A importância das atividades práticas para a aprendizagem das unidades didáticas "O Vulcanismo" e " As rochas magnéticas" com alunos de 7º ano
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/20260 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino da Biologia e de Geologia, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015 |
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A importância das atividades práticas para a aprendizagem das unidades didáticas "O Vulcanismo" e " As rochas magnéticas" com alunos de 7º anoCompetências escolaresVulcanismoCiências - Estudo e ensinoRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2015Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino da Biologia e de Geologia, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015A utilização de atividades de investigação que permitam envolver os alunos, auxiliá-los a responder a questões do dia-a-dia, e a desenvolver um conjunto de competências ao nível do conhecimento, raciocínio, comunicação e atitudes, torna-se chave para o ensino das ciências. Competências importantes para um cidadão do século XXI, que o tornam mais crítico, consciente e ativo nas suas decisões. Tendo em conta este contexto, realizou-se um estudo investigativo, por forma a compreender os principais contributos das atividades de índole prática sobre a atividade vulcânica na aprendizagem dos alunos do 7º ano de ciências naturais. Neste estudo participaram 25 alunos da escola Nuno Gonçalves, em Lisboa, com idades compreendidas entre os 12 e os 13 anos. A temática lecionada insere-se, de acordo com as metas curriculares, nas “Consequências da dinâmica interna da Terra”. Por forma a dar resposta à componente investigativa do estudo, recorreu-se a uma metodologia de natureza qualitativa e interpretativa. Os dados, relativos a esta componente, foram recolhidos através da observação participante das aulas e da análise e avaliação de documentos escritos, testes e questionários realizados pelos alunos. Os questionários centraram-se nas dificuldades sentidas pelos alunos, nas apreciações que fazem das atividades e nas aprendizagens significativas que constroem com a realização de atividades práticas. A análise dos dados sugere que a maioria dos alunos, ao realizar atividades investigativas com recurso a diferentes estratégias de resolução, desenvolveu competências ao nível dos quatro domínios - conhecimento processual e substantivo, raciocínio, comunicação e atitudes. Os dados indicam igualmente, que os alunos apresentaram maiores dificuldades ao nível da problematização, formulação de hipóteses, da comunicação (principalmente escrita) e explicação dos resultados obtidos. As aprendizagens significativas relacionam-se, principalmente, com conteúdos referentes aos temas em estudo e observação de amostras de mão. Os alunos apreciaram as atividades que realizaram e demonstraram envolvimento, gosto e empenho na sua realização.In a science classroom it’s important to use investigation activities that engage the students and helps them to answer questions and develop a range of skills on knowledge, communication, reasoning and attitudes. Those will be key skills for the student as a future citizen of the 21st century, more conscious, critical and active in decisions. Considering this as a starting point, this report aims to understand the main contributions of practical activities of the topic “volcanism” by 7th grade students. Twenty five students from Nuno Gonçalves School in Lisbon participated in this study. The topic above mentioned is from the Portuguese curricula on the subject “Consequences of Earth internal dynamics”. In order to respond to the proposed investigative questions, both qualitative and interpretive methodology were used, and data was collected through participative observation of classes and analysis and evaluation of written documents, tests and questionnaires produced by students. The questionnaires were centred towards the difficulties, appreciation and significant learning that students made during the practical activities. The data collected and analysed suggests that students through different strategies, developed skills in all of the following areas - technical and substantive knowledge, reasoning, communication and attitudes. Data also suggests that students found problem definition, hypothesis formulation, communication, (specially written), and explanation of results to be a stumbling block. The student’s most significant learning are related with the contents of the subjects studied and hand samples observation. The students reported a positive feedback and engaged actively on the various practical activities.Galvão, Cecília, 1955-Repositório da Universidade de LisboaAnselmo, Tânia Patrícia Alves2015-10-13T15:49:03Z20152015-06-082015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/20260TID:201371456porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:05:35Zoai:repositorio.ul.pt:10451/20260Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:38:20.142488Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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