As Mulheres da boca e as mulheres do cinema: prostituição e feminismo no documentário brasileiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/1256 |
Resumo: | In several documentaries about prostitution, sex workers are framed as victims, incapable of dealing with their own adversities. We aim to investigate how Brazilian documentaries interact with these figurative traditions, analyzing, mainly, the iconic Mulheres da boca (1981). Embarking on a feminist media critique, we will problematize how this film, recently celebrated for its historical significance, dialogues with representational regimes that stigmatize sex workers. |
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As Mulheres da boca e as mulheres do cinema: prostituição e feminismo no documentário brasileiroAs Mulheres da boca e as mulheres do cinema: prostituição e feminismo no documentário brasileiroAs mulheres da boca e as mulheres do cinema: prostituição e feminismo no documentário brasileiroAs mulheres da boca e as mulheres do cinema: prostituição e feminismo no documentário brasileirosex workBrazilian documentaryfeminismBoca do lixo.prostitucióndocumental brasileñofeminismoBoca do lixo.prostitutiondocumentaire bresilenfeminismeBoca do lixo.Prostituição. Documentário brasileiro. Feminismo. Boca do Lixo.In several documentaries about prostitution, sex workers are framed as victims, incapable of dealing with their own adversities. We aim to investigate how Brazilian documentaries interact with these figurative traditions, analyzing, mainly, the iconic Mulheres da boca (1981). Embarking on a feminist media critique, we will problematize how this film, recently celebrated for its historical significance, dialogues with representational regimes that stigmatize sex workers.En los documentales sobre prostitución se acostumbra reiterar la victimización y el desprecio de la autonomía de las trabajadoras sexuales, supuestamente incapaces de afrontar sus propias penurias. Nuestro objetivo es investigar cómo el cine brasileño dialoga con esa tendencia figurativa, con énfasis en Mulheres da boca (1981). Con aportes de las teorías feministas, se compara cómo la obra – rescatada en los circuitos cinematográficos actuales por sua relevancia histórica – se vincula con regímenes de representación que estigmatizan a las putas. Dans les documentaires sur prostitution, il est d’usage de rappeler la victimisation des travailleuses du sexe, supposées incapables de faire face à leurs propes difficultés. L’objectif est d’étudier comment les fims brésiliens dialoguent avec une telle tendece figurative, en mettant l’accent sur Mulheres da boca (1981). Avez des contribution de théories féministes, il est comparé comment l’oeuvre – sauvée dans les circuits cinématographiques actuales em raison de sa pertinence historique – est liée à des régimes de représentation qui stigmatisent les putes. Em documentários sobre prostituição, costuma-se reiterar vitimizações e negligenciar a autonomia das trabalhadoras sexuais, supostamente incapazes de enfrentar suas próprias agruras. Objetiva-se investigar como filmes brasileiros dialogam com tal tendência figurativa, com destaque para o matricial Mulheres da Boca (1981). Com aportes das teorias feministas, coteja-se como a obra – resgatada em circuitos cinematográficos atuais devido a sua relevância histórica – se enlaça com regimes de representação que estigmatizam mulheridades divergentes.DOC On-lineDOC On-lineDOC On-lineDOC On-line2023-04-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/1256DOC On-line; No. 33 (2023): Bailes de sombras: construcción de identidades y memoria a través de la música en el cine documentalDOC On-line; Núm. 33 (2023): Bailes de sombras: construcción de identidades y memoria a través de la música en el cine documentalDOC On-line; No 33 (2023): Bailes de sombras: construcción de identidades y memoria a través de la música en el cine documentalDOC On-line; N.º 33 (2023): Bailes de sombras: construcción de identidades y memoria a través de la música en el cine documental1646-477Xreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/1256https://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/1256/pdfDireitos de Autor (c) 2023 DOC On-lineinfo:eu-repo/semantics/openAccessGusman, Juliana2024-03-02T05:27:00Zoai:ojs.labcom-ifp.ubi.pt:article/1256Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:12:10.241260Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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