Liderança na escola: uma história na primeira pessoa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/19579 |
Resumo: | Gerir uma escola é mais amplo e profundo que gerir processos e pessoas. Faz parte da atuação do gestor escolar identificar questões que precisam ser tratadas e resolvidas de forma eficaz e eficiente em tempo hábil por meio de estratégias que assegurem uma resolução efetiva e assertiva. De forma geral, os problemas vividos dentro de uma escola, trazem repercussão ao corpo docente e discente, de forma direta ou indireta, e cabe ao Diretor Escolar ter a perceção de liderança, forte, ativa e estratégica. No caso específico deste estudo, a evasão dos professores mostrou-se como um problema que teve seu início no recrutamento, se intensificou nas formações e por fim trazia resultados insatisfatórios na aprendizagem dos alunos. Por outro lado, destaca-se que a cultura da escola é fortemente impactada pela mudança vivida na equipa pedagógica, a cada vez que substitui um professor por exemplo, essa cultura se não estiver muito bem fortificada, acaba por se enfraquecer ainda mais, desestabilizando o grupo e o trabalho. Dessa forma, o estudo mostrou como a questão problema foi desenrolada e tratada |
id |
RCAP_80d9cb841a3216be5cc9f04813e6a78f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/19579 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Liderança na escola: uma história na primeira pessoaGestão escolarProfessoresEvasãoSchool managementTeachersDropoutDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoGerir uma escola é mais amplo e profundo que gerir processos e pessoas. Faz parte da atuação do gestor escolar identificar questões que precisam ser tratadas e resolvidas de forma eficaz e eficiente em tempo hábil por meio de estratégias que assegurem uma resolução efetiva e assertiva. De forma geral, os problemas vividos dentro de uma escola, trazem repercussão ao corpo docente e discente, de forma direta ou indireta, e cabe ao Diretor Escolar ter a perceção de liderança, forte, ativa e estratégica. No caso específico deste estudo, a evasão dos professores mostrou-se como um problema que teve seu início no recrutamento, se intensificou nas formações e por fim trazia resultados insatisfatórios na aprendizagem dos alunos. Por outro lado, destaca-se que a cultura da escola é fortemente impactada pela mudança vivida na equipa pedagógica, a cada vez que substitui um professor por exemplo, essa cultura se não estiver muito bem fortificada, acaba por se enfraquecer ainda mais, desestabilizando o grupo e o trabalho. Dessa forma, o estudo mostrou como a questão problema foi desenrolada e tratadaManaging a school is broader and deeper than managing processes and people. It is part of the school manager's role to identify issues that need to be addressed and resolved effectively and efficiently in a timely manner through strategies that ensure an effective and assertive resolution. In general, the problems experienced within a school bring repercussions to the teaching staff and students, directly or indirectly, and it is up to the School Director to have the perception of leadership, strong, active and strategic. In the specific case of this study, the evasion of teachers showed up as a problem that had its beginning in recruitment, intensified in training and finally brought unsatisfactory results in student learning. On the other hand, it is highlighted that the school culture is strongly impacted by the change experienced in the pedagogical team, every time a teacher is replaced for example, this culture if not very well fortified, ends up weakening even more, destabilizing the group and the work. Thus, the study showed how the problem issue was developed and dealt withInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoLencastre, José AlbertoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoDuarte, Fabiana Soares2022-01-20T12:39:37Z202120212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/19579TID:202891178porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:14:10Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/19579Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:39:38.366265Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Liderança na escola: uma história na primeira pessoa |
title |
Liderança na escola: uma história na primeira pessoa |
spellingShingle |
Liderança na escola: uma história na primeira pessoa Duarte, Fabiana Soares Gestão escolar Professores Evasão School management Teachers Dropout Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Liderança na escola: uma história na primeira pessoa |
title_full |
Liderança na escola: uma história na primeira pessoa |
title_fullStr |
Liderança na escola: uma história na primeira pessoa |
title_full_unstemmed |
Liderança na escola: uma história na primeira pessoa |
title_sort |
Liderança na escola: uma história na primeira pessoa |
author |
Duarte, Fabiana Soares |
author_facet |
Duarte, Fabiana Soares |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lencastre, José Alberto Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte, Fabiana Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão escolar Professores Evasão School management Teachers Dropout Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Gestão escolar Professores Evasão School management Teachers Dropout Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Gerir uma escola é mais amplo e profundo que gerir processos e pessoas. Faz parte da atuação do gestor escolar identificar questões que precisam ser tratadas e resolvidas de forma eficaz e eficiente em tempo hábil por meio de estratégias que assegurem uma resolução efetiva e assertiva. De forma geral, os problemas vividos dentro de uma escola, trazem repercussão ao corpo docente e discente, de forma direta ou indireta, e cabe ao Diretor Escolar ter a perceção de liderança, forte, ativa e estratégica. No caso específico deste estudo, a evasão dos professores mostrou-se como um problema que teve seu início no recrutamento, se intensificou nas formações e por fim trazia resultados insatisfatórios na aprendizagem dos alunos. Por outro lado, destaca-se que a cultura da escola é fortemente impactada pela mudança vivida na equipa pedagógica, a cada vez que substitui um professor por exemplo, essa cultura se não estiver muito bem fortificada, acaba por se enfraquecer ainda mais, desestabilizando o grupo e o trabalho. Dessa forma, o estudo mostrou como a questão problema foi desenrolada e tratada |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021 2021-01-01T00:00:00Z 2022-01-20T12:39:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/19579 TID:202891178 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/19579 |
identifier_str_mv |
TID:202891178 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131484753231872 |