O USO DO WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE ENSINO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
DOI: | 10.34624/ilcj.v10i1.22936 |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34624/ilcj.v10i1.22936 |
Resumo: | Vive-se num tempo em que o rápido acesso à informação e ao conhecimento é algo fundamental. Além disso,a sociedade evoluiu para o hábito de se comunicar prioritariamente através de mensagens de texto do que do uso de voz em seus smartphones. Por isso, os aplicativos de mensagens instantâneas como WhatsApp estão na lista dos mais utilizados pelos cidadãos no mundo. É possível que esse panorama possa ser útil no ambiente educacional? O WhatsApp pode ser uma ferramenta de ensino? Partindo da análise qualitativa dos dados coletados através de 4 entrevistas com educadores, procurou-se repostas para estas questões de investigação, analisando prioritariamente os benefícios e os problemas encontrados no uso do WhatsApp no ambiente educativo. Após tratamento de dados no webQDA chegou-se à conclusão que o aplicativo pode sim ser um grande aliado de docentes no cotidiano escolar, como uma extensão da sala de aula. |
id |
RCAP_80480317475ce4699cb60a886640b933 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:proa.ua.pt:article/22936 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O USO DO WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE ENSINOVive-se num tempo em que o rápido acesso à informação e ao conhecimento é algo fundamental. Além disso,a sociedade evoluiu para o hábito de se comunicar prioritariamente através de mensagens de texto do que do uso de voz em seus smartphones. Por isso, os aplicativos de mensagens instantâneas como WhatsApp estão na lista dos mais utilizados pelos cidadãos no mundo. É possível que esse panorama possa ser útil no ambiente educacional? O WhatsApp pode ser uma ferramenta de ensino? Partindo da análise qualitativa dos dados coletados através de 4 entrevistas com educadores, procurou-se repostas para estas questões de investigação, analisando prioritariamente os benefícios e os problemas encontrados no uso do WhatsApp no ambiente educativo. Após tratamento de dados no webQDA chegou-se à conclusão que o aplicativo pode sim ser um grande aliado de docentes no cotidiano escolar, como uma extensão da sala de aula.Universidade de Aveiro2021-01-08T00:00:00Zjournal articlejournal articlejournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/ilcj.v10i1.22936oai:proa.ua.pt:article/22936Internet Latent Corpus Journal; Vol 10 No 1 (2020); 79-98Internet Latent Corpus Journal; Vol. 10 Núm. 1 (2020); 79-98Internet Latent Corpus Journal; Vol. 10 No 1 (2020); 79-98Internet Latent Corpus Journal; vol. 10 n.º 1 (2020); 79-981647-7308reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/22936https://doi.org/10.34624/ilcj.v10i1.22936https://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/22936/17286Direitos de Autor (c) 2021 Edison Nelson Sopper Jr, Brenda Schindler, Germana Ponce-de-León Ramírezhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSopper Jr, Edison NelsonSchindler, BrendaRamírez, Germana Ponce-de-LeónNeri de Souza, Dayse Cristine Dantas Brito2022-09-05T15:21:40Zoai:proa.ua.pt:article/22936Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:49.083410Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O USO DO WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE ENSINO |
title |
O USO DO WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE ENSINO |
spellingShingle |
O USO DO WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE ENSINO O USO DO WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE ENSINO Sopper Jr, Edison Nelson Sopper Jr, Edison Nelson |
title_short |
O USO DO WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE ENSINO |
title_full |
O USO DO WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE ENSINO |
title_fullStr |
O USO DO WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE ENSINO O USO DO WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE ENSINO |
title_full_unstemmed |
O USO DO WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE ENSINO O USO DO WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE ENSINO |
title_sort |
O USO DO WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE ENSINO |
author |
Sopper Jr, Edison Nelson |
author_facet |
Sopper Jr, Edison Nelson Sopper Jr, Edison Nelson Schindler, Brenda Ramírez, Germana Ponce-de-León Neri de Souza, Dayse Cristine Dantas Brito Schindler, Brenda Ramírez, Germana Ponce-de-León Neri de Souza, Dayse Cristine Dantas Brito |
author_role |
author |
author2 |
Schindler, Brenda Ramírez, Germana Ponce-de-León Neri de Souza, Dayse Cristine Dantas Brito |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sopper Jr, Edison Nelson Schindler, Brenda Ramírez, Germana Ponce-de-León Neri de Souza, Dayse Cristine Dantas Brito |
description |
Vive-se num tempo em que o rápido acesso à informação e ao conhecimento é algo fundamental. Além disso,a sociedade evoluiu para o hábito de se comunicar prioritariamente através de mensagens de texto do que do uso de voz em seus smartphones. Por isso, os aplicativos de mensagens instantâneas como WhatsApp estão na lista dos mais utilizados pelos cidadãos no mundo. É possível que esse panorama possa ser útil no ambiente educacional? O WhatsApp pode ser uma ferramenta de ensino? Partindo da análise qualitativa dos dados coletados através de 4 entrevistas com educadores, procurou-se repostas para estas questões de investigação, analisando prioritariamente os benefícios e os problemas encontrados no uso do WhatsApp no ambiente educativo. Após tratamento de dados no webQDA chegou-se à conclusão que o aplicativo pode sim ser um grande aliado de docentes no cotidiano escolar, como uma extensão da sala de aula. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-08T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
journal article journal article journal article info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.34624/ilcj.v10i1.22936 oai:proa.ua.pt:article/22936 |
url |
https://doi.org/10.34624/ilcj.v10i1.22936 |
identifier_str_mv |
oai:proa.ua.pt:article/22936 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/22936 https://doi.org/10.34624/ilcj.v10i1.22936 https://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/22936/17286 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2021 Edison Nelson Sopper Jr, Brenda Schindler, Germana Ponce-de-León Ramírez http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2021 Edison Nelson Sopper Jr, Brenda Schindler, Germana Ponce-de-León Ramírez http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Internet Latent Corpus Journal; Vol 10 No 1 (2020); 79-98 Internet Latent Corpus Journal; Vol. 10 Núm. 1 (2020); 79-98 Internet Latent Corpus Journal; Vol. 10 No 1 (2020); 79-98 Internet Latent Corpus Journal; vol. 10 n.º 1 (2020); 79-98 1647-7308 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1822183312886595584 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34624/ilcj.v10i1.22936 |