Auto-conceito: uma visão integradora de alunos, pais e professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Ana Isabel Marote
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/1550
Resumo: Ao longo dos últimos anos na literatura académica, é possível perceber que o Auto-conceito tem sido um dos constructos com maior crescimento e visibilidade no campo de investigação na área de Psicologia. Esta investigação teve como objectivo principal perceber se o auto-conceito dos Alunos é coincidente com aquilo que os Pais e Professores pensam acerca dos próprios em duas Instituições de Ensino na Região Autónoma da Madeira. Para isso, utilizou-se a Escala de Auto-Conceito e Auto-Estima para adolescentes de Peixoto e Almeida (1999) para a amostra de alunos e uma adaptação desta escala para Pais e Professores na Escola Básico dos 2 e 3º Ciclos Bartolomeu Perestrelo e no Externato da Apresentação de Maria. A amostra ficou constituída por 187 alunos entre os 11 e os 17 anos de idade, 187 pais e 17 professores. Os resultados obtidos permitiram concluir que no auto-conceito global dos alunos não existem diferenças entre géneros, idades, nível sócio-económico, nem entre alunos do ensino público e privado. Contudo, em relação aos domínios do auto-conceito dos alunos existem diferenças em algumas dimensões do auto-conceito (competência atlética, aparência física, comportamento e amizades íntimas) entre géneros, idades (amizades íntimas) e entre alunos que frequentam estabelecimentos de ensino público e privado (os domínios da Aceitação Social, Competência a Matemática e Auto-Estima). Foi possível ainda perceber que os professores aproximaram-se mais do auto-conceito dos alunos do que os pais dos mesmos.
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