Midiametria: análise do desempenho de uma organização na mídia com metodologias e softwares bibliométricos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/597 |
Resumo: | Este artigo é um exercício de união entre os campos da Ciência da Informação e da Ciência da Comunicação. Ele coloca em bases sólidas uma bem fundamentada e robusta metodologia de análise bibliométrica para a análise dos Meios de Comunicação de Massa. Com ela é possível gerar tendências e determinar as preferências dos diversos veículos,assim como fazer estudos prospectivos sobre a evolução histórica de um tema, um produto, um político ou uma empresa na mídia e retirar desta análise conclusões para orientar e aperfeiçoar um relacionamento, em suma criar laços mais profundos e relações melhores e mais produtivas do sujeito de pesquisa com a mídia. A função de Clipping, de acompanhar o que sai na imprensa, está presente em organizações nos cinco continentes. A função de análise deste noticiário é realizada normalmente por empresas de consultoria de mídia. A criação e a alimentação da Base de Dados de Clipping é o diferencial apresentado por este trabalho. Registros do clipping dos anos de 2003 e 2004, num total de 16.999 foram reformatados no software Infotrans e analisados no software VantagePoint. O objetivo das análises é de verificar o desempenho da Embrapa e dos seus Centros de Pesquisa na mídia impressa e eletrônica e identificar a política editorial destes jornais de maneira a qualificar, ampliar e melhorar esta cobertura. Os resultados demonstram com convicção a eficiência do sistema de trabalho de comunicação da Embrapa. O estudo do jornalismo e de sua prática hoje no mundo, as relações públicas e a comunicação empresarial, além do segmento das consultorias de mídia têm em mãos ferramentas e metodologias que permitem um salto de qualidade e de produtividade nas análises de mídia realizadas até agora. |
id |
RCAP_80b15848977751aa147d7ae1f8d0e808 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdigital.ufp.pt:10284/597 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Midiametria: análise do desempenho de uma organização na mídia com metodologias e softwares bibliométricosEste artigo é um exercício de união entre os campos da Ciência da Informação e da Ciência da Comunicação. Ele coloca em bases sólidas uma bem fundamentada e robusta metodologia de análise bibliométrica para a análise dos Meios de Comunicação de Massa. Com ela é possível gerar tendências e determinar as preferências dos diversos veículos,assim como fazer estudos prospectivos sobre a evolução histórica de um tema, um produto, um político ou uma empresa na mídia e retirar desta análise conclusões para orientar e aperfeiçoar um relacionamento, em suma criar laços mais profundos e relações melhores e mais produtivas do sujeito de pesquisa com a mídia. A função de Clipping, de acompanhar o que sai na imprensa, está presente em organizações nos cinco continentes. A função de análise deste noticiário é realizada normalmente por empresas de consultoria de mídia. A criação e a alimentação da Base de Dados de Clipping é o diferencial apresentado por este trabalho. Registros do clipping dos anos de 2003 e 2004, num total de 16.999 foram reformatados no software Infotrans e analisados no software VantagePoint. O objetivo das análises é de verificar o desempenho da Embrapa e dos seus Centros de Pesquisa na mídia impressa e eletrônica e identificar a política editorial destes jornais de maneira a qualificar, ampliar e melhorar esta cobertura. Os resultados demonstram com convicção a eficiência do sistema de trabalho de comunicação da Embrapa. O estudo do jornalismo e de sua prática hoje no mundo, as relações públicas e a comunicação empresarial, além do segmento das consultorias de mídia têm em mãos ferramentas e metodologias que permitem um salto de qualidade e de produtividade nas análises de mídia realizadas até agora.Edições Universidade Fernando PessoaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaPenteado, RobertoGomes, UbiraciVilches, HenriqueCipriano, RobinsonFonseca Júnior, WilsonQuoniam, LucBoutin, EricRiccio, Edson Luiz2008-07-18T13:50:02Z2006-01-01T00:00:00Z2006-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlearticleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/597porRevista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. Porto. ISSN 1646-0502. 3 (2006) 135-149.1646-0502info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:01:03Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/597Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:38:46.271210Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Midiametria: análise do desempenho de uma organização na mídia com metodologias e softwares bibliométricos |
title |
Midiametria: análise do desempenho de uma organização na mídia com metodologias e softwares bibliométricos |
spellingShingle |
Midiametria: análise do desempenho de uma organização na mídia com metodologias e softwares bibliométricos Penteado, Roberto |
title_short |
Midiametria: análise do desempenho de uma organização na mídia com metodologias e softwares bibliométricos |
title_full |
Midiametria: análise do desempenho de uma organização na mídia com metodologias e softwares bibliométricos |
title_fullStr |
Midiametria: análise do desempenho de uma organização na mídia com metodologias e softwares bibliométricos |
title_full_unstemmed |
Midiametria: análise do desempenho de uma organização na mídia com metodologias e softwares bibliométricos |
title_sort |
Midiametria: análise do desempenho de uma organização na mídia com metodologias e softwares bibliométricos |
author |
Penteado, Roberto |
author_facet |
Penteado, Roberto Gomes, Ubiraci Vilches, Henrique Cipriano, Robinson Fonseca Júnior, Wilson Quoniam, Luc Boutin, Eric Riccio, Edson Luiz |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, Ubiraci Vilches, Henrique Cipriano, Robinson Fonseca Júnior, Wilson Quoniam, Luc Boutin, Eric Riccio, Edson Luiz |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Penteado, Roberto Gomes, Ubiraci Vilches, Henrique Cipriano, Robinson Fonseca Júnior, Wilson Quoniam, Luc Boutin, Eric Riccio, Edson Luiz |
description |
Este artigo é um exercício de união entre os campos da Ciência da Informação e da Ciência da Comunicação. Ele coloca em bases sólidas uma bem fundamentada e robusta metodologia de análise bibliométrica para a análise dos Meios de Comunicação de Massa. Com ela é possível gerar tendências e determinar as preferências dos diversos veículos,assim como fazer estudos prospectivos sobre a evolução histórica de um tema, um produto, um político ou uma empresa na mídia e retirar desta análise conclusões para orientar e aperfeiçoar um relacionamento, em suma criar laços mais profundos e relações melhores e mais produtivas do sujeito de pesquisa com a mídia. A função de Clipping, de acompanhar o que sai na imprensa, está presente em organizações nos cinco continentes. A função de análise deste noticiário é realizada normalmente por empresas de consultoria de mídia. A criação e a alimentação da Base de Dados de Clipping é o diferencial apresentado por este trabalho. Registros do clipping dos anos de 2003 e 2004, num total de 16.999 foram reformatados no software Infotrans e analisados no software VantagePoint. O objetivo das análises é de verificar o desempenho da Embrapa e dos seus Centros de Pesquisa na mídia impressa e eletrônica e identificar a política editorial destes jornais de maneira a qualificar, ampliar e melhorar esta cobertura. Os resultados demonstram com convicção a eficiência do sistema de trabalho de comunicação da Embrapa. O estudo do jornalismo e de sua prática hoje no mundo, as relações públicas e a comunicação empresarial, além do segmento das consultorias de mídia têm em mãos ferramentas e metodologias que permitem um salto de qualidade e de produtividade nas análises de mídia realizadas até agora. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-01-01T00:00:00Z 2006-01-01T00:00:00Z 2008-07-18T13:50:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10284/597 |
url |
http://hdl.handle.net/10284/597 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. Porto. ISSN 1646-0502. 3 (2006) 135-149. 1646-0502 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
article application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universidade Fernando Pessoa |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universidade Fernando Pessoa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130250245832704 |