Estratégias paródicas e o pacto de leitura na obra Fantasia para dois Coronéis e Uma Piscina de Mário de Carvalho
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/17196 |
Resumo: | Esta dissertação apresenta uma análise do processo criativo de Mário de Carvalho, fundamentada na sua obra Fantasia para Dois Coronéis e uma Piscina. Processo criativo entendido como labor literário e recuperação do modo de contar; procura da palavra exata – o leitmotiv da sua escrita –, em que a matéria narrada surge como pretexto para a exposição dos materiais da escrita, das convenções literárias e da relação criação/ crítica. Recorrendo ao registo paródico e suas derivações, o autor abre espaço para a corrosão dos textos, num ato de canibalismo literário; reinventando ‘lugares-comuns’; amalgamando níveis de língua e registos de linguagem diversos, num incessante ato de sedução do leitor que aceita, rendido ao virtuosismo linguístico do autor, o compromisso de proceder a uma leitura contaminada pela ‘fantasia’, mas de casos mundanos suficientemente identificáveis para que a sátira social e a autocrítica se evidenciem. Compromisso definido como ‘pacto de leitura’, garantido pelas afinidades estabelecidas entre a entidade criadora da obra e a entidade recetora, tanto mais conseguido quanto mais estimulante se apresente o desafio proposto pelo texto, que tem no uso da ironia e do humor o seu principal trunfo. /ABSTRACT - This dissertation analyses Mário de Carvalho’s creative process, based mainly on his novel Fantasia para Dois Coronéis e uma Piscina. His ‘creative process’ involves a hard literary work, through which the author tries to recover the art of telling stories, by seeking for the most accurate word – the leitmotiv of his writing - . The events described are usually ornamental and mere excuses to expose the materials of writing, the literary conventions and the relation between creation and criticism. The parody is the most suitable literary genre to support such goals. Through it the author can reinvent ‘clichés’; combine different linguistic levels, end even different kinds of texts, always trying to seduce the reader, who becomes attached to his literary and linguistic skills and, eventually, accepts the commitment of reading a piece of literature touched by fantasy, but reporting common events which allow us to identify the satire on social features and the author’s self-criticism. Such commitment can be defined as a ‘pact of reading’, assured by the affinities established between the author and the reader. The harder the challenge conveyed by the text, the more powerful the link it sets. A text whose ironic tone and humorous innuendos are its main allies. |
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