Identidade Quilombola de Estudantes do Ensino Médio da Comunidade Quilombola de Guaribas de Baixo/PE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/5776 |
Resumo: | Esta investigação a presenta aspectos da mediação escolar na formação da identidade quilombola de jovens do ensino médio que estudam em Caruaru - PE e moram na comunidade quilo mbola de Guaribas de Baixo - Bezerros - PE. O objetivo central é analisar qual o papel d a escola na construção da juventude no Brasil no sentido de se reconhecerem quilombolas através de um diálogo multicultural voltado a uma inclusão social. As categorias eleitas que deram embas a mento a pesquisa foram fundamentadas n os teóricos : Munanga (2000), Gilberto Freire (1978), Todorov (1993), Florestan Fernandes (1989), Hall (1997), Djalo (2008), Dubar ( 2006 ), Santos (2010), Forquin (2000) , Wieviorka (2007), Bhabha (2007) e outros para um estudo investigativo na comunidade rural de Guaribas de Baixo - PE. Utilizamos como instrumento de coleta oito entrevistas que se realizaram na comunidade e escola em Caruaru, onde os estudantes fazem o ensino médio, inexistente na sua própria comunidade. Para isso, adotamos a metodologia qualitativa com (AD) Análise de Discurso nos resultados |
id |
RCAP_80abfba9639dbc59453bcb9e628487b6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5776 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Identidade Quilombola de Estudantes do Ensino Médio da Comunidade Quilombola de Guaribas de Baixo/PEEDUCAÇÃOIDENTIDADE CULTURALMULTICULTURALISMOJOVENSESCOLASCOMUNIDADE QUILOMBOLAINCLUSÃO SOCIALBRASILGUARIBASMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCATIONCULTURAL IDENTITYMULTICULTURALISMYOUNG PEOPLESCHOOLSQUILOMBA COMMUNITYSOCIAL INCLUSIONBRAZILGUARIBASEsta investigação a presenta aspectos da mediação escolar na formação da identidade quilombola de jovens do ensino médio que estudam em Caruaru - PE e moram na comunidade quilo mbola de Guaribas de Baixo - Bezerros - PE. O objetivo central é analisar qual o papel d a escola na construção da juventude no Brasil no sentido de se reconhecerem quilombolas através de um diálogo multicultural voltado a uma inclusão social. As categorias eleitas que deram embas a mento a pesquisa foram fundamentadas n os teóricos : Munanga (2000), Gilberto Freire (1978), Todorov (1993), Florestan Fernandes (1989), Hall (1997), Djalo (2008), Dubar ( 2006 ), Santos (2010), Forquin (2000) , Wieviorka (2007), Bhabha (2007) e outros para um estudo investigativo na comunidade rural de Guaribas de Baixo - PE. Utilizamos como instrumento de coleta oito entrevistas que se realizaram na comunidade e escola em Caruaru, onde os estudantes fazem o ensino médio, inexistente na sua própria comunidade. Para isso, adotamos a metodologia qualitativa com (AD) Análise de Discurso nos resultadosThis research presents aspects of school mediation in the formation of Maroon identity of secondary school students studying in Caruaru/ PE, and living in the Maroon community of Guaribas de Baixo - Bezerros - PE. The main objective is to analyze which is the role of schools in building the youth character in Bra zil. So, they could recognize themselves as Maroons through a multicultural dialogue geared to social inclusion. The elected categories that gave foundation to our survey were based on the following theoreticians: Munanga (2000), Gilberto Freire (1978), To dorov (1993), Florestan Fernandes (1989), Hall (1997), Djalo (2008), Dubar (2006), Santos (2010), Forquin (2000), Wieviorka (2007), Bhabha (2007), among others, for an investigative study in the rural community Guaribas de Baixo - PE. We used as collection instrument eight interviews that took place in the community and in a school in Caruaru. There, many students can complete the high school level once there is no high school formation in their home community. We also adopted a DA - Discourse Analysis qual itative methodology - in the results2014-11-19T11:35:57Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/5776TID:201252007porVeras, Almani Leiteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:09:38Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5776Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:16:34.333579Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Identidade Quilombola de Estudantes do Ensino Médio da Comunidade Quilombola de Guaribas de Baixo/PE |
title |
Identidade Quilombola de Estudantes do Ensino Médio da Comunidade Quilombola de Guaribas de Baixo/PE |
spellingShingle |
Identidade Quilombola de Estudantes do Ensino Médio da Comunidade Quilombola de Guaribas de Baixo/PE Veras, Almani Leite EDUCAÇÃO IDENTIDADE CULTURAL MULTICULTURALISMO JOVENS ESCOLAS COMUNIDADE QUILOMBOLA INCLUSÃO SOCIAL BRASIL GUARIBAS MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO EDUCATION CULTURAL IDENTITY MULTICULTURALISM YOUNG PEOPLE SCHOOLS QUILOMBA COMMUNITY SOCIAL INCLUSION BRAZIL GUARIBAS |
title_short |
Identidade Quilombola de Estudantes do Ensino Médio da Comunidade Quilombola de Guaribas de Baixo/PE |
title_full |
Identidade Quilombola de Estudantes do Ensino Médio da Comunidade Quilombola de Guaribas de Baixo/PE |
title_fullStr |
Identidade Quilombola de Estudantes do Ensino Médio da Comunidade Quilombola de Guaribas de Baixo/PE |
title_full_unstemmed |
Identidade Quilombola de Estudantes do Ensino Médio da Comunidade Quilombola de Guaribas de Baixo/PE |
title_sort |
Identidade Quilombola de Estudantes do Ensino Médio da Comunidade Quilombola de Guaribas de Baixo/PE |
author |
Veras, Almani Leite |
author_facet |
Veras, Almani Leite |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Veras, Almani Leite |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO IDENTIDADE CULTURAL MULTICULTURALISMO JOVENS ESCOLAS COMUNIDADE QUILOMBOLA INCLUSÃO SOCIAL BRASIL GUARIBAS MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO EDUCATION CULTURAL IDENTITY MULTICULTURALISM YOUNG PEOPLE SCHOOLS QUILOMBA COMMUNITY SOCIAL INCLUSION BRAZIL GUARIBAS |
topic |
EDUCAÇÃO IDENTIDADE CULTURAL MULTICULTURALISMO JOVENS ESCOLAS COMUNIDADE QUILOMBOLA INCLUSÃO SOCIAL BRASIL GUARIBAS MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO EDUCATION CULTURAL IDENTITY MULTICULTURALISM YOUNG PEOPLE SCHOOLS QUILOMBA COMMUNITY SOCIAL INCLUSION BRAZIL GUARIBAS |
description |
Esta investigação a presenta aspectos da mediação escolar na formação da identidade quilombola de jovens do ensino médio que estudam em Caruaru - PE e moram na comunidade quilo mbola de Guaribas de Baixo - Bezerros - PE. O objetivo central é analisar qual o papel d a escola na construção da juventude no Brasil no sentido de se reconhecerem quilombolas através de um diálogo multicultural voltado a uma inclusão social. As categorias eleitas que deram embas a mento a pesquisa foram fundamentadas n os teóricos : Munanga (2000), Gilberto Freire (1978), Todorov (1993), Florestan Fernandes (1989), Hall (1997), Djalo (2008), Dubar ( 2006 ), Santos (2010), Forquin (2000) , Wieviorka (2007), Bhabha (2007) e outros para um estudo investigativo na comunidade rural de Guaribas de Baixo - PE. Utilizamos como instrumento de coleta oito entrevistas que se realizaram na comunidade e escola em Caruaru, onde os estudantes fazem o ensino médio, inexistente na sua própria comunidade. Para isso, adotamos a metodologia qualitativa com (AD) Análise de Discurso nos resultados |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-11-19T11:35:57Z 2014-01-01T00:00:00Z 2014 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/5776 TID:201252007 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/5776 |
identifier_str_mv |
TID:201252007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131262454071296 |