O USO DO WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE ENSINO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sopper Jr, Edison Nelson
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Schindler, Brenda, Ramírez, Germana Ponce-de-León, Neri de Souza, Dayse Cristine Dantas Brito
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34624/ilcj.v10i1.22936
Resumo: Vive-se num tempo em que o rápido acesso à informação e ao conhecimento é algo fundamental. Além disso,a sociedade evoluiu para o hábito de se comunicar prioritariamente através de mensagens de texto do que do uso de voz em seus smartphones. Por isso, os aplicativos de mensagens instantâneas como WhatsApp estão na lista dos mais utilizados pelos cidadãos no mundo. É possível que esse panorama possa ser útil no ambiente educacional? O WhatsApp pode ser uma ferramenta de ensino? Partindo da análise qualitativa dos dados coletados através de 4 entrevistas com educadores, procurou-se repostas para estas questões de investigação, analisando prioritariamente os benefícios e os problemas encontrados no uso do WhatsApp no ambiente educativo. Após tratamento de dados no webQDA chegou-se à conclusão que o aplicativo pode sim ser um grande aliado de docentes no cotidiano escolar, como uma extensão da sala de aula.
id RCAP_80480317475ce4699cb60a886640b933
oai_identifier_str oai:proa.ua.pt:article/22936
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O USO DO WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE ENSINOVive-se num tempo em que o rápido acesso à informação e ao conhecimento é algo fundamental. Além disso,a sociedade evoluiu para o hábito de se comunicar prioritariamente através de mensagens de texto do que do uso de voz em seus smartphones. Por isso, os aplicativos de mensagens instantâneas como WhatsApp estão na lista dos mais utilizados pelos cidadãos no mundo. É possível que esse panorama possa ser útil no ambiente educacional? O WhatsApp pode ser uma ferramenta de ensino? Partindo da análise qualitativa dos dados coletados através de 4 entrevistas com educadores, procurou-se repostas para estas questões de investigação, analisando prioritariamente os benefícios e os problemas encontrados no uso do WhatsApp no ambiente educativo. Após tratamento de dados no webQDA chegou-se à conclusão que o aplicativo pode sim ser um grande aliado de docentes no cotidiano escolar, como uma extensão da sala de aula.Universidade de Aveiro2021-01-08T00:00:00Zjournal articlejournal articlejournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/ilcj.v10i1.22936oai:proa.ua.pt:article/22936Internet Latent Corpus Journal; Vol 10 No 1 (2020); 79-98Internet Latent Corpus Journal; Vol. 10 Núm. 1 (2020); 79-98Internet Latent Corpus Journal; Vol. 10 No 1 (2020); 79-98Internet Latent Corpus Journal; vol. 10 n.º 1 (2020); 79-981647-7308reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/22936https://doi.org/10.34624/ilcj.v10i1.22936https://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/22936/17286Direitos de Autor (c) 2021 Edison Nelson Sopper Jr, Brenda Schindler, Germana Ponce-de-León Ramírezhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSopper Jr, Edison NelsonSchindler, BrendaRamírez, Germana Ponce-de-LeónNeri de Souza, Dayse Cristine Dantas Brito2022-09-05T15:21:40Zoai:proa.ua.pt:article/22936Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:49.083410Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O USO DO WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE ENSINO
title O USO DO WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE ENSINO
spellingShingle O USO DO WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE ENSINO
Sopper Jr, Edison Nelson
title_short O USO DO WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE ENSINO
title_full O USO DO WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE ENSINO
title_fullStr O USO DO WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE ENSINO
title_full_unstemmed O USO DO WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE ENSINO
title_sort O USO DO WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE ENSINO
author Sopper Jr, Edison Nelson
author_facet Sopper Jr, Edison Nelson
Schindler, Brenda
Ramírez, Germana Ponce-de-León
Neri de Souza, Dayse Cristine Dantas Brito
author_role author
author2 Schindler, Brenda
Ramírez, Germana Ponce-de-León
Neri de Souza, Dayse Cristine Dantas Brito
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sopper Jr, Edison Nelson
Schindler, Brenda
Ramírez, Germana Ponce-de-León
Neri de Souza, Dayse Cristine Dantas Brito
description Vive-se num tempo em que o rápido acesso à informação e ao conhecimento é algo fundamental. Além disso,a sociedade evoluiu para o hábito de se comunicar prioritariamente através de mensagens de texto do que do uso de voz em seus smartphones. Por isso, os aplicativos de mensagens instantâneas como WhatsApp estão na lista dos mais utilizados pelos cidadãos no mundo. É possível que esse panorama possa ser útil no ambiente educacional? O WhatsApp pode ser uma ferramenta de ensino? Partindo da análise qualitativa dos dados coletados através de 4 entrevistas com educadores, procurou-se repostas para estas questões de investigação, analisando prioritariamente os benefícios e os problemas encontrados no uso do WhatsApp no ambiente educativo. Após tratamento de dados no webQDA chegou-se à conclusão que o aplicativo pode sim ser um grande aliado de docentes no cotidiano escolar, como uma extensão da sala de aula.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-08T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
journal article
journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34624/ilcj.v10i1.22936
oai:proa.ua.pt:article/22936
url https://doi.org/10.34624/ilcj.v10i1.22936
identifier_str_mv oai:proa.ua.pt:article/22936
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/22936
https://doi.org/10.34624/ilcj.v10i1.22936
https://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/22936/17286
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2021 Edison Nelson Sopper Jr, Brenda Schindler, Germana Ponce-de-León Ramírez
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2021 Edison Nelson Sopper Jr, Brenda Schindler, Germana Ponce-de-León Ramírez
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv Internet Latent Corpus Journal; Vol 10 No 1 (2020); 79-98
Internet Latent Corpus Journal; Vol. 10 Núm. 1 (2020); 79-98
Internet Latent Corpus Journal; Vol. 10 No 1 (2020); 79-98
Internet Latent Corpus Journal; vol. 10 n.º 1 (2020); 79-98
1647-7308
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130004749025280