PESTER POWER: IDENTIFICAÇÃO DE MECANISMOS APLICADOS PELAS CRIANÇAS PARA EXERCER A SUA INFLUÊNCIA JUNTO DOS SEUS PAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, João André Lopes
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/104842
Resumo: Dissertação de Mestrado em Marketing apresentada à Faculdade de Economia
id RCAP_80a1adf6c059c4f0a92299bac852dfda
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/104842
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling PESTER POWER: IDENTIFICAÇÃO DE MECANISMOS APLICADOS PELAS CRIANÇAS PARA EXERCER A SUA INFLUÊNCIA JUNTO DOS SEUS PAISPESTER POWER: IDENTIFICATION OF MECHANISMS APPLIED BY CHILDREN TO EXERCISE THEIR INFLUENCE ON THEIR PARENTSEstrutura familiarInfluênciaProcesso Decisão em FamíliaPester PowerFocus GroupFamily structureInfluenceFamily Buying Decision ProcessPester PowerFocus GroupDissertação de Mestrado em Marketing apresentada à Faculdade de EconomiaObjetivos: Esta dissertação possui como objetivos, aferir a perceção dos pais sobre a influência que os seus filhos têm sobre o seu processo de decisão relativamente à aquisição de bens e produtos; identificar as formas de tratamento que os pais empregam para lidar com os pedidos e solicitações feitas pelos seus filhos; aferir a perceção que as crianças (filhos) possuem sobre a influência que conseguem exercer nos seus pais de modo a levá-los a assentir aos seus pedidos; identificar alguns mecanismos que as crianças exploram junto dos seus pais/tutores para exercer a sua influência.Metodologia: Foram realizados dois focus groups distintos (um com pais e outro com os seus filhos). O focus group dos pais procurava abordar 11 (onze) questões, enquanto o focus group realizado com as crianças envolvia 12 (doze) questões. As respostas obtidas foram compiladas em tabelas e analisadas comparando as informações obtidas com a literatura existente sobre o tema.Resultados: Os pais demonstraram ter perceção relativamente à influência dos seus filhos sobre si e aos mecanismos e estratégias que aplicam. Da sua parte as crianças revelaram explorar a sua influência junto dos seus pais, tendo demonstrado uma capacidade de incorporar aprendizagens retiradas de pedidos anteriores nas suas novas abordagens.Valor prático: Compreender a forma como as crianças exploram a sua influência junto dos seus pais pode ajudar os marketers a desenvolver estratégias que envolvam as crianças como um dos elementos que ajuda a reforçar/amplificar determinadas mensagens junto dos paisValor prático: Compreender a forma como as crianças exploram a sua influência junto dos seus pais pode ajudar os marketers a desenvolver estratégias que envolvam as crianças como um dos elementos que ajuda a reforçar/amplificar determinadas mensagens junto dos paisObjectives: The objectives of this work consist are: to assess the parents level of perception regarding the influence exerted by their children over them; identify the mechanisms applied by parents in order to process the requests made by their children; evaluate the children perception regarding the level of influence exerted over their parents; identify some of the mechanisms and strategies that the children deploy in order to achieve the fulfillment of their requests.Methodology: Two distinct focus groups were conducted (one with parents and another one with their respective children). The focus group conducted with the parents focused on 11 (eleven) questions, as for the focus group with children sought to answer 12 (twelve) questions. The obtained answers were later compiled into tables and compared with the available literature regarding the subject.Results: Parents seemed to have a good perception regarding the influence their children exert on them and regarding the mechanisms they deploy. The children shown to explore their influence near their parents, having displayed the capacity to learn from past experiences, incorporating new inputs into future requests.Practical significance: Understanding the way children explore their influence near the parents can allow marketers to develop strategies and campaigns that consider the children as one of the elements that helps to reinforce/amplify specific messages near the parents.Practical significance: Understanding the way children explore their influence near the parents can allow marketers to develop strategies and campaigns that consider the children as one of the elements that helps to reinforce/amplify specific messages near the parents.2020-11-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/104842http://hdl.handle.net/10316/104842TID:203189760porNeves, João André Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-26T21:53:23Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/104842Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:21:28.909324Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv PESTER POWER: IDENTIFICAÇÃO DE MECANISMOS APLICADOS PELAS CRIANÇAS PARA EXERCER A SUA INFLUÊNCIA JUNTO DOS SEUS PAIS
PESTER POWER: IDENTIFICATION OF MECHANISMS APPLIED BY CHILDREN TO EXERCISE THEIR INFLUENCE ON THEIR PARENTS
title PESTER POWER: IDENTIFICAÇÃO DE MECANISMOS APLICADOS PELAS CRIANÇAS PARA EXERCER A SUA INFLUÊNCIA JUNTO DOS SEUS PAIS
spellingShingle PESTER POWER: IDENTIFICAÇÃO DE MECANISMOS APLICADOS PELAS CRIANÇAS PARA EXERCER A SUA INFLUÊNCIA JUNTO DOS SEUS PAIS
Neves, João André Lopes
Estrutura familiar
Influência
Processo Decisão em Família
Pester Power
Focus Group
Family structure
Influence
Family Buying Decision Process
Pester Power
Focus Group
title_short PESTER POWER: IDENTIFICAÇÃO DE MECANISMOS APLICADOS PELAS CRIANÇAS PARA EXERCER A SUA INFLUÊNCIA JUNTO DOS SEUS PAIS
title_full PESTER POWER: IDENTIFICAÇÃO DE MECANISMOS APLICADOS PELAS CRIANÇAS PARA EXERCER A SUA INFLUÊNCIA JUNTO DOS SEUS PAIS
title_fullStr PESTER POWER: IDENTIFICAÇÃO DE MECANISMOS APLICADOS PELAS CRIANÇAS PARA EXERCER A SUA INFLUÊNCIA JUNTO DOS SEUS PAIS
title_full_unstemmed PESTER POWER: IDENTIFICAÇÃO DE MECANISMOS APLICADOS PELAS CRIANÇAS PARA EXERCER A SUA INFLUÊNCIA JUNTO DOS SEUS PAIS
title_sort PESTER POWER: IDENTIFICAÇÃO DE MECANISMOS APLICADOS PELAS CRIANÇAS PARA EXERCER A SUA INFLUÊNCIA JUNTO DOS SEUS PAIS
author Neves, João André Lopes
author_facet Neves, João André Lopes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, João André Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Estrutura familiar
Influência
Processo Decisão em Família
Pester Power
Focus Group
Family structure
Influence
Family Buying Decision Process
Pester Power
Focus Group
topic Estrutura familiar
Influência
Processo Decisão em Família
Pester Power
Focus Group
Family structure
Influence
Family Buying Decision Process
Pester Power
Focus Group
description Dissertação de Mestrado em Marketing apresentada à Faculdade de Economia
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/104842
http://hdl.handle.net/10316/104842
TID:203189760
url http://hdl.handle.net/10316/104842
identifier_str_mv TID:203189760
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134105166675968