEEAS) – Direção-Geral da Educação – na promoção da educação inclusiva nas escolas Machado, Carolina Ávila Política educativa Educação inclusiva Formação de adultos Cultura organizacional Política pública Dissertações de mestrado - 2023 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
O papel da Direção de Serviços de Educação Especial e apoios socioeducativos (DSEEAS) – Direção-Geral da Educação – na promoção da educação inclusiva nas escolas |
title_full |
O papel da Direção de Serviços de Educação Especial e apoios socioeducativos (DSEEAS) – Direção-Geral da Educação – na promoção da educação inclusiva nas escolas |
title_fullStr |
O papel da Direção de Serviços de Educação Especial e apoios socioeducativos (DSEEAS) – Direção-Geral da Educação – na promoção da educação inclusiva nas escolas |
title_full_unstemmed |
O papel da Direção de Serviços de Educação Especial e apoios socioeducativos (DSEEAS) – Direção-Geral da Educação – na promoção da educação inclusiva nas escolas |
title_sort |
O papel da Direção de Serviços de Educação Especial e apoios socioeducativos (DSEEAS) – Direção-Geral da Educação – na promoção da educação inclusiva nas escolas |
author |
Machado, Carolina Ávila |
author_facet |
Machado, Carolina Ávila |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Costa, Estela Mafalda Inês Elias Fernandes da, 1968- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Carolina Ávila |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Política educativa Educação inclusiva Formação de adultos Cultura organizacional Política pública Dissertações de mestrado - 2023 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Política educativa Educação inclusiva Formação de adultos Cultura organizacional Política pública Dissertações de mestrado - 2023 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de Estágio de Mestrado, Educação e Formação (Área de Especialidade em Organização e Gestão da Educação e da Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2023 |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-05T10:41:56Z 2023 2023-03-28 2023-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/61138 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/61138 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136323451224064 |