Estratégias de coping nos alunos do 12º ano: adaptação e validação da versão portuguesa do Adolescent - Coping Orientation for Problem Experiences

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Cândida
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Caires, Susana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/16257
Resumo: Na adolescência o indivíduo sente-se, por um lado, apto fisicamente para ser considerado adulto, por outro, vê-se confrontado com um conjunto de exigências psicológicas e sociais que o obrigam a desenvolver competências para projectar e gerir autonomamente a sua vida. Todas estas exigências implicam recursos, capacidades a que os adolescentes terão de recorrer para o seu confronto. Entre os estudantes do 12º ano, atendendo aos desafios específicos que esta etapa encerra e suas implicações ao nível da performance escolar, do bem-estar físico e psicológico e/ou da concretização (ou não) dos seus objectivos pessoais, académicos e/ou profissionais, parece da maior relevância o estudo das estratégias de coping, mais frequentemente utilizadas, no confronto com situações/experiências percepcionadas como problemáticas. Dada a escassez, no contexto português, de instrumentos que permitissem conhecer de forma mais aprofundada esta realidade específica, considerou-se pertinente proceder à adaptação e validação da versão portuguesa do Adolescent - Coping Orientation for Problem Experiences (McCubbin & Patterson, 1983). A validação envolveu a participação de um total de 341 alunos do 12º ano de 3 escolas do Norte do País. Os resultados obtidos na apreciação das características métricas da versão traduzida e adaptada para a população portuguesa do A-COPE (54 itens) deram a conhecer uma estrutura factorial de 8 dimensões, com índices de consistência interna (alpha de Cronbach) entre .62 e .81.
id RCAP_806f6cdd3c195b3dd3c08993e52a4638
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/16257
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégias de coping nos alunos do 12º ano: adaptação e validação da versão portuguesa do Adolescent - Coping Orientation for Problem ExperiencesAdolescência12º ano de escolaridadeAvaliação estratégias de copingNa adolescência o indivíduo sente-se, por um lado, apto fisicamente para ser considerado adulto, por outro, vê-se confrontado com um conjunto de exigências psicológicas e sociais que o obrigam a desenvolver competências para projectar e gerir autonomamente a sua vida. Todas estas exigências implicam recursos, capacidades a que os adolescentes terão de recorrer para o seu confronto. Entre os estudantes do 12º ano, atendendo aos desafios específicos que esta etapa encerra e suas implicações ao nível da performance escolar, do bem-estar físico e psicológico e/ou da concretização (ou não) dos seus objectivos pessoais, académicos e/ou profissionais, parece da maior relevância o estudo das estratégias de coping, mais frequentemente utilizadas, no confronto com situações/experiências percepcionadas como problemáticas. Dada a escassez, no contexto português, de instrumentos que permitissem conhecer de forma mais aprofundada esta realidade específica, considerou-se pertinente proceder à adaptação e validação da versão portuguesa do Adolescent - Coping Orientation for Problem Experiences (McCubbin & Patterson, 1983). A validação envolveu a participação de um total de 341 alunos do 12º ano de 3 escolas do Norte do País. Os resultados obtidos na apreciação das características métricas da versão traduzida e adaptada para a população portuguesa do A-COPE (54 itens) deram a conhecer uma estrutura factorial de 8 dimensões, com índices de consistência interna (alpha de Cronbach) entre .62 e .81.Universidade do MinhoSilva, CândidaCaires, Susana20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/16257por1138-1663info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:26:00Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/16257Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:20:20.011964Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de coping nos alunos do 12º ano: adaptação e validação da versão portuguesa do Adolescent - Coping Orientation for Problem Experiences
title Estratégias de coping nos alunos do 12º ano: adaptação e validação da versão portuguesa do Adolescent - Coping Orientation for Problem Experiences
spellingShingle Estratégias de coping nos alunos do 12º ano: adaptação e validação da versão portuguesa do Adolescent - Coping Orientation for Problem Experiences
Silva, Cândida
Adolescência
12º ano de escolaridade
Avaliação estratégias de coping
title_short Estratégias de coping nos alunos do 12º ano: adaptação e validação da versão portuguesa do Adolescent - Coping Orientation for Problem Experiences
title_full Estratégias de coping nos alunos do 12º ano: adaptação e validação da versão portuguesa do Adolescent - Coping Orientation for Problem Experiences
title_fullStr Estratégias de coping nos alunos do 12º ano: adaptação e validação da versão portuguesa do Adolescent - Coping Orientation for Problem Experiences
title_full_unstemmed Estratégias de coping nos alunos do 12º ano: adaptação e validação da versão portuguesa do Adolescent - Coping Orientation for Problem Experiences
title_sort Estratégias de coping nos alunos do 12º ano: adaptação e validação da versão portuguesa do Adolescent - Coping Orientation for Problem Experiences
author Silva, Cândida
author_facet Silva, Cândida
Caires, Susana
author_role author
author2 Caires, Susana
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Cândida
Caires, Susana
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescência
12º ano de escolaridade
Avaliação estratégias de coping
topic Adolescência
12º ano de escolaridade
Avaliação estratégias de coping
description Na adolescência o indivíduo sente-se, por um lado, apto fisicamente para ser considerado adulto, por outro, vê-se confrontado com um conjunto de exigências psicológicas e sociais que o obrigam a desenvolver competências para projectar e gerir autonomamente a sua vida. Todas estas exigências implicam recursos, capacidades a que os adolescentes terão de recorrer para o seu confronto. Entre os estudantes do 12º ano, atendendo aos desafios específicos que esta etapa encerra e suas implicações ao nível da performance escolar, do bem-estar físico e psicológico e/ou da concretização (ou não) dos seus objectivos pessoais, académicos e/ou profissionais, parece da maior relevância o estudo das estratégias de coping, mais frequentemente utilizadas, no confronto com situações/experiências percepcionadas como problemáticas. Dada a escassez, no contexto português, de instrumentos que permitissem conhecer de forma mais aprofundada esta realidade específica, considerou-se pertinente proceder à adaptação e validação da versão portuguesa do Adolescent - Coping Orientation for Problem Experiences (McCubbin & Patterson, 1983). A validação envolveu a participação de um total de 341 alunos do 12º ano de 3 escolas do Norte do País. Os resultados obtidos na apreciação das características métricas da versão traduzida e adaptada para a população portuguesa do A-COPE (54 itens) deram a conhecer uma estrutura factorial de 8 dimensões, com índices de consistência interna (alpha de Cronbach) entre .62 e .81.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/16257
url http://hdl.handle.net/1822/16257
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1138-1663
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132666035961856