Da reflexão à investigação: percursos de desenvolvimento profissional de professores do 1.º ciclo na área de Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Luís
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Ponte, João Pedro da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/1034
Resumo: Ao longo da carreira, os professores realizam um percurso profissional feito de avanços e recuos, sucessos e frustrações. O seu desenvolvimento profissional é um processo que decorre ao longo do tempo e se caracteriza por uma grande complexidade e pela influên¬cia de múltiplos factores, como os contextos de trabalho, as oportunidades de formação e os aspectos de carácter individual e idiossincrásico. Os projectos de investigação de natureza colaborativa, centrados nas prá¬ticas profissionais, têm vindo a ganhar uma proeminência crescente entre os professores. Estes projectos tendem a implicar fortemente todos os participantes e afiguram-se com potencialidades para a promoção do desenvolvimento dos professores.
id RCAP_804a4952debac33856d5d683482b0fd3
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/1034
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Da reflexão à investigação: percursos de desenvolvimento profissional de professores do 1.º ciclo na área de MatemáticaDesenvolvimento profissionalMatemáticaReflexãoAo longo da carreira, os professores realizam um percurso profissional feito de avanços e recuos, sucessos e frustrações. O seu desenvolvimento profissional é um processo que decorre ao longo do tempo e se caracteriza por uma grande complexidade e pela influên¬cia de múltiplos factores, como os contextos de trabalho, as oportunidades de formação e os aspectos de carácter individual e idiossincrásico. Os projectos de investigação de natureza colaborativa, centrados nas prá¬ticas profissionais, têm vindo a ganhar uma proeminência crescente entre os professores. Estes projectos tendem a implicar fortemente todos os participantes e afiguram-se com potencialidades para a promoção do desenvolvimento dos professores.APMRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuMenezes, LuísPonte, João Pedro da2012-02-08T09:43:14Z20062006-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/1034porMenezes, L. e Ponte, J. (2006). Da reflexão à investigação: percursos de desenvolvimento profissional de professores do 1.º ciclo na área de Matemática, Quadrante, 15, 3-32.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:24:35Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/1034Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:40:25.848464Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Da reflexão à investigação: percursos de desenvolvimento profissional de professores do 1.º ciclo na área de Matemática
title Da reflexão à investigação: percursos de desenvolvimento profissional de professores do 1.º ciclo na área de Matemática
spellingShingle Da reflexão à investigação: percursos de desenvolvimento profissional de professores do 1.º ciclo na área de Matemática
Menezes, Luís
Desenvolvimento profissional
Matemática
Reflexão
title_short Da reflexão à investigação: percursos de desenvolvimento profissional de professores do 1.º ciclo na área de Matemática
title_full Da reflexão à investigação: percursos de desenvolvimento profissional de professores do 1.º ciclo na área de Matemática
title_fullStr Da reflexão à investigação: percursos de desenvolvimento profissional de professores do 1.º ciclo na área de Matemática
title_full_unstemmed Da reflexão à investigação: percursos de desenvolvimento profissional de professores do 1.º ciclo na área de Matemática
title_sort Da reflexão à investigação: percursos de desenvolvimento profissional de professores do 1.º ciclo na área de Matemática
author Menezes, Luís
author_facet Menezes, Luís
Ponte, João Pedro da
author_role author
author2 Ponte, João Pedro da
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes, Luís
Ponte, João Pedro da
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento profissional
Matemática
Reflexão
topic Desenvolvimento profissional
Matemática
Reflexão
description Ao longo da carreira, os professores realizam um percurso profissional feito de avanços e recuos, sucessos e frustrações. O seu desenvolvimento profissional é um processo que decorre ao longo do tempo e se caracteriza por uma grande complexidade e pela influên¬cia de múltiplos factores, como os contextos de trabalho, as oportunidades de formação e os aspectos de carácter individual e idiossincrásico. Os projectos de investigação de natureza colaborativa, centrados nas prá¬ticas profissionais, têm vindo a ganhar uma proeminência crescente entre os professores. Estes projectos tendem a implicar fortemente todos os participantes e afiguram-se com potencialidades para a promoção do desenvolvimento dos professores.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2006-01-01T00:00:00Z
2012-02-08T09:43:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/1034
url http://hdl.handle.net/10400.19/1034
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Menezes, L. e Ponte, J. (2006). Da reflexão à investigação: percursos de desenvolvimento profissional de professores do 1.º ciclo na área de Matemática, Quadrante, 15, 3-32.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv APM
publisher.none.fl_str_mv APM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817554314548215808