Auto-conceito: uma visão integradora de alunos, pais e professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/1550 |
Resumo: | Ao longo dos últimos anos na literatura académica, é possível perceber que o Auto-conceito tem sido um dos constructos com maior crescimento e visibilidade no campo de investigação na área de Psicologia. Esta investigação teve como objectivo principal perceber se o auto-conceito dos Alunos é coincidente com aquilo que os Pais e Professores pensam acerca dos próprios em duas Instituições de Ensino na Região Autónoma da Madeira. Para isso, utilizou-se a Escala de Auto-Conceito e Auto-Estima para adolescentes de Peixoto e Almeida (1999) para a amostra de alunos e uma adaptação desta escala para Pais e Professores na Escola Básico dos 2 e 3º Ciclos Bartolomeu Perestrelo e no Externato da Apresentação de Maria. A amostra ficou constituída por 187 alunos entre os 11 e os 17 anos de idade, 187 pais e 17 professores. Os resultados obtidos permitiram concluir que no auto-conceito global dos alunos não existem diferenças entre géneros, idades, nível sócio-económico, nem entre alunos do ensino público e privado. Contudo, em relação aos domínios do auto-conceito dos alunos existem diferenças em algumas dimensões do auto-conceito (competência atlética, aparência física, comportamento e amizades íntimas) entre géneros, idades (amizades íntimas) e entre alunos que frequentam estabelecimentos de ensino público e privado (os domínios da Aceitação Social, Competência a Matemática e Auto-Estima). Foi possível ainda perceber que os professores aproximaram-se mais do auto-conceito dos alunos do que os pais dos mesmos. |
id |
RCAP_805f956828d7676fb06832d9955ae3b5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:digituma.uma.pt:10400.13/1550 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Auto-conceito: uma visão integradora de alunos, pais e professoresAuto-conceitoAdolescentesGéneroPaisProfessoresSelf-conceptTeenagersGenderParentsTeachersPsicologia da Educação.Faculdade de Artes e HumanidadesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaAo longo dos últimos anos na literatura académica, é possível perceber que o Auto-conceito tem sido um dos constructos com maior crescimento e visibilidade no campo de investigação na área de Psicologia. Esta investigação teve como objectivo principal perceber se o auto-conceito dos Alunos é coincidente com aquilo que os Pais e Professores pensam acerca dos próprios em duas Instituições de Ensino na Região Autónoma da Madeira. Para isso, utilizou-se a Escala de Auto-Conceito e Auto-Estima para adolescentes de Peixoto e Almeida (1999) para a amostra de alunos e uma adaptação desta escala para Pais e Professores na Escola Básico dos 2 e 3º Ciclos Bartolomeu Perestrelo e no Externato da Apresentação de Maria. A amostra ficou constituída por 187 alunos entre os 11 e os 17 anos de idade, 187 pais e 17 professores. Os resultados obtidos permitiram concluir que no auto-conceito global dos alunos não existem diferenças entre géneros, idades, nível sócio-económico, nem entre alunos do ensino público e privado. Contudo, em relação aos domínios do auto-conceito dos alunos existem diferenças em algumas dimensões do auto-conceito (competência atlética, aparência física, comportamento e amizades íntimas) entre géneros, idades (amizades íntimas) e entre alunos que frequentam estabelecimentos de ensino público e privado (os domínios da Aceitação Social, Competência a Matemática e Auto-Estima). Foi possível ainda perceber que os professores aproximaram-se mais do auto-conceito dos alunos do que os pais dos mesmos.Over the past years in the academic literature, one can see that the self concept has been one of the constructs with higher growth and visibility in the field of research in Psychology. The present investigation had as main objective to understand if the student’s self-concept is coincident with the parents and teachers thoughts about it, in two learning establishments in the Autonomous Region of Madeira. To that end, it has been used the Self-concept and Self-esteem Scale for adolescents of Peixoto and Almeida (1999) for the students sample, and one adaptation of this scale for parents and teachers in the Escola Básica dos 2 e 3º Ciclos Bartolomeu Perestrelo and in Externato da Apresentação de Maria. The sample consisted of 187 students (between the ages of 11 and 17 years old), 187 parents and 17 teachers. The results showed that in the student’s global self-concept there are no differences between genders, ages, social economic class or among students of public and private education. However in areas of self-concept in relation to students there are differences in some dimensions of self concept (athletic competence, physical appearance, behavior and close friendships) between genders, ages (close friendships) and students who attend public and private schools (areas of Social Acceptance, Mathematics Competence and Self-Esteem). It was still possible to see that teachers were closer to the student’s self-concept than parents.Franco, Maria da Glória Salazar d'Eça CostaDigitUMaCorreia, Ana Isabel Marote2017-06-05T15:01:26Z2012-04-18T00:00:00Z2012-04-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/1550porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:54:15Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/1550Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:04:15.940540Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Auto-conceito: uma visão integradora de alunos, pais e professores |
title |
Auto-conceito: uma visão integradora de alunos, pais e professores |
spellingShingle |
Auto-conceito: uma visão integradora de alunos, pais e professores Correia, Ana Isabel Marote Auto-conceito Adolescentes Género Pais Professores Self-concept Teenagers Gender Parents Teachers Psicologia da Educação . Faculdade de Artes e Humanidades Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
title_short |
Auto-conceito: uma visão integradora de alunos, pais e professores |
title_full |
Auto-conceito: uma visão integradora de alunos, pais e professores |
title_fullStr |
Auto-conceito: uma visão integradora de alunos, pais e professores |
title_full_unstemmed |
Auto-conceito: uma visão integradora de alunos, pais e professores |
title_sort |
Auto-conceito: uma visão integradora de alunos, pais e professores |
author |
Correia, Ana Isabel Marote |
author_facet |
Correia, Ana Isabel Marote |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Franco, Maria da Glória Salazar d'Eça Costa DigitUMa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correia, Ana Isabel Marote |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Auto-conceito Adolescentes Género Pais Professores Self-concept Teenagers Gender Parents Teachers Psicologia da Educação . Faculdade de Artes e Humanidades Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
topic |
Auto-conceito Adolescentes Género Pais Professores Self-concept Teenagers Gender Parents Teachers Psicologia da Educação . Faculdade de Artes e Humanidades Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
description |
Ao longo dos últimos anos na literatura académica, é possível perceber que o Auto-conceito tem sido um dos constructos com maior crescimento e visibilidade no campo de investigação na área de Psicologia. Esta investigação teve como objectivo principal perceber se o auto-conceito dos Alunos é coincidente com aquilo que os Pais e Professores pensam acerca dos próprios em duas Instituições de Ensino na Região Autónoma da Madeira. Para isso, utilizou-se a Escala de Auto-Conceito e Auto-Estima para adolescentes de Peixoto e Almeida (1999) para a amostra de alunos e uma adaptação desta escala para Pais e Professores na Escola Básico dos 2 e 3º Ciclos Bartolomeu Perestrelo e no Externato da Apresentação de Maria. A amostra ficou constituída por 187 alunos entre os 11 e os 17 anos de idade, 187 pais e 17 professores. Os resultados obtidos permitiram concluir que no auto-conceito global dos alunos não existem diferenças entre géneros, idades, nível sócio-económico, nem entre alunos do ensino público e privado. Contudo, em relação aos domínios do auto-conceito dos alunos existem diferenças em algumas dimensões do auto-conceito (competência atlética, aparência física, comportamento e amizades íntimas) entre géneros, idades (amizades íntimas) e entre alunos que frequentam estabelecimentos de ensino público e privado (os domínios da Aceitação Social, Competência a Matemática e Auto-Estima). Foi possível ainda perceber que os professores aproximaram-se mais do auto-conceito dos alunos do que os pais dos mesmos. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-04-18T00:00:00Z 2012-04-18T00:00:00Z 2017-06-05T15:01:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.13/1550 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.13/1550 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129912076926976 |