Uso de contracetivos em alunos do ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/12869 |
Resumo: | É sabido que, durante a adolescência e a juventude, acontece um despertar gradual e paulatino para a sexualidade e nem sempre existe a devida proteção, através do uso de métodos contracetivos. Também é verdade que não existe um método ideal de contraceção, o que nos levou a indicar os quatro grandes tipos de métodos contracetivos, designadamente, os métodos naturais/comportamentais, os métodos da barreira contracetiva, os métodos de contraceção hormonal e os métodos de contraceção cirúrgica ou esterilização. Realizou-se um estudo de carácter quantitativo, transversal, observacional e analítico (teste de Mann-Whitney-Wilcoxon; teste de Kruskal-Wallis; teste de Spearman), através de um questionário administrado diretamente, a 365 alunos do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), com idades compreendidas entre os 17 e os 32 anos, tendo como objetivos avaliar o conhecimento e as atitudes dos alunos face ao uso de métodos contracetivos. Os métodos contracetivos mais utilizados pelos alunos questionados são o preservativo e a pílula. No entanto, os resultados apontam para algum desconhecimento do tema em causa, o que nos leva a concluir pela inexistência de boas práticas no uso de contracetivos por parte dos alunos do IPB e, porventura, generalizando, da falta de uma intervenção estruturada no âmbito da Educação Sexual. |
id |
RCAP_803fc9752ef99bcbb3ca09d9d3ae660b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/12869 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Uso de contracetivos em alunos do ensino superiorConhecimentoAtitudesEstudantesMétodos ContracetivosEnsino SuperiorÉ sabido que, durante a adolescência e a juventude, acontece um despertar gradual e paulatino para a sexualidade e nem sempre existe a devida proteção, através do uso de métodos contracetivos. Também é verdade que não existe um método ideal de contraceção, o que nos levou a indicar os quatro grandes tipos de métodos contracetivos, designadamente, os métodos naturais/comportamentais, os métodos da barreira contracetiva, os métodos de contraceção hormonal e os métodos de contraceção cirúrgica ou esterilização. Realizou-se um estudo de carácter quantitativo, transversal, observacional e analítico (teste de Mann-Whitney-Wilcoxon; teste de Kruskal-Wallis; teste de Spearman), através de um questionário administrado diretamente, a 365 alunos do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), com idades compreendidas entre os 17 e os 32 anos, tendo como objetivos avaliar o conhecimento e as atitudes dos alunos face ao uso de métodos contracetivos. Os métodos contracetivos mais utilizados pelos alunos questionados são o preservativo e a pílula. No entanto, os resultados apontam para algum desconhecimento do tema em causa, o que nos leva a concluir pela inexistência de boas práticas no uso de contracetivos por parte dos alunos do IPB e, porventura, generalizando, da falta de uma intervenção estruturada no âmbito da Educação Sexual.It is known that, during adolescence and youth, comes a progressive and slow awakening for sexuality and there is not always an adequate protection through the use of contraceptive methods. It is also true, that there is no ideal contraception method, which led us to indicate the four major types of contraceptive methods, namely: natural/behavioral, barrier contraceptive, hormonal contraception and surgical methods of contraception or sterilization. We conducted a quantitative, transversal, analytical, observational and analytical (Mann-Whitney-Wilcoxon test; Kruskal-Wallis test; Spearman test) study through a questionnaire administrated directly to the students from Institute Polytecnic of Bragança (IPB), with ages between 17 and 32 years. The objectives of this study are to evaluate the students’ knowledge level about the use of contraceptives as well as their attitudes towards the use of contraceptives. The contraceptive methods most used by students surveyed were condoms and the pills. However, the results point to some ignorance about this subject, which leads us to conclude about the absence of good practices in the use of contraceptives among students of IPB and, perhaps, more generally, the lack of a structured intervention under the Sex Education.Se sabe que , durante la adolescencia y la juventud, llega un despertar gradual y progresivo de la sexualidad y, a veces, no hay una protección adecuada a través del uso de métodos anticonceptivos. También es cierto , que no existe un método ideal de anticonceptivos, lo que nos llevó a indicar los cuatro tipos principales de métodos anticonceptivos, a saber: los métodos naturales de conducta, los métodos anticonceptivos de barrera, los métodos anticonceptivos hormonales y los métodos quirúrgicos de anticoncepción o la esterilización. Se realizó un estudio cuantitativo, transversal, analítico, observacional e analítico (prueba de Mann-Whitney-Wilcoxon, prueba de Kruskal-Wallis; prueba de Spearman) mediante un cuestionario directamente administrado a los estudiantes del Instituto Politécnico de Bragança (IPB), con edades entre 17 y 32 años, teniendo como tema el conocimiento y sus prácticas sobre el uso de anticonceptivos. Los métodos anticonceptivos más utilizados por los estudiantes fueron de condones y las píldoras. Sin embargo, los resultados muestran una cierta ignorancia sobre el tema, lo que nos lleva a concluir por la ausencia de buenas prácticas en el uso de anticonceptivos entre los estudiantes de IPB y, tal vez, más en general, la falta de una intervención estructurada bajo la Educación Sexual.Instituto Politécnico da GuardaBiblioteca Digital do IPBLoio, DuarteFesta, EvaFerreira, CarlosSoares, DianaFernandes, AntónioNascimento, Luís2016-04-05T11:33:33Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/12869porLoio, Duarte; Festa, Eva; Ferreira, Carlos; Soares, Diana; Fernandes, António; Nascimento, Luís (2015). Uso de contracetivos em alunos do ensino superior, Revista Egitania Sciencia. ISSN 1646-8848. 17:2, p. 7-241646-8848info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:29:58Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/12869Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:03:00.767454Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uso de contracetivos em alunos do ensino superior |
title |
Uso de contracetivos em alunos do ensino superior |
spellingShingle |
Uso de contracetivos em alunos do ensino superior Loio, Duarte Conhecimento Atitudes Estudantes Métodos Contracetivos Ensino Superior |
title_short |
Uso de contracetivos em alunos do ensino superior |
title_full |
Uso de contracetivos em alunos do ensino superior |
title_fullStr |
Uso de contracetivos em alunos do ensino superior |
title_full_unstemmed |
Uso de contracetivos em alunos do ensino superior |
title_sort |
Uso de contracetivos em alunos do ensino superior |
author |
Loio, Duarte |
author_facet |
Loio, Duarte Festa, Eva Ferreira, Carlos Soares, Diana Fernandes, António Nascimento, Luís |
author_role |
author |
author2 |
Festa, Eva Ferreira, Carlos Soares, Diana Fernandes, António Nascimento, Luís |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Loio, Duarte Festa, Eva Ferreira, Carlos Soares, Diana Fernandes, António Nascimento, Luís |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conhecimento Atitudes Estudantes Métodos Contracetivos Ensino Superior |
topic |
Conhecimento Atitudes Estudantes Métodos Contracetivos Ensino Superior |
description |
É sabido que, durante a adolescência e a juventude, acontece um despertar gradual e paulatino para a sexualidade e nem sempre existe a devida proteção, através do uso de métodos contracetivos. Também é verdade que não existe um método ideal de contraceção, o que nos levou a indicar os quatro grandes tipos de métodos contracetivos, designadamente, os métodos naturais/comportamentais, os métodos da barreira contracetiva, os métodos de contraceção hormonal e os métodos de contraceção cirúrgica ou esterilização. Realizou-se um estudo de carácter quantitativo, transversal, observacional e analítico (teste de Mann-Whitney-Wilcoxon; teste de Kruskal-Wallis; teste de Spearman), através de um questionário administrado diretamente, a 365 alunos do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), com idades compreendidas entre os 17 e os 32 anos, tendo como objetivos avaliar o conhecimento e as atitudes dos alunos face ao uso de métodos contracetivos. Os métodos contracetivos mais utilizados pelos alunos questionados são o preservativo e a pílula. No entanto, os resultados apontam para algum desconhecimento do tema em causa, o que nos leva a concluir pela inexistência de boas práticas no uso de contracetivos por parte dos alunos do IPB e, porventura, generalizando, da falta de uma intervenção estruturada no âmbito da Educação Sexual. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015-01-01T00:00:00Z 2016-04-05T11:33:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/12869 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/12869 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Loio, Duarte; Festa, Eva; Ferreira, Carlos; Soares, Diana; Fernandes, António; Nascimento, Luís (2015). Uso de contracetivos em alunos do ensino superior, Revista Egitania Sciencia. ISSN 1646-8848. 17:2, p. 7-24 1646-8848 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico da Guarda |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico da Guarda |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135272166752256 |