Identidade Quilombola de Estudantes do Ensino Médio da Comunidade Quilombola de Guaribas de Baixo/PE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veras, Almani Leite
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/5776
Resumo: Esta investigação a presenta aspectos da mediação escolar na formação da identidade quilombola de jovens do ensino médio que estudam em Caruaru - PE e moram na comunidade quilo mbola de Guaribas de Baixo - Bezerros - PE. O objetivo central é analisar qual o papel d a escola na construção da juventude no Brasil no sentido de se reconhecerem quilombolas através de um diálogo multicultural voltado a uma inclusão social. As categorias eleitas que deram embas a mento a pesquisa foram fundamentadas n os teóricos : Munanga (2000), Gilberto Freire (1978), Todorov (1993), Florestan Fernandes (1989), Hall (1997), Djalo (2008), Dubar ( 2006 ), Santos (2010), Forquin (2000) , Wieviorka (2007), Bhabha (2007) e outros para um estudo investigativo na comunidade rural de Guaribas de Baixo - PE. Utilizamos como instrumento de coleta oito entrevistas que se realizaram na comunidade e escola em Caruaru, onde os estudantes fazem o ensino médio, inexistente na sua própria comunidade. Para isso, adotamos a metodologia qualitativa com (AD) Análise de Discurso nos resultados
id RCAP_80abfba9639dbc59453bcb9e628487b6
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5776
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Identidade Quilombola de Estudantes do Ensino Médio da Comunidade Quilombola de Guaribas de Baixo/PEEDUCAÇÃOIDENTIDADE CULTURALMULTICULTURALISMOJOVENSESCOLASCOMUNIDADE QUILOMBOLAINCLUSÃO SOCIALBRASILGUARIBASMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCATIONCULTURAL IDENTITYMULTICULTURALISMYOUNG PEOPLESCHOOLSQUILOMBA COMMUNITYSOCIAL INCLUSIONBRAZILGUARIBASEsta investigação a presenta aspectos da mediação escolar na formação da identidade quilombola de jovens do ensino médio que estudam em Caruaru - PE e moram na comunidade quilo mbola de Guaribas de Baixo - Bezerros - PE. O objetivo central é analisar qual o papel d a escola na construção da juventude no Brasil no sentido de se reconhecerem quilombolas através de um diálogo multicultural voltado a uma inclusão social. As categorias eleitas que deram embas a mento a pesquisa foram fundamentadas n os teóricos : Munanga (2000), Gilberto Freire (1978), Todorov (1993), Florestan Fernandes (1989), Hall (1997), Djalo (2008), Dubar ( 2006 ), Santos (2010), Forquin (2000) , Wieviorka (2007), Bhabha (2007) e outros para um estudo investigativo na comunidade rural de Guaribas de Baixo - PE. Utilizamos como instrumento de coleta oito entrevistas que se realizaram na comunidade e escola em Caruaru, onde os estudantes fazem o ensino médio, inexistente na sua própria comunidade. Para isso, adotamos a metodologia qualitativa com (AD) Análise de Discurso nos resultadosThis research presents aspects of school mediation in the formation of Maroon identity of secondary school students studying in Caruaru/ PE, and living in the Maroon community of Guaribas de Baixo - Bezerros - PE. The main objective is to analyze which is the role of schools in building the youth character in Bra zil. So, they could recognize themselves as Maroons through a multicultural dialogue geared to social inclusion. The elected categories that gave foundation to our survey were based on the following theoreticians: Munanga (2000), Gilberto Freire (1978), To dorov (1993), Florestan Fernandes (1989), Hall (1997), Djalo (2008), Dubar (2006), Santos (2010), Forquin (2000), Wieviorka (2007), Bhabha (2007), among others, for an investigative study in the rural community Guaribas de Baixo - PE. We used as collection instrument eight interviews that took place in the community and in a school in Caruaru. There, many students can complete the high school level once there is no high school formation in their home community. We also adopted a DA - Discourse Analysis qual itative methodology - in the results2014-11-19T11:35:57Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/5776TID:201252007porVeras, Almani Leiteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:09:38Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5776Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:16:34.333579Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Identidade Quilombola de Estudantes do Ensino Médio da Comunidade Quilombola de Guaribas de Baixo/PE
title Identidade Quilombola de Estudantes do Ensino Médio da Comunidade Quilombola de Guaribas de Baixo/PE
spellingShingle Identidade Quilombola de Estudantes do Ensino Médio da Comunidade Quilombola de Guaribas de Baixo/PE
Veras, Almani Leite
EDUCAÇÃO
IDENTIDADE CULTURAL
MULTICULTURALISMO
JOVENS
ESCOLAS
COMUNIDADE QUILOMBOLA
INCLUSÃO SOCIAL
BRASIL
GUARIBAS
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCATION
CULTURAL IDENTITY
MULTICULTURALISM
YOUNG PEOPLE
SCHOOLS
QUILOMBA COMMUNITY
SOCIAL INCLUSION
BRAZIL
GUARIBAS
title_short Identidade Quilombola de Estudantes do Ensino Médio da Comunidade Quilombola de Guaribas de Baixo/PE
title_full Identidade Quilombola de Estudantes do Ensino Médio da Comunidade Quilombola de Guaribas de Baixo/PE
title_fullStr Identidade Quilombola de Estudantes do Ensino Médio da Comunidade Quilombola de Guaribas de Baixo/PE
title_full_unstemmed Identidade Quilombola de Estudantes do Ensino Médio da Comunidade Quilombola de Guaribas de Baixo/PE
title_sort Identidade Quilombola de Estudantes do Ensino Médio da Comunidade Quilombola de Guaribas de Baixo/PE
author Veras, Almani Leite
author_facet Veras, Almani Leite
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Veras, Almani Leite
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
IDENTIDADE CULTURAL
MULTICULTURALISMO
JOVENS
ESCOLAS
COMUNIDADE QUILOMBOLA
INCLUSÃO SOCIAL
BRASIL
GUARIBAS
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCATION
CULTURAL IDENTITY
MULTICULTURALISM
YOUNG PEOPLE
SCHOOLS
QUILOMBA COMMUNITY
SOCIAL INCLUSION
BRAZIL
GUARIBAS
topic EDUCAÇÃO
IDENTIDADE CULTURAL
MULTICULTURALISMO
JOVENS
ESCOLAS
COMUNIDADE QUILOMBOLA
INCLUSÃO SOCIAL
BRASIL
GUARIBAS
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCATION
CULTURAL IDENTITY
MULTICULTURALISM
YOUNG PEOPLE
SCHOOLS
QUILOMBA COMMUNITY
SOCIAL INCLUSION
BRAZIL
GUARIBAS
description Esta investigação a presenta aspectos da mediação escolar na formação da identidade quilombola de jovens do ensino médio que estudam em Caruaru - PE e moram na comunidade quilo mbola de Guaribas de Baixo - Bezerros - PE. O objetivo central é analisar qual o papel d a escola na construção da juventude no Brasil no sentido de se reconhecerem quilombolas através de um diálogo multicultural voltado a uma inclusão social. As categorias eleitas que deram embas a mento a pesquisa foram fundamentadas n os teóricos : Munanga (2000), Gilberto Freire (1978), Todorov (1993), Florestan Fernandes (1989), Hall (1997), Djalo (2008), Dubar ( 2006 ), Santos (2010), Forquin (2000) , Wieviorka (2007), Bhabha (2007) e outros para um estudo investigativo na comunidade rural de Guaribas de Baixo - PE. Utilizamos como instrumento de coleta oito entrevistas que se realizaram na comunidade e escola em Caruaru, onde os estudantes fazem o ensino médio, inexistente na sua própria comunidade. Para isso, adotamos a metodologia qualitativa com (AD) Análise de Discurso nos resultados
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-19T11:35:57Z
2014-01-01T00:00:00Z
2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/5776
TID:201252007
url http://hdl.handle.net/10437/5776
identifier_str_mv TID:201252007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131262454071296