Influência da sustentabilidade ambiental na gestão e competitividade empresarial e na empregabilidade: percepções de gerentes brasileiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baptista, Nilson Gonçalves Pereira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/7581
Resumo: O objetivo deste estudo de caso foi avaliar como profissionais, que exercem cargos de alta e média gerência, percebem a importância da sustentabilidade ambiental. Este objetivo desdobrou-se em três objetivos específicos: 1) avaliação da percepção da importância da sustentabilidade ambiental para a gestão empresarial; 2) avaliação da percepção da importância da sustentabilidade ambiental para a competitividade empresarial; 3) avaliação da percepção da importância da sustentabilidade ambiental para a própria empregabilidade. Para tanto, foi realizada uma pesquisa, por meio de um questionário exploratório, dividido em três seções: introdução dos principais tópicos da pesquisa, caracterização do pesquisado e obtenção de dados sobre suas percepções a respeito da influência da sustentabilidade ambiental na gestão e na competitividade empresarial bem como na empregabilidade deles próprios. A pesquisa foi realizada em duas empresas, uma mineradora e uma siderúrgica, situadas na Região Sudeste do Brasil. Tais empresas têm níveis gerenciais similares e investem em conscientização sobre sustentabilidade ambiental de seus gerentes e demais empregados. A amostra total compreendeu noventa e oito gerentes, sendo 63 da siderúrgica e 35 da mineradora. Deste total de profissionais pesquisados, 24,49% integram a alta gerência e 75,51% a média gerência dessas empresas. O questionário foi enviado às empresas e respondido diretamente pelos pesquisados por e-mail e internet. A análise de dados compreendeu uma análise descritiva da amostra, seguida de uma análise fatorial exploratória e da realização de testes não paramétricos, objetivando a validação das hipóteses, derivadas dos objetivos específicos desta pesquisa. Concluiu-se que os gerentes pesquisados percebem que a sustentabilidade ambiental é realmente importante para a gestão, para a competitividade empresarial e para a empregabilidade, nesta ordem. A pesquisa também permitiu testar um instrumento de coleta de dados e sugere-se que seja aperfeiçoado para que outras empresas possam utilizá-lo para avaliar a eficácia de seus programas de conscientização gerencial sobre sustentabilidade ambiental.
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Para tanto, foi realizada uma pesquisa, por meio de um questionário exploratório, dividido em três seções: introdução dos principais tópicos da pesquisa, caracterização do pesquisado e obtenção de dados sobre suas percepções a respeito da influência da sustentabilidade ambiental na gestão e na competitividade empresarial bem como na empregabilidade deles próprios. A pesquisa foi realizada em duas empresas, uma mineradora e uma siderúrgica, situadas na Região Sudeste do Brasil. Tais empresas têm níveis gerenciais similares e investem em conscientização sobre sustentabilidade ambiental de seus gerentes e demais empregados. A amostra total compreendeu noventa e oito gerentes, sendo 63 da siderúrgica e 35 da mineradora. Deste total de profissionais pesquisados, 24,49% integram a alta gerência e 75,51% a média gerência dessas empresas. O questionário foi enviado às empresas e respondido diretamente pelos pesquisados por e-mail e internet. A análise de dados compreendeu uma análise descritiva da amostra, seguida de uma análise fatorial exploratória e da realização de testes não paramétricos, objetivando a validação das hipóteses, derivadas dos objetivos específicos desta pesquisa. Concluiu-se que os gerentes pesquisados percebem que a sustentabilidade ambiental é realmente importante para a gestão, para a competitividade empresarial e para a empregabilidade, nesta ordem. A pesquisa também permitiu testar um instrumento de coleta de dados e sugere-se que seja aperfeiçoado para que outras empresas possam utilizá-lo para avaliar a eficácia de seus programas de conscientização gerencial sobre sustentabilidade ambiental.The goal of this study was to evaluate how professionals holding high and medium management positions, understand the importance of environmental sustainability. This objective unfolds in three specific objectives: 1) evaluating the manager’s perception about the importance of environmental sustainability for the business management; 2) evaluating their perception regarding the importance of environmental sustainability for the business competitiveness; 3) evaluating the manager’s perception on the importance of environmental sustainability for their own employability. A survey was conducted through an exploratory questionnaire organized into three sections: introducing the main topic of the survey, characterizing the respondents, gathering the data on their perceptions respecting the influence of environmental sustainability on the business management and competitiveness, as well as on the professional’s employability. The survey was conducted in two companies, a mining and steel company, located in southeastern Brazil. These companies have similar management levels and invest in awareness of environmental sustainability of its managers and employees. The total sample consisted of 98 managers, 63 of the steel company and 35 of mining one. Of this total of surveyed professionals, 24.49% were part of the senior management and 75.51% belong to the medium management positions in these companies. The questionnaire was delivered by the companies and was answered directly by the respondents by e-mail and internet. Data analysis included a descriptive analysis of the surveyed sample, followed by an exploratory factor analysis and the estimation of nonparametric tests, aiming at verifying the validity of the hypothesis derived from the specific objectives of this research. We conclude that the surveyed managers valued environmental sustainability as being very important to company management, for business competitiveness, and for their own employability and, in this order. The research allowed also for testing the data collecting tool and to identify how it could be improved in order to be used by other companies to evaluate the effectiveness of their management awareness programs on environmental sustainability.2017-05-05T15:02:08Z2017-05-05T00:00:00Z2017-05-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7581TID:201979853porBaptista, Nilson Gonçalves Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:51:51Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7581Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:05:20.203051Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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