A implantação do currículo integrado no Curso Técnico em Serviços Públicos na Modalidade EJA do CED 02 do Cruzeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Tereza Alice Amaro
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/2172
Resumo: Dissertação apresentada para obtenção do grau de Mestre no âmbito do Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém.
id RCAP_804673f41a6803ab94533b1396f1ea98
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2172
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A implantação do currículo integrado no Curso Técnico em Serviços Públicos na Modalidade EJA do CED 02 do CruzeiroEJAcurrículo integradoformação integradaintegrated curriculumintegrated trainingDissertação apresentada para obtenção do grau de Mestre no âmbito do Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém.Esta dissertação de Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária apresenta os resultados da pesquisa sobre o processo de implantação do Currículo Integrado do Curso Técnico em Serviços Públicos na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), ofertado no Centro Educacional 02 do Cruzeiro (CED 02 do Cruzeiro), uma unidade de ensino pública localizada em Brasília, Distrito Federal - DF. A pesquisa, de cunho qualitativo, utilizou-se da análise documental do Projeto Pedagógico de Curso (PPC), bem como de documentos oficiais norteadores, para compreender e verificar a organização curricular e as especificidades do curso ofertado; observação participante, para conhecer o lócus da pesquisa e os processos desenvolvidos nas reuniões pedagógicas coletivas; e realização de entrevista semiestruturada com docentes, vice-diretor, coordenador pedagógico e estudantes do curso, para analisar quais foram suas percepções em relação à implantação do curso e à forma como ele foi desenvolvido ao longo do primeiro semestre. Desta forma, podemos concluir que o PPC foi construído com base nos diplomas legais e dentro de um modelo de gestão participativa. Ficou claro que a ocorrência das dificuldades e questionamentos acerca da organização curricular do curso se devem, principalmente, ao fato de o curso ser novo. Percebeu-se a necessidade de haver um maior entendimento sobre os pressupostos de Currículo Integrado e Formação Integrada em prol do aprimoramento do curso. Apesar disso, o estudo apontou que a implantação do curso foi desenvolvida de maneira satisfatória e diversas ações pedagógicas e interdisciplinares foram identificadas como condições imprescindíveis para a efetivação do Currículo Integrado, tais como o comprometimento da equipe escolar a partir de um trabalho em conjunto, resultando num grupo de estudantes entusiasmado e dedicado, bem como a importância das reuniões pedagógicas coletivas, vistas como importantes momentos destinados às orientações, discussões e reflexões sobre o planeamento do curso. Ficou evidente que a construção coletiva de um Currículo Integrado na modalidade EJA possibilitou ofertar uma educação integral unitária e significativa aos estudantes. A pesquisa também revelou o papel social do curso, na medida em que objetiva formar sujeitos autônomos, críticos e profissionais capazes de realizar o trabalho com ética, qualidade e responsabilidade social.This Master's Dissertation in Social Education and Community Intervention presents the results of the research on the process of implementation of the Integrated Curriculum of the Technical Course in Public Services in the modality of Education for Young and Adults (Educação de Jovens e Adultos - EJA), offered at Centro Educational 02 do Cruzeiro, a public education school located in Brasília - Brazil. The qualitative research used the documental analysis of the Pedagogical Course Project, as well as official guiding documents to understand and verify the curricular organization and the specificities of the available course; on-site observation, to know the locus of the research and the developed processes in the collective pedagogic meetings; and a semi-structured interviews with teachers, vice principal, pedagogical coordinator and students to analyze their perceptions regarding the implementation of the course and how it was developed during the first semester. In this way, we can conclude that the Pedagogical Course Project was built based on legal diplomas and within a participatory management model. It was clear that the occurrence of difficulties and questionings about the curricular organization of the course is mainly due to the fact that the course is new. It was noticed that there is a need for a better understanding of the assumptions of Integrated Curriculum and Integrated Training in order to improve the course. In spite of this, the study pointed out that the implementation of the course was satisfactorily developed and several pedagogical and interdisciplinary actions were identified as essential conditions for the implementation of the Integrated Curriculum such as the commitment of the school from a teamwork resulting in an enthusiastic and dedicated group of students, as well as the importance of collective pedagogical meetings that were seen as important moments for orientations, debates and reflections on the course planning. It was evident that the collective construction of an Integrated Curriculum in the EJA modality made it possible to offer a unitary and meaningful integral education to the students. The research also revealed the social role of the course insofar as it aims to form autonomous, critical and professional individuals that are capable of performing their work with ethics, quality and social responsibility.Delgado, LuísaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémMedeiros, Tereza Alice Amaro2018-04-01T22:53:34Z2018-03-202018-03-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/2172TID:201889188por201889188info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:32:53Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2172Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:18.152115Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A implantação do currículo integrado no Curso Técnico em Serviços Públicos na Modalidade EJA do CED 02 do Cruzeiro
title A implantação do currículo integrado no Curso Técnico em Serviços Públicos na Modalidade EJA do CED 02 do Cruzeiro
spellingShingle A implantação do currículo integrado no Curso Técnico em Serviços Públicos na Modalidade EJA do CED 02 do Cruzeiro
Medeiros, Tereza Alice Amaro
EJA
currículo integrado
formação integrada
integrated curriculum
integrated training
title_short A implantação do currículo integrado no Curso Técnico em Serviços Públicos na Modalidade EJA do CED 02 do Cruzeiro
title_full A implantação do currículo integrado no Curso Técnico em Serviços Públicos na Modalidade EJA do CED 02 do Cruzeiro
title_fullStr A implantação do currículo integrado no Curso Técnico em Serviços Públicos na Modalidade EJA do CED 02 do Cruzeiro
title_full_unstemmed A implantação do currículo integrado no Curso Técnico em Serviços Públicos na Modalidade EJA do CED 02 do Cruzeiro
title_sort A implantação do currículo integrado no Curso Técnico em Serviços Públicos na Modalidade EJA do CED 02 do Cruzeiro
author Medeiros, Tereza Alice Amaro
author_facet Medeiros, Tereza Alice Amaro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Delgado, Luísa
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Tereza Alice Amaro
dc.subject.por.fl_str_mv EJA
currículo integrado
formação integrada
integrated curriculum
integrated training
topic EJA
currículo integrado
formação integrada
integrated curriculum
integrated training
description Dissertação apresentada para obtenção do grau de Mestre no âmbito do Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-01T22:53:34Z
2018-03-20
2018-03-20T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/2172
TID:201889188
url http://hdl.handle.net/10400.15/2172
identifier_str_mv TID:201889188
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201889188
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137032786673664