Dificuldades e potencialidades relacionadas ao clima organizacional dos servidores de enfermagem de um hospital público

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho,Elisabete Mesquita Peres de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Brito,Carmen Lúcia Marques de, Villas,Monique Batista Pimentel, Muniz,Gracielle Cordeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000400006
Resumo: Resumo: Introdução: no ambiente hospitalar, as condições de trabalho e as boas relações interpessoais são necessárias para o adequado cumprimento das atividades e para um clima organizacional saudável, que impacte positivamente na saúde do trabalhador. Objetivos: identificar dificuldades e potencialidades relacionadas ao clima organizacional dos servidores de enfermagem de um hospital público do DF. Métodos: trata-se de um estudo descritivo exploratório, de cunho qualitativo, realizado com 46 enfermeiros. A coleta de dados ocorreu no período de outubro a novembro de 2021. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo de Bardin: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados, inferência e interpretação. Resultados: foi possível encontrar três núcleos de sentido que foram divididos em três categorias e catorze subcategorias: 1 - ambiente e condições de trabalho (Escassez de recursos humanos; Escassez de materiais e insumos; Equipamentos sucateados; Serviços de manutenção ineficientes); 2 - comunicação, relacionamento e rotinas de trabalho (Comunicação; Relacionamento líder/colaborador; relacionamento colaborador/colaborador; Fluxos internos e rotinas de trabalho); 3 - potencialidades visualizadas - motivação para a melhoria do ambiente de trabalho (Política de reposição de Recursos Humanos; Gestão de materiais, insumos e Contrato de manutenção dos equipamentos; Rotina de reuniões; Treinamento em serviço; Aproximar a gestão da ponta; Valorização profissional). Conclusões: escassez de recursos humanos, de insumos e de materiais e as condições precarizadas dos equipamentos foram identificadas como potenciais geradores de insatisfação no ambiente de trabalho. Uma comunicação harmoniosa e assertiva foi requerida como habilidade a ser desenvolvida por todas as categorias, o que implica na necessidade de estratégias de desenvolvimento do tema entre as equipes. Estratégias de gestão foram consideradas para o enfrentamento e para a modificação do panorama identificado.
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