Estratégias de coping nos alunos do 12º ano: adaptação e validação da versão portuguesa do Adolescent - Coping Orientation for Problem Experiences
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/16257 |
Resumo: | Na adolescência o indivíduo sente-se, por um lado, apto fisicamente para ser considerado adulto, por outro, vê-se confrontado com um conjunto de exigências psicológicas e sociais que o obrigam a desenvolver competências para projectar e gerir autonomamente a sua vida. Todas estas exigências implicam recursos, capacidades a que os adolescentes terão de recorrer para o seu confronto. Entre os estudantes do 12º ano, atendendo aos desafios específicos que esta etapa encerra e suas implicações ao nível da performance escolar, do bem-estar físico e psicológico e/ou da concretização (ou não) dos seus objectivos pessoais, académicos e/ou profissionais, parece da maior relevância o estudo das estratégias de coping, mais frequentemente utilizadas, no confronto com situações/experiências percepcionadas como problemáticas. Dada a escassez, no contexto português, de instrumentos que permitissem conhecer de forma mais aprofundada esta realidade específica, considerou-se pertinente proceder à adaptação e validação da versão portuguesa do Adolescent - Coping Orientation for Problem Experiences (McCubbin & Patterson, 1983). A validação envolveu a participação de um total de 341 alunos do 12º ano de 3 escolas do Norte do País. Os resultados obtidos na apreciação das características métricas da versão traduzida e adaptada para a população portuguesa do A-COPE (54 itens) deram a conhecer uma estrutura factorial de 8 dimensões, com índices de consistência interna (alpha de Cronbach) entre .62 e .81. |
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Estratégias de coping nos alunos do 12º ano: adaptação e validação da versão portuguesa do Adolescent - Coping Orientation for Problem ExperiencesAdolescência12º ano de escolaridadeAvaliação estratégias de copingNa adolescência o indivíduo sente-se, por um lado, apto fisicamente para ser considerado adulto, por outro, vê-se confrontado com um conjunto de exigências psicológicas e sociais que o obrigam a desenvolver competências para projectar e gerir autonomamente a sua vida. Todas estas exigências implicam recursos, capacidades a que os adolescentes terão de recorrer para o seu confronto. Entre os estudantes do 12º ano, atendendo aos desafios específicos que esta etapa encerra e suas implicações ao nível da performance escolar, do bem-estar físico e psicológico e/ou da concretização (ou não) dos seus objectivos pessoais, académicos e/ou profissionais, parece da maior relevância o estudo das estratégias de coping, mais frequentemente utilizadas, no confronto com situações/experiências percepcionadas como problemáticas. Dada a escassez, no contexto português, de instrumentos que permitissem conhecer de forma mais aprofundada esta realidade específica, considerou-se pertinente proceder à adaptação e validação da versão portuguesa do Adolescent - Coping Orientation for Problem Experiences (McCubbin & Patterson, 1983). A validação envolveu a participação de um total de 341 alunos do 12º ano de 3 escolas do Norte do País. Os resultados obtidos na apreciação das características métricas da versão traduzida e adaptada para a população portuguesa do A-COPE (54 itens) deram a conhecer uma estrutura factorial de 8 dimensões, com índices de consistência interna (alpha de Cronbach) entre .62 e .81.Universidade do MinhoSilva, CândidaCaires, Susana20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/16257por1138-1663info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:26:00Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/16257Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:20:20.011964Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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