Desenvolvimento de protótipo de motor de combustão interna a hidrogénio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Rúben Alexandre de Souto
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/3283
Resumo: O presente trabalho aborda o conceito de hidrogénio como um combustível. É apresentado um enquadramento da economia de produção e utilização de hidrogénio. Deste é especificado a utilização do hidrogénio em motores de combustão interna. É realizado uma listagem de propriedades do hidrogénio enquanto combustível de forma a poder apurar quais as estratégias de controlo de carga e componentes a utilizar para suprimir os problemas associados ao combustível. Foi realizado uma análise fundamental da velocidade de propagação da frente de chama para se poder compreender quais os parâmetros e fenómenos relacionados com o crescimento da chama em regime laminar e regime turbulento. Foi realizado uma planificação de componentes e infraestruturas necessárias para uma montagem experimental aplicada a um motor de baixa cilindrada e uma simulação para prever a tendência do desempenho do motor de combustão interna quando é realizada a alteração do combustível.
id RCAP_809959ed280c0487e2f04df2980bdc5d
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/3283
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento de protótipo de motor de combustão interna a hidrogénioHidrogénioVelocidade de propagação da frente de chamaInstabilidades de chamaDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia MecânicaO presente trabalho aborda o conceito de hidrogénio como um combustível. É apresentado um enquadramento da economia de produção e utilização de hidrogénio. Deste é especificado a utilização do hidrogénio em motores de combustão interna. É realizado uma listagem de propriedades do hidrogénio enquanto combustível de forma a poder apurar quais as estratégias de controlo de carga e componentes a utilizar para suprimir os problemas associados ao combustível. Foi realizado uma análise fundamental da velocidade de propagação da frente de chama para se poder compreender quais os parâmetros e fenómenos relacionados com o crescimento da chama em regime laminar e regime turbulento. Foi realizado uma planificação de componentes e infraestruturas necessárias para uma montagem experimental aplicada a um motor de baixa cilindrada e uma simulação para prever a tendência do desempenho do motor de combustão interna quando é realizada a alteração do combustível.Pereira, João Francisco Romeiro da FonsecaIC-OnlineSantos, Rúben Alexandre de Souto2018-06-13T15:11:31Z2013-12-272013-12-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/3283TID:201930501porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:46:51Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/3283Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:47:25.952066Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de protótipo de motor de combustão interna a hidrogénio
title Desenvolvimento de protótipo de motor de combustão interna a hidrogénio
spellingShingle Desenvolvimento de protótipo de motor de combustão interna a hidrogénio
Santos, Rúben Alexandre de Souto
Hidrogénio
Velocidade de propagação da frente de chama
Instabilidades de chama
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Mecânica
title_short Desenvolvimento de protótipo de motor de combustão interna a hidrogénio
title_full Desenvolvimento de protótipo de motor de combustão interna a hidrogénio
title_fullStr Desenvolvimento de protótipo de motor de combustão interna a hidrogénio
title_full_unstemmed Desenvolvimento de protótipo de motor de combustão interna a hidrogénio
title_sort Desenvolvimento de protótipo de motor de combustão interna a hidrogénio
author Santos, Rúben Alexandre de Souto
author_facet Santos, Rúben Alexandre de Souto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, João Francisco Romeiro da Fonseca
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Rúben Alexandre de Souto
dc.subject.por.fl_str_mv Hidrogénio
Velocidade de propagação da frente de chama
Instabilidades de chama
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Mecânica
topic Hidrogénio
Velocidade de propagação da frente de chama
Instabilidades de chama
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Mecânica
description O presente trabalho aborda o conceito de hidrogénio como um combustível. É apresentado um enquadramento da economia de produção e utilização de hidrogénio. Deste é especificado a utilização do hidrogénio em motores de combustão interna. É realizado uma listagem de propriedades do hidrogénio enquanto combustível de forma a poder apurar quais as estratégias de controlo de carga e componentes a utilizar para suprimir os problemas associados ao combustível. Foi realizado uma análise fundamental da velocidade de propagação da frente de chama para se poder compreender quais os parâmetros e fenómenos relacionados com o crescimento da chama em regime laminar e regime turbulento. Foi realizado uma planificação de componentes e infraestruturas necessárias para uma montagem experimental aplicada a um motor de baixa cilindrada e uma simulação para prever a tendência do desempenho do motor de combustão interna quando é realizada a alteração do combustível.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-27
2013-12-27T00:00:00Z
2018-06-13T15:11:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/3283
TID:201930501
url http://hdl.handle.net/10400.8/3283
identifier_str_mv TID:201930501
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136968822489088