A canção como elemento potencializador da aprendizagem musical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Margarida João de Almeida
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/61267
Resumo: O presente relatório é realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionado do Mestrado em Ensino da Educação Musical no Ensino Básico (2º Ciclo do Ensino Básico) da Faculdade de Ciências Socias e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e pretende demonstrar a atividade desenvolvida, enquanto estagiária, ao longo do ano letivo de 2017/2018, numa escola do Ensino Básico com alunos do 2º e 3º Ciclos. A análise incide em três aspetos fundamentais: a observação, a prática e reflexão sobre a Educação Musical e a função do professor. O relatório encontra-se estruturado em quatro capítulos principais. O primeiro refere-se à evolução da Educação Musical em Portugal, à importância da canção e ao programa da disciplina. O segundo incide na caracterização do contexto do estágio, quer ao nível do agrupamento de escolas, quer ao nível da escola sede do agrupamento onde realizei a minha intervenção. O terceiro capítulo centra-se na prática pedagógica ao nível dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico, onde são descritas, por um lado, as aulas observadas do professor cooperante e as respetivas turmas, por outro, as aulas que lecionei, seguidas de uma reflexão sobre a minha própria prática. Do relatório consta ainda um espaço para uma reflexão final a partir do Framework for Teaching de Danielson e a descrição e reflexão do projeto TuNaM… idealizado e implementado por mim na escola do estágio. Apresento, por fim, a investigação conjunta sobre a plataforma online Cantar Mais levada a cabo pela turma do Mestrado.
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