Responsabilidade social na gestão das organizações: caminhos para a certificação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/2963 |
Resumo: | A presente dissertação aborda a temática da responsabilidade social nas organizações e, mais concretamente, as iniciativas existentes nesta área ao nível da normalização e da certificação. O objectivo fundamental para este estudo centra-se na realização de um diagnóstico das práticas em vigor na Fundação D. Laura dos Santos à luz dos requisitos da Norma SA 8000 com vista numa possível certificação. Esta investigação surge num contexto em que cada vez com mais frequência a expressão desenvolvimento sustentável emerge como um objectivo a alcançar. Trata-se de uma forma de progresso das organizações que não só satisfaça as necessidades do presente, como não comprometa a capacidade das gerações futuras na satisfação das suas próprias necessidades. O desenvolvimento sustentável torna as empresas mais competitivas, mais resistentes e com um mais elevado nível de flexibilidade num contexto mundial em constante mutação. Na actualidade, as organizações fazem parte de um contexto global pelo que a adopção de uma atitude de abertura é um aspecto fundamental. As questões relativas à sua sustentabilidade devem pois assumir um papel preponderante ao nível da sua estratégia e na sua actividade, sendo exigida uma atitude de cada vez maior transparência para com os seus stakeholders. Neste contexto, os sistemas de gestão assumem um papel fundamental na determinação da estratégia e das operações da organização. Em estreita associação com o desenvolvimento sustentável surgem os conceitos de ética nos negócios e de responsabilidade social das organizações como pilares para um processo de melhoria e de diálogo com as partes interessadas sendo também essenciais para a reposição da confiança dos mercados. No presente estudo são abordados os conceitos de responsabilidade social nas suas vertentes económica, social e ambiental, a sua relação com a ética empresarial e respectivo impacto na gestão das organizações, assim como a associação com a teoria dos stakeholders enquanto metodologia de gestão empresarial. Na revisão da literatura é dado especial destaque aos conceitos de normalização e de certificação, nomeadamente no campo da responsabilidade social, sendo apontadas algumas das iniciativas actualmente existentes e destacando-se as Normas ISO 26000, NP 4469 e SA 8000. Esta última foi alvo de maiores esclarecimentos dado tratar-se do referencial normativo na base deste estudo. Após esclarecidos os aspectos relativos à sua constituição e ao processo de acreditação e de certificação, são apresentados vários casos ilustrativos de experiências das empresas que se envolveram num processo de certificação SA 8000 com indicação das suas principais vantagens e dificuldades. A revisão teórica termina com uma apresentação da situação portuguesa relativamente à identificação das empresas certificadas e do referencial normativo seleccionado, sendo constatado que aquele que predomina é a Norma SA 8000. Com vista a alcançar os objectivos traçados foi elaborado um questionário que foi aplicado aos trabalhadores da organização, sendo recolhidas 46 respostas que foram submetidas a tratamento estatístico. A análise dos resultados obtidos indica que não existem discrepâncias entre as práticas da organização e os seguintes requisitos da Norma SA8000: Saúde e Segurança, Discriminação, Práticas Disciplinares e Horário de Trabalho. No que respeita aos requisitos Trabalho Infantil, Trabalho Forçado e Compulsório, Liberdade de Associação e Direito à Negociação Colectiva, Remuneração e Sistema de Gestão os resultados mostraram a necessidade de alterações das práticas ou a definição de procedimentos no sentido de ser dada resposta à totalidade dos critérios estabelecidos. Finalmente, com base nas conclusões apresentadas, é formulado um plano de acções no qual são destacados os critérios da Norma SA 8000 que necessitarão de ser alvo de futura abordagem através de um processo de consultadoria adaptado à realidade da organização caso a gestão da mesma considere a obtenção de uma certificação em responsabilidade social como uma parte integrante da garantia da sua sustentabilidade. |
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Responsabilidade social na gestão das organizações: caminhos para a certificaçãoGestão das organizações - Responsabilidade socialResponsabilidade social - Norma SA 8000Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Gestão de Unidades de SaúdeA presente dissertação aborda a temática da responsabilidade social nas organizações e, mais concretamente, as iniciativas existentes nesta área ao nível da normalização e da certificação. O objectivo fundamental para este estudo centra-se na realização de um diagnóstico das práticas em vigor na Fundação D. Laura dos Santos à luz dos requisitos da Norma SA 8000 com vista numa possível certificação. Esta investigação surge num contexto em que cada vez com mais frequência a expressão desenvolvimento sustentável emerge como um objectivo a alcançar. Trata-se de uma forma de progresso das organizações que não só satisfaça as necessidades do presente, como não comprometa a capacidade das gerações futuras na satisfação das suas próprias necessidades. O desenvolvimento sustentável torna as empresas mais competitivas, mais resistentes e com um mais elevado nível de flexibilidade num contexto mundial em constante mutação. Na actualidade, as organizações fazem parte de um contexto global pelo que a adopção de uma atitude de abertura é um aspecto fundamental. As questões relativas à sua sustentabilidade devem pois assumir um papel preponderante ao nível da sua estratégia e na sua actividade, sendo exigida uma atitude de cada vez maior transparência para com os seus stakeholders. Neste contexto, os sistemas de gestão assumem um papel fundamental na determinação da estratégia e das operações da organização. Em estreita associação com o desenvolvimento sustentável surgem os conceitos de ética nos negócios e de responsabilidade social das organizações como pilares para um processo de melhoria e de diálogo com as partes interessadas sendo também essenciais para a reposição da confiança dos mercados. No presente estudo são abordados os conceitos de responsabilidade social nas suas vertentes económica, social e ambiental, a sua relação com a ética empresarial e respectivo impacto na gestão das organizações, assim como a associação com a teoria dos stakeholders enquanto metodologia de gestão empresarial. Na revisão da literatura é dado especial destaque aos conceitos de normalização e de certificação, nomeadamente no campo da responsabilidade social, sendo apontadas algumas das iniciativas actualmente existentes e destacando-se as Normas ISO 26000, NP 4469 e SA 8000. Esta última foi alvo de maiores esclarecimentos dado tratar-se do referencial normativo na base deste estudo. Após esclarecidos os aspectos relativos à sua constituição e ao processo de acreditação e de certificação, são apresentados vários casos ilustrativos de experiências das empresas que se envolveram num processo de certificação SA 8000 com indicação das suas principais vantagens e dificuldades. A revisão teórica termina com uma apresentação da situação portuguesa relativamente à identificação das empresas certificadas e do referencial normativo seleccionado, sendo constatado que aquele que predomina é a Norma SA 8000. Com vista a alcançar os objectivos traçados foi elaborado um questionário que foi aplicado aos trabalhadores da organização, sendo recolhidas 46 respostas que foram submetidas a tratamento estatístico. A análise dos resultados obtidos indica que não existem discrepâncias entre as práticas da organização e os seguintes requisitos da Norma SA8000: Saúde e Segurança, Discriminação, Práticas Disciplinares e Horário de Trabalho. No que respeita aos requisitos Trabalho Infantil, Trabalho Forçado e Compulsório, Liberdade de Associação e Direito à Negociação Colectiva, Remuneração e Sistema de Gestão os resultados mostraram a necessidade de alterações das práticas ou a definição de procedimentos no sentido de ser dada resposta à totalidade dos critérios estabelecidos. Finalmente, com base nas conclusões apresentadas, é formulado um plano de acções no qual são destacados os critérios da Norma SA 8000 que necessitarão de ser alvo de futura abordagem através de um processo de consultadoria adaptado à realidade da organização caso a gestão da mesma considere a obtenção de uma certificação em responsabilidade social como uma parte integrante da garantia da sua sustentabilidade.This dissertation approachs the thematic of the social responsibility in organizations and, more specifically, the existing initiatives in this area at the level of standardization and certification. The main objective for this study focuses on the realization of a diagnostic of the practices hold in Fundação D. Laura dos Santos according to the Standard SA 8000 requirements with the aim of a possible certification. This research occurs in a context in which the expression sustainable development shows up with more and more frequency as a purpose to reach. It’s a way of progress of the organizations that not only satisfies the needs of the present, as well as do not compromise the capability of the future generations to satisfy their own needs. Sustainable development makes the companies more competitive, more strong and with a more high level of flexibility in a world context of constant changing. At present, organizations make part of a global context, so adopting an open approach is a fundamental aspect. The questions concerning its sustainability must assume a preponderant role at its strategy level and in its activity, being required an attitude of increasing transparency towards their stakeholders. In this context, management systems assume a key role in determining the strategy and operations of the organization. In close association with sustainable development arise the concepts of ethics in business and social responsibility of organizations as pillars for an improvement process and of dialogue with the concerned parties, also being essential to restore the confidence of markets. In the present study are discussed the concepts of social responsibility in its economic, social and environmental sides, its relation to business ethics and its impact on the management of organizations, as well as the association with the stakeholders theory as a methodology of enterprise management. In the literature review is given particular emphasis to the concepts of standardization and certification, particularly in the field of social responsibility, being pointed out some of the initiatives currently in place and highlighting the Standards ISO 26000, NP 4469 and SA 8000. The latter was subject to further clarification since this is the normative reference for this study. After clarifying the aspects relating to its constitution and the process of accreditation and certification, several illustrative cases of experiences of companies which were involved in a SA 8000 certification process are presented, showing its main advantages and difficulties. The literature ends with a presentation of the Portuguese situation regarding the identification of certified companies and the normative reference selected, being found that the one prevailing is the Standard SA 8000. In order to meet the outlined objectives a questionnaire was prepared and applied to workers of the organization, being gathered 46 responses that were submitted to statistical analysis. The analysis of the obtained results indicates that there are no discrepancies between the practices of the organization and the following requirements of the Standard SA8000: Health and Safety, Discrimination, Disciplinary Practices and Working Hours. With regard to the requirements Child Labor, Forced and Compulsory Labor, Freedom of Association and Right to Collective Bargaining, Compensation and Management System the results have showed the need of changing practices or the definition of procedures in order to answer for all of the established criteria. Finally, based on the presented conclusions, it is formulated an action plan in which are highlighted the criteria of the Standard SA 8000 that need to be subject to future approach through a consultancy process adapted to the reality of the organization, if the management considers obtaining a certification in social responsibility as an integral part of ensuring its sustainability.Lourenço, Luís António NunesuBibliorumCenteno, Celina da Conceição Ribeiro2015-02-02T19:29:28Z201020102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/2963porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:39:12Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2963Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:31.285457Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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