Uso de contracetivos em alunos do ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Loio, Duarte
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Festa, Eva, Ferreira, Carlos, Soares, Diana, Fernandes, António, Nascimento, Luís
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/12869
Resumo: É sabido que, durante a adolescência e a juventude, acontece um despertar gradual e paulatino para a sexualidade e nem sempre existe a devida proteção, através do uso de métodos contracetivos. Também é verdade que não existe um método ideal de contraceção, o que nos levou a indicar os quatro grandes tipos de métodos contracetivos, designadamente, os métodos naturais/comportamentais, os métodos da barreira contracetiva, os métodos de contraceção hormonal e os métodos de contraceção cirúrgica ou esterilização. Realizou-se um estudo de carácter quantitativo, transversal, observacional e analítico (teste de Mann-Whitney-Wilcoxon; teste de Kruskal-Wallis; teste de Spearman), através de um questionário administrado diretamente, a 365 alunos do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), com idades compreendidas entre os 17 e os 32 anos, tendo como objetivos avaliar o conhecimento e as atitudes dos alunos face ao uso de métodos contracetivos. Os métodos contracetivos mais utilizados pelos alunos questionados são o preservativo e a pílula. No entanto, os resultados apontam para algum desconhecimento do tema em causa, o que nos leva a concluir pela inexistência de boas práticas no uso de contracetivos por parte dos alunos do IPB e, porventura, generalizando, da falta de uma intervenção estruturada no âmbito da Educação Sexual.
id RCAP_803fc9752ef99bcbb3ca09d9d3ae660b
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/12869
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Uso de contracetivos em alunos do ensino superiorConhecimentoAtitudesEstudantesMétodos ContracetivosEnsino SuperiorÉ sabido que, durante a adolescência e a juventude, acontece um despertar gradual e paulatino para a sexualidade e nem sempre existe a devida proteção, através do uso de métodos contracetivos. Também é verdade que não existe um método ideal de contraceção, o que nos levou a indicar os quatro grandes tipos de métodos contracetivos, designadamente, os métodos naturais/comportamentais, os métodos da barreira contracetiva, os métodos de contraceção hormonal e os métodos de contraceção cirúrgica ou esterilização. Realizou-se um estudo de carácter quantitativo, transversal, observacional e analítico (teste de Mann-Whitney-Wilcoxon; teste de Kruskal-Wallis; teste de Spearman), através de um questionário administrado diretamente, a 365 alunos do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), com idades compreendidas entre os 17 e os 32 anos, tendo como objetivos avaliar o conhecimento e as atitudes dos alunos face ao uso de métodos contracetivos. Os métodos contracetivos mais utilizados pelos alunos questionados são o preservativo e a pílula. No entanto, os resultados apontam para algum desconhecimento do tema em causa, o que nos leva a concluir pela inexistência de boas práticas no uso de contracetivos por parte dos alunos do IPB e, porventura, generalizando, da falta de uma intervenção estruturada no âmbito da Educação Sexual.It is known that, during adolescence and youth, comes a progressive and slow awakening for sexuality and there is not always an adequate protection through the use of contraceptive methods. It is also true, that there is no ideal contraception method, which led us to indicate the four major types of contraceptive methods, namely: natural/behavioral, barrier contraceptive, hormonal contraception and surgical methods of contraception or sterilization. We conducted a quantitative, transversal, analytical, observational and analytical (Mann-Whitney-Wilcoxon test; Kruskal-Wallis test; Spearman test) study through a questionnaire administrated directly to the students from Institute Polytecnic of Bragança (IPB), with ages between 17 and 32 years. The objectives of this study are to evaluate the students’ knowledge level about the use of contraceptives as well as their attitudes towards the use of contraceptives. The contraceptive methods most used by students surveyed were condoms and the pills. However, the results point to some ignorance about this subject, which leads us to conclude about the absence of good practices in the use of contraceptives among students of IPB and, perhaps, more generally, the lack of a structured intervention under the Sex Education.Se sabe que , durante la adolescencia y la juventud, llega un despertar gradual y progresivo de la sexualidad y, a veces, no hay una protección adecuada a través del uso de métodos anticonceptivos. También es cierto , que no existe un método ideal de anticonceptivos, lo que nos llevó a indicar los cuatro tipos principales de métodos anticonceptivos, a saber: los métodos naturales de conducta, los métodos anticonceptivos de barrera, los métodos anticonceptivos hormonales y los métodos quirúrgicos de anticoncepción o la esterilización. Se realizó un estudio cuantitativo, transversal, analítico, observacional e analítico (prueba de Mann-Whitney-Wilcoxon, prueba de Kruskal-Wallis; prueba de Spearman) mediante un cuestionario directamente administrado a los estudiantes del Instituto Politécnico de Bragança (IPB), con edades entre 17 y 32 años, teniendo como tema el conocimiento y sus prácticas sobre el uso de anticonceptivos. Los métodos anticonceptivos más utilizados por los estudiantes fueron de condones y las píldoras. Sin embargo, los resultados muestran una cierta ignorancia sobre el tema, lo que nos lleva a concluir por la ausencia de buenas prácticas en el uso de anticonceptivos entre los estudiantes de IPB y, tal vez, más en general, la falta de una intervención estructurada bajo la Educación Sexual.Instituto Politécnico da GuardaBiblioteca Digital do IPBLoio, DuarteFesta, EvaFerreira, CarlosSoares, DianaFernandes, AntónioNascimento, Luís2016-04-05T11:33:33Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/12869porLoio, Duarte; Festa, Eva; Ferreira, Carlos; Soares, Diana; Fernandes, António; Nascimento, Luís (2015). Uso de contracetivos em alunos do ensino superior, Revista Egitania Sciencia. ISSN 1646-8848. 17:2, p. 7-241646-8848info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:29:58Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/12869Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:03:00.767454Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Uso de contracetivos em alunos do ensino superior
title Uso de contracetivos em alunos do ensino superior
spellingShingle Uso de contracetivos em alunos do ensino superior
Loio, Duarte
Conhecimento
Atitudes
Estudantes
Métodos Contracetivos
Ensino Superior
title_short Uso de contracetivos em alunos do ensino superior
title_full Uso de contracetivos em alunos do ensino superior
title_fullStr Uso de contracetivos em alunos do ensino superior
title_full_unstemmed Uso de contracetivos em alunos do ensino superior
title_sort Uso de contracetivos em alunos do ensino superior
author Loio, Duarte
author_facet Loio, Duarte
Festa, Eva
Ferreira, Carlos
Soares, Diana
Fernandes, António
Nascimento, Luís
author_role author
author2 Festa, Eva
Ferreira, Carlos
Soares, Diana
Fernandes, António
Nascimento, Luís
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Loio, Duarte
Festa, Eva
Ferreira, Carlos
Soares, Diana
Fernandes, António
Nascimento, Luís
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento
Atitudes
Estudantes
Métodos Contracetivos
Ensino Superior
topic Conhecimento
Atitudes
Estudantes
Métodos Contracetivos
Ensino Superior
description É sabido que, durante a adolescência e a juventude, acontece um despertar gradual e paulatino para a sexualidade e nem sempre existe a devida proteção, através do uso de métodos contracetivos. Também é verdade que não existe um método ideal de contraceção, o que nos levou a indicar os quatro grandes tipos de métodos contracetivos, designadamente, os métodos naturais/comportamentais, os métodos da barreira contracetiva, os métodos de contraceção hormonal e os métodos de contraceção cirúrgica ou esterilização. Realizou-se um estudo de carácter quantitativo, transversal, observacional e analítico (teste de Mann-Whitney-Wilcoxon; teste de Kruskal-Wallis; teste de Spearman), através de um questionário administrado diretamente, a 365 alunos do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), com idades compreendidas entre os 17 e os 32 anos, tendo como objetivos avaliar o conhecimento e as atitudes dos alunos face ao uso de métodos contracetivos. Os métodos contracetivos mais utilizados pelos alunos questionados são o preservativo e a pílula. No entanto, os resultados apontam para algum desconhecimento do tema em causa, o que nos leva a concluir pela inexistência de boas práticas no uso de contracetivos por parte dos alunos do IPB e, porventura, generalizando, da falta de uma intervenção estruturada no âmbito da Educação Sexual.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
2016-04-05T11:33:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/12869
url http://hdl.handle.net/10198/12869
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Loio, Duarte; Festa, Eva; Ferreira, Carlos; Soares, Diana; Fernandes, António; Nascimento, Luís (2015). Uso de contracetivos em alunos do ensino superior, Revista Egitania Sciencia. ISSN 1646-8848. 17:2, p. 7-24
1646-8848
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico da Guarda
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico da Guarda
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135272166752256