Liderança na escola: uma história na primeira pessoa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Fabiana Soares
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/19579
Resumo: Gerir uma escola é mais amplo e profundo que gerir processos e pessoas. Faz parte da atuação do gestor escolar identificar questões que precisam ser tratadas e resolvidas de forma eficaz e eficiente em tempo hábil por meio de estratégias que assegurem uma resolução efetiva e assertiva. De forma geral, os problemas vividos dentro de uma escola, trazem repercussão ao corpo docente e discente, de forma direta ou indireta, e cabe ao Diretor Escolar ter a perceção de liderança, forte, ativa e estratégica. No caso específico deste estudo, a evasão dos professores mostrou-se como um problema que teve seu início no recrutamento, se intensificou nas formações e por fim trazia resultados insatisfatórios na aprendizagem dos alunos. Por outro lado, destaca-se que a cultura da escola é fortemente impactada pela mudança vivida na equipa pedagógica, a cada vez que substitui um professor por exemplo, essa cultura se não estiver muito bem fortificada, acaba por se enfraquecer ainda mais, desestabilizando o grupo e o trabalho. Dessa forma, o estudo mostrou como a questão problema foi desenrolada e tratada
id RCAP_80d9cb841a3216be5cc9f04813e6a78f
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/19579
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Liderança na escola: uma história na primeira pessoaGestão escolarProfessoresEvasãoSchool managementTeachersDropoutDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoGerir uma escola é mais amplo e profundo que gerir processos e pessoas. Faz parte da atuação do gestor escolar identificar questões que precisam ser tratadas e resolvidas de forma eficaz e eficiente em tempo hábil por meio de estratégias que assegurem uma resolução efetiva e assertiva. De forma geral, os problemas vividos dentro de uma escola, trazem repercussão ao corpo docente e discente, de forma direta ou indireta, e cabe ao Diretor Escolar ter a perceção de liderança, forte, ativa e estratégica. No caso específico deste estudo, a evasão dos professores mostrou-se como um problema que teve seu início no recrutamento, se intensificou nas formações e por fim trazia resultados insatisfatórios na aprendizagem dos alunos. Por outro lado, destaca-se que a cultura da escola é fortemente impactada pela mudança vivida na equipa pedagógica, a cada vez que substitui um professor por exemplo, essa cultura se não estiver muito bem fortificada, acaba por se enfraquecer ainda mais, desestabilizando o grupo e o trabalho. Dessa forma, o estudo mostrou como a questão problema foi desenrolada e tratadaManaging a school is broader and deeper than managing processes and people. It is part of the school manager's role to identify issues that need to be addressed and resolved effectively and efficiently in a timely manner through strategies that ensure an effective and assertive resolution. In general, the problems experienced within a school bring repercussions to the teaching staff and students, directly or indirectly, and it is up to the School Director to have the perception of leadership, strong, active and strategic. In the specific case of this study, the evasion of teachers showed up as a problem that had its beginning in recruitment, intensified in training and finally brought unsatisfactory results in student learning. On the other hand, it is highlighted that the school culture is strongly impacted by the change experienced in the pedagogical team, every time a teacher is replaced for example, this culture if not very well fortified, ends up weakening even more, destabilizing the group and the work. Thus, the study showed how the problem issue was developed and dealt withInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoLencastre, José AlbertoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoDuarte, Fabiana Soares2022-01-20T12:39:37Z202120212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/19579TID:202891178porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:14:10Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/19579Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:39:38.366265Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Liderança na escola: uma história na primeira pessoa
title Liderança na escola: uma história na primeira pessoa
spellingShingle Liderança na escola: uma história na primeira pessoa
Duarte, Fabiana Soares
Gestão escolar
Professores
Evasão
School management
Teachers
Dropout
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Liderança na escola: uma história na primeira pessoa
title_full Liderança na escola: uma história na primeira pessoa
title_fullStr Liderança na escola: uma história na primeira pessoa
title_full_unstemmed Liderança na escola: uma história na primeira pessoa
title_sort Liderança na escola: uma história na primeira pessoa
author Duarte, Fabiana Soares
author_facet Duarte, Fabiana Soares
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lencastre, José Alberto
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Fabiana Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão escolar
Professores
Evasão
School management
Teachers
Dropout
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Gestão escolar
Professores
Evasão
School management
Teachers
Dropout
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Gerir uma escola é mais amplo e profundo que gerir processos e pessoas. Faz parte da atuação do gestor escolar identificar questões que precisam ser tratadas e resolvidas de forma eficaz e eficiente em tempo hábil por meio de estratégias que assegurem uma resolução efetiva e assertiva. De forma geral, os problemas vividos dentro de uma escola, trazem repercussão ao corpo docente e discente, de forma direta ou indireta, e cabe ao Diretor Escolar ter a perceção de liderança, forte, ativa e estratégica. No caso específico deste estudo, a evasão dos professores mostrou-se como um problema que teve seu início no recrutamento, se intensificou nas formações e por fim trazia resultados insatisfatórios na aprendizagem dos alunos. Por outro lado, destaca-se que a cultura da escola é fortemente impactada pela mudança vivida na equipa pedagógica, a cada vez que substitui um professor por exemplo, essa cultura se não estiver muito bem fortificada, acaba por se enfraquecer ainda mais, desestabilizando o grupo e o trabalho. Dessa forma, o estudo mostrou como a questão problema foi desenrolada e tratada
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021
2021-01-01T00:00:00Z
2022-01-20T12:39:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/19579
TID:202891178
url http://hdl.handle.net/10400.22/19579
identifier_str_mv TID:202891178
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131484753231872