Efeitos da acidificação oceânica no crescimento, calcificação, sobrevivência e integridade da concha nos juvenis de Chamelea gallina (Lineaus, 1758)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Catarina Moreira Oliveira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/5254
Resumo: Atualmente, o aumento da concentração de dióxido de carbono (CO2), com a consequente acidificação oceânica (AO), representam uma das principais ameaças à perda de biodiversidade a nível global. Dos calcificadores marinhos, os moluscos bivalves são dos organismos mais afetados pela AO. Apesar do grande número de estudos experimentais de AO com bivalves, há uma alta inconsistência entre os resultados. Algumas das inconsistências encontradas podem estar relacionados com o tempo de exposição experimental e/ou com efeitos sinergéticos de outras variáveis ambientais (e.g.: temperatura, salinidade). Investigou-se os efeitos do aumento do CO2 a longo prazo (217 dias) no crescimento (comprimento, largura e espessura), calcificação, peso seco, morfologia da concha, e na sobrevivência de juvenis de Chamelea gallina ou “Pé de burrinho”. O crescimento e a taxa de calcificação aumentaram com o CO2 depois de 75 dias, contudo, após 217 dias, o padrão foi revertido. Os juvenis em condições elevadas de CO2 apresentaram taxas de calcificação reduzidas, bem como menor crescimento e, consequentemente, menor peso seco da concha, comparativamente com os juvenis do controlo. A integridade da concha também foi afetada negativamente pelo aumento do CO2. Os cristais de carbonato das conchas dos juvenis expostos a níveis altos de CO2 mostraram-se desordenados e de maior tamanho que nos outros níveis de CO2. Em suma, os resultados indicam que a longo prazo a AO diminuirá o crescimento e a calcificação dos juvenis de C. gallina, mas não afetará a sua sobrevivência. Por outro lado, a diminuição da integridade da concha também indica que a sua suscetibilidade a predadores pode aumentar.
id RCAP_804b5a0c3027c6f08f6aafec39b4c019
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/5254
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Efeitos da acidificação oceânica no crescimento, calcificação, sobrevivência e integridade da concha nos juvenis de Chamelea gallina (Lineaus, 1758)Chamelea gallina (Pé de burrinho)acidificação oceânica (AO)ensaio a longo prazocrescimentosobrevivênciaintegridade da conchaDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e TecnologiasAtualmente, o aumento da concentração de dióxido de carbono (CO2), com a consequente acidificação oceânica (AO), representam uma das principais ameaças à perda de biodiversidade a nível global. Dos calcificadores marinhos, os moluscos bivalves são dos organismos mais afetados pela AO. Apesar do grande número de estudos experimentais de AO com bivalves, há uma alta inconsistência entre os resultados. Algumas das inconsistências encontradas podem estar relacionados com o tempo de exposição experimental e/ou com efeitos sinergéticos de outras variáveis ambientais (e.g.: temperatura, salinidade). Investigou-se os efeitos do aumento do CO2 a longo prazo (217 dias) no crescimento (comprimento, largura e espessura), calcificação, peso seco, morfologia da concha, e na sobrevivência de juvenis de Chamelea gallina ou “Pé de burrinho”. O crescimento e a taxa de calcificação aumentaram com o CO2 depois de 75 dias, contudo, após 217 dias, o padrão foi revertido. Os juvenis em condições elevadas de CO2 apresentaram taxas de calcificação reduzidas, bem como menor crescimento e, consequentemente, menor peso seco da concha, comparativamente com os juvenis do controlo. A integridade da concha também foi afetada negativamente pelo aumento do CO2. Os cristais de carbonato das conchas dos juvenis expostos a níveis altos de CO2 mostraram-se desordenados e de maior tamanho que nos outros níveis de CO2. Em suma, os resultados indicam que a longo prazo a AO diminuirá o crescimento e a calcificação dos juvenis de C. gallina, mas não afetará a sua sobrevivência. Por outro lado, a diminuição da integridade da concha também indica que a sua suscetibilidade a predadores pode aumentar.Sordo, LauraBaptista, Teresa Maria CoelhoMatias, Domitília Conceição CoutinhoIC-OnlineDuarte, Catarina Moreira Oliveira2021-12-15T01:30:12Z2020-12-152020-12-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/5254TID:202580946porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:50:58Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/5254Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:48:53.914179Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos da acidificação oceânica no crescimento, calcificação, sobrevivência e integridade da concha nos juvenis de Chamelea gallina (Lineaus, 1758)
title Efeitos da acidificação oceânica no crescimento, calcificação, sobrevivência e integridade da concha nos juvenis de Chamelea gallina (Lineaus, 1758)
spellingShingle Efeitos da acidificação oceânica no crescimento, calcificação, sobrevivência e integridade da concha nos juvenis de Chamelea gallina (Lineaus, 1758)
Duarte, Catarina Moreira Oliveira
Chamelea gallina (Pé de burrinho)
acidificação oceânica (AO)
ensaio a longo prazo
crescimento
sobrevivência
integridade da concha
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias
title_short Efeitos da acidificação oceânica no crescimento, calcificação, sobrevivência e integridade da concha nos juvenis de Chamelea gallina (Lineaus, 1758)
title_full Efeitos da acidificação oceânica no crescimento, calcificação, sobrevivência e integridade da concha nos juvenis de Chamelea gallina (Lineaus, 1758)
title_fullStr Efeitos da acidificação oceânica no crescimento, calcificação, sobrevivência e integridade da concha nos juvenis de Chamelea gallina (Lineaus, 1758)
title_full_unstemmed Efeitos da acidificação oceânica no crescimento, calcificação, sobrevivência e integridade da concha nos juvenis de Chamelea gallina (Lineaus, 1758)
title_sort Efeitos da acidificação oceânica no crescimento, calcificação, sobrevivência e integridade da concha nos juvenis de Chamelea gallina (Lineaus, 1758)
author Duarte, Catarina Moreira Oliveira
author_facet Duarte, Catarina Moreira Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sordo, Laura
Baptista, Teresa Maria Coelho
Matias, Domitília Conceição Coutinho
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Catarina Moreira Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Chamelea gallina (Pé de burrinho)
acidificação oceânica (AO)
ensaio a longo prazo
crescimento
sobrevivência
integridade da concha
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias
topic Chamelea gallina (Pé de burrinho)
acidificação oceânica (AO)
ensaio a longo prazo
crescimento
sobrevivência
integridade da concha
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias
description Atualmente, o aumento da concentração de dióxido de carbono (CO2), com a consequente acidificação oceânica (AO), representam uma das principais ameaças à perda de biodiversidade a nível global. Dos calcificadores marinhos, os moluscos bivalves são dos organismos mais afetados pela AO. Apesar do grande número de estudos experimentais de AO com bivalves, há uma alta inconsistência entre os resultados. Algumas das inconsistências encontradas podem estar relacionados com o tempo de exposição experimental e/ou com efeitos sinergéticos de outras variáveis ambientais (e.g.: temperatura, salinidade). Investigou-se os efeitos do aumento do CO2 a longo prazo (217 dias) no crescimento (comprimento, largura e espessura), calcificação, peso seco, morfologia da concha, e na sobrevivência de juvenis de Chamelea gallina ou “Pé de burrinho”. O crescimento e a taxa de calcificação aumentaram com o CO2 depois de 75 dias, contudo, após 217 dias, o padrão foi revertido. Os juvenis em condições elevadas de CO2 apresentaram taxas de calcificação reduzidas, bem como menor crescimento e, consequentemente, menor peso seco da concha, comparativamente com os juvenis do controlo. A integridade da concha também foi afetada negativamente pelo aumento do CO2. Os cristais de carbonato das conchas dos juvenis expostos a níveis altos de CO2 mostraram-se desordenados e de maior tamanho que nos outros níveis de CO2. Em suma, os resultados indicam que a longo prazo a AO diminuirá o crescimento e a calcificação dos juvenis de C. gallina, mas não afetará a sua sobrevivência. Por outro lado, a diminuição da integridade da concha também indica que a sua suscetibilidade a predadores pode aumentar.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-15
2020-12-15T00:00:00Z
2021-12-15T01:30:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/5254
TID:202580946
url http://hdl.handle.net/10400.8/5254
identifier_str_mv TID:202580946
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136982244261888