Business Plan : uma empresa portuguesa do setor de construção no mercado moçambicano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jerónimo, Margarida Pereira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/11867
Resumo: Atualmente, o setor de construção em Portugal apresenta uma conjuntura visivelmente em crise, em resultado de quebras significativas no lado da oferta e incapacidade financeira do lado da procura. Perante esta situação particularmente difícil, as empresas do setor encaram o futuro do mercado interno com algum pessimismo, focalizando-se para uma estratégia cuja chave é a internacionalização. Assim, e tendo em conta que as relações entre Portugal e as suas ex-coloniais mantêm-se fortes e que as necessidades de desenvolvimento destes países são significativas, as principais apostas das empresas portuguesas têm sido no continente africano. O setor de construção representa um elemento crucial para desenvolver o crescimento e competitividade dos países e permitir alcançar vantagens competitivas sustentáveis, pelo que a empresa Abrantina S.A. entendeu apostar em Moçambique como a próxima oportunidade de negócio a considerar, à semelhança de muitas outras empresas portuguesas. Neste contexto, impõe-se à Abrantina, S.A. fazer uma análise, na qual se define um plano estratégico, com o objetivo de avaliar a viabilidade económica de um possível reforço da atividade da empresa em Moçambique. Para isso, aprofundou-se o enquadramento favorável para empresas do setor em Moçambique em resultado das limitações ao nível de acessos e infraestruturas, e definiu-se um conjunto de fortes caraterísticas que oferecem perspetivas de sucesso do investimento específico da Abrantina.
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spelling Business Plan : uma empresa portuguesa do setor de construção no mercado moçambicanoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoAtualmente, o setor de construção em Portugal apresenta uma conjuntura visivelmente em crise, em resultado de quebras significativas no lado da oferta e incapacidade financeira do lado da procura. Perante esta situação particularmente difícil, as empresas do setor encaram o futuro do mercado interno com algum pessimismo, focalizando-se para uma estratégia cuja chave é a internacionalização. Assim, e tendo em conta que as relações entre Portugal e as suas ex-coloniais mantêm-se fortes e que as necessidades de desenvolvimento destes países são significativas, as principais apostas das empresas portuguesas têm sido no continente africano. O setor de construção representa um elemento crucial para desenvolver o crescimento e competitividade dos países e permitir alcançar vantagens competitivas sustentáveis, pelo que a empresa Abrantina S.A. entendeu apostar em Moçambique como a próxima oportunidade de negócio a considerar, à semelhança de muitas outras empresas portuguesas. Neste contexto, impõe-se à Abrantina, S.A. fazer uma análise, na qual se define um plano estratégico, com o objetivo de avaliar a viabilidade económica de um possível reforço da atividade da empresa em Moçambique. Para isso, aprofundou-se o enquadramento favorável para empresas do setor em Moçambique em resultado das limitações ao nível de acessos e infraestruturas, e definiu-se um conjunto de fortes caraterísticas que oferecem perspetivas de sucesso do investimento específico da Abrantina.In the present situation, the Portuguese construction setor is going through a visible crisis due to the loss of income from the supply chain coupled with incapacity of solving its financial demand issues. As result of this difficult situation, the construction companies are look at the future of internal market with pessimism and investing their efforts towards a strategy that focused on internationalization. In this sense, by taking advantage of its strong relationships and needs of development of its ex-colonies, the Portuguese construction companies have been focused on the African countries. The construction setor is a crucial element to boost economic growth and competitiveness of underdeveloped countries, allowing companies to achieve sustainable competitive advantage. For these reasons, Mozambique was chosen by Abrantina, S.A and many other companies as their next business opportunity. In this context, a strategic business plan was defined and set out to Abrantina, S.A, in order to study the economic viability of reinforcing the company‟s ativity in Mozambique. In this sense the favorable market conditions for construction companies were reinforced in result of Mozambique‟s need to overcome the infrastructural limitations and joint features were defined, offering a good chance for investment return for Abrantina.Tsvetkov, PeterVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaJerónimo, Margarida Pereira2013-07-05T08:27:39Z201220112012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/11867porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-05T01:35:41Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/11867Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:09:37.023364Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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