Licenciamento Ambiental: uma ferramenta de marketing - O caso de uma empresa agro-alimentar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/6535 |
Resumo: | Mestrado em Gestão e Empreendedorismo |
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Licenciamento Ambiental: uma ferramenta de marketing - O caso de uma empresa agro-alimentarMarketing ambiental / VerdeDesenvolvimento sustentávelProdução racionalMeio ambienteLicenciamento ambientalGreen marketing,Sustainable developmentRational productionEnvironmentEnvironmental licensingMestrado em Gestão e EmpreendedorismoA realização deste trabalho aborda um tema de alguma importância no atual contexto competitivo empresarial: o impacto e a influência do marketing ambiental na estratégia das empresas que operam no mercado português. Com o aumento do aquecimento global, a população mundial está atenta ao real risco existente em todo o planeta. Neste sentido tem havido uma forte onda de consciencialização entre a população, preocupada com a sustentabilidade do planeta, e que tomam a decisão de compra com base no benefício ambiental. A estratégia de marketing ambiental entende que uma pessoa que tenha o mínimo de consciência ecológica, dá preferência aos produtos verdes. Um serviço ou produto pode demonstrar ser ambientalmente responsável pela forma como é produzido, vendido ou embalado. Alguns estudos demonstram que os consumidores estão cada vez mais envolvidos com o meio ambiente e predispostos a pesquisar, a partilhar informação e a “seguir” as empresas no que toca à sua política ambiental. Esta tese aborda o marketing ambiental como uma nova oportunidade para as empresas, no sentido em que é uma ferramenta extremamente poderosa de gestão de mercado. As empresas deverão executar a sua estratégia de marketing ambiental de forma honesta, sob pena da marca da empresa sofrer danos sérios na sua credibilidade. É necessário que as empresas adotem práticas de gestão comprometidas com a sustentabilidade do planeta, de modo a atrair mais clientes e mais vendas. O Licenciamento Ambiental, em Portugal, veio trazer uma nova perspetiva às tradicionais estratégias setoriais de combate à poluição, vindo reconhecer que a abordagem integrada no controlo da poluição favorece a proteção do ambiente no seu todo.This work addresses a topic of some importance in the present competitive business: the impact and influence of environmental marketing strategy of companies operating in the Portuguese market. With the increase of global warming, the world population is aware of the real risk exists throughout the planet. In this sense there has been a strong wave of awareness among the population concerned about the sustainability of the planet, and make the decision to purchase based on environmental benefit. The environmental marketing strategy understands that a person who has the least environmentally conscious, give preference to green products. A product or service can prove to be environmentally responsible, the way is produced, packed or sold. Some studies show that consumers are increasingly concerned with the environment and predisposed to search, share information and "follow" companies with regard to their environmental policy. This research confirms that, at present, environmental marketing has become a new opportunity for companies in the sense that it is an extremely powerful tool for market management. Companies should implement its marketing strategy Environmental honestly, otherwise the company's brand suffer serious damage to its credibility. It is necessary for companies to adopt management practices committed to the sustainability of the planet, in order to attract more customers and more sales. Environmental Licensing in Portugal, has brought a new perspective to traditional sectored strategies to combat pollution, coming to recognize that the integrated approach in pollution control supports the protection of the environment as a whole.Martins, José MoleiroRCIPLAlexandre, Teresa2016-10-25T17:49:57Z2015-062015-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/6535porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:51:26Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6535Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:15:39.046607Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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