Midiametria: análise do desempenho de uma organização na mídia com metodologias e softwares bibliométricos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Penteado, Roberto
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Gomes, Ubiraci, Vilches, Henrique, Cipriano, Robinson, Fonseca Júnior, Wilson, Quoniam, Luc, Boutin, Eric, Riccio, Edson Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/597
Resumo: Este artigo é um exercício de união entre os campos da Ciência da Informação e da Ciência da Comunicação. Ele coloca em bases sólidas uma bem fundamentada e robusta metodologia de análise bibliométrica para a análise dos Meios de Comunicação de Massa. Com ela é possível gerar tendências e determinar as preferências dos diversos veículos,assim como fazer estudos prospectivos sobre a evolução histórica de um tema, um produto, um político ou uma empresa na mídia e retirar desta análise conclusões para orientar e aperfeiçoar um relacionamento, em suma criar laços mais profundos e relações melhores e mais produtivas do sujeito de pesquisa com a mídia. A função de Clipping, de acompanhar o que sai na imprensa, está presente em organizações nos cinco continentes. A função de análise deste noticiário é realizada normalmente por empresas de consultoria de mídia. A criação e a alimentação da Base de Dados de Clipping é o diferencial apresentado por este trabalho. Registros do clipping dos anos de 2003 e 2004, num total de 16.999 foram reformatados no software Infotrans e analisados no software VantagePoint. O objetivo das análises é de verificar o desempenho da Embrapa e dos seus Centros de Pesquisa na mídia impressa e eletrônica e identificar a política editorial destes jornais de maneira a qualificar, ampliar e melhorar esta cobertura. Os resultados demonstram com convicção a eficiência do sistema de trabalho de comunicação da Embrapa. O estudo do jornalismo e de sua prática hoje no mundo, as relações públicas e a comunicação empresarial, além do segmento das consultorias de mídia têm em mãos ferramentas e metodologias que permitem um salto de qualidade e de produtividade nas análises de mídia realizadas até agora.
id RCAP_80b15848977751aa147d7ae1f8d0e808
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/597
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Midiametria: análise do desempenho de uma organização na mídia com metodologias e softwares bibliométricosEste artigo é um exercício de união entre os campos da Ciência da Informação e da Ciência da Comunicação. Ele coloca em bases sólidas uma bem fundamentada e robusta metodologia de análise bibliométrica para a análise dos Meios de Comunicação de Massa. Com ela é possível gerar tendências e determinar as preferências dos diversos veículos,assim como fazer estudos prospectivos sobre a evolução histórica de um tema, um produto, um político ou uma empresa na mídia e retirar desta análise conclusões para orientar e aperfeiçoar um relacionamento, em suma criar laços mais profundos e relações melhores e mais produtivas do sujeito de pesquisa com a mídia. A função de Clipping, de acompanhar o que sai na imprensa, está presente em organizações nos cinco continentes. A função de análise deste noticiário é realizada normalmente por empresas de consultoria de mídia. A criação e a alimentação da Base de Dados de Clipping é o diferencial apresentado por este trabalho. Registros do clipping dos anos de 2003 e 2004, num total de 16.999 foram reformatados no software Infotrans e analisados no software VantagePoint. O objetivo das análises é de verificar o desempenho da Embrapa e dos seus Centros de Pesquisa na mídia impressa e eletrônica e identificar a política editorial destes jornais de maneira a qualificar, ampliar e melhorar esta cobertura. Os resultados demonstram com convicção a eficiência do sistema de trabalho de comunicação da Embrapa. O estudo do jornalismo e de sua prática hoje no mundo, as relações públicas e a comunicação empresarial, além do segmento das consultorias de mídia têm em mãos ferramentas e metodologias que permitem um salto de qualidade e de produtividade nas análises de mídia realizadas até agora.Edições Universidade Fernando PessoaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaPenteado, RobertoGomes, UbiraciVilches, HenriqueCipriano, RobinsonFonseca Júnior, WilsonQuoniam, LucBoutin, EricRiccio, Edson Luiz2008-07-18T13:50:02Z2006-01-01T00:00:00Z2006-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlearticleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/597porRevista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. Porto. ISSN 1646-0502. 3 (2006) 135-149.1646-0502info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:01:03Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/597Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:38:46.271210Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Midiametria: análise do desempenho de uma organização na mídia com metodologias e softwares bibliométricos
title Midiametria: análise do desempenho de uma organização na mídia com metodologias e softwares bibliométricos
spellingShingle Midiametria: análise do desempenho de uma organização na mídia com metodologias e softwares bibliométricos
Penteado, Roberto
title_short Midiametria: análise do desempenho de uma organização na mídia com metodologias e softwares bibliométricos
title_full Midiametria: análise do desempenho de uma organização na mídia com metodologias e softwares bibliométricos
title_fullStr Midiametria: análise do desempenho de uma organização na mídia com metodologias e softwares bibliométricos
title_full_unstemmed Midiametria: análise do desempenho de uma organização na mídia com metodologias e softwares bibliométricos
title_sort Midiametria: análise do desempenho de uma organização na mídia com metodologias e softwares bibliométricos
author Penteado, Roberto
author_facet Penteado, Roberto
Gomes, Ubiraci
Vilches, Henrique
Cipriano, Robinson
Fonseca Júnior, Wilson
Quoniam, Luc
Boutin, Eric
Riccio, Edson Luiz
author_role author
author2 Gomes, Ubiraci
Vilches, Henrique
Cipriano, Robinson
Fonseca Júnior, Wilson
Quoniam, Luc
Boutin, Eric
Riccio, Edson Luiz
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Penteado, Roberto
Gomes, Ubiraci
Vilches, Henrique
Cipriano, Robinson
Fonseca Júnior, Wilson
Quoniam, Luc
Boutin, Eric
Riccio, Edson Luiz
description Este artigo é um exercício de união entre os campos da Ciência da Informação e da Ciência da Comunicação. Ele coloca em bases sólidas uma bem fundamentada e robusta metodologia de análise bibliométrica para a análise dos Meios de Comunicação de Massa. Com ela é possível gerar tendências e determinar as preferências dos diversos veículos,assim como fazer estudos prospectivos sobre a evolução histórica de um tema, um produto, um político ou uma empresa na mídia e retirar desta análise conclusões para orientar e aperfeiçoar um relacionamento, em suma criar laços mais profundos e relações melhores e mais produtivas do sujeito de pesquisa com a mídia. A função de Clipping, de acompanhar o que sai na imprensa, está presente em organizações nos cinco continentes. A função de análise deste noticiário é realizada normalmente por empresas de consultoria de mídia. A criação e a alimentação da Base de Dados de Clipping é o diferencial apresentado por este trabalho. Registros do clipping dos anos de 2003 e 2004, num total de 16.999 foram reformatados no software Infotrans e analisados no software VantagePoint. O objetivo das análises é de verificar o desempenho da Embrapa e dos seus Centros de Pesquisa na mídia impressa e eletrônica e identificar a política editorial destes jornais de maneira a qualificar, ampliar e melhorar esta cobertura. Os resultados demonstram com convicção a eficiência do sistema de trabalho de comunicação da Embrapa. O estudo do jornalismo e de sua prática hoje no mundo, as relações públicas e a comunicação empresarial, além do segmento das consultorias de mídia têm em mãos ferramentas e metodologias que permitem um salto de qualidade e de produtividade nas análises de mídia realizadas até agora.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-01-01T00:00:00Z
2006-01-01T00:00:00Z
2008-07-18T13:50:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/597
url http://hdl.handle.net/10284/597
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. Porto. ISSN 1646-0502. 3 (2006) 135-149.
1646-0502
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv article
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universidade Fernando Pessoa
publisher.none.fl_str_mv Edições Universidade Fernando Pessoa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130250245832704