The iconographic evolution of the day of the dead: how it is used as place branding in Mexico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo, Sílvia Alexandra Cabral
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/24606
Resumo: Esta dissertação insere-se no âmbito do Mestrado em Intercultural Studies for Business do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto. O tema desta tese é - The iconographic evolution of the Day of the Dead: how it is used as place branding in Mexico - e o seu principal objetivo é demonstrar o peso e a importância que o Dia dos Mortos tem para a comunidade local e internacional a nível económico, cultural, social e turístico. Ao longo deste ensaio, pude demonstrar a origem e as lendas associadas a esta festividade, a forma como este dia é celebrado e a sua preparação, bem como a evolução da sua importância económica, cultural e turística desde a era pré-hispânica até aos dias de hoje. Além disso, comparei o Dia dos Mortos com o Halloween, com o objetivo de demonstrar que são duas festividades diferentes em vários aspetos, apesar de existir um conhecimento geral comum que são semelhantes. Por fim, devido à sua própria evolução influenciada pelo processo da globalização e da mercantilização, foi possível observar as transformações recentes pela qual esta passou, provocando uma mudança em como esta festa é vivida pelos habitantes locais e por quem visita a cidade do México nesta altura. É de referir a influência que esta celebração tem noutras culturas e a mudança religioso-cultural que se tem sentido ao longo do tempo.
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