Entre, quem é? Estudo exploratório sobre a predisposição das entidades da economia social para a gestão de recursos partilhados na terra quente transmontana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Maria Augusta Teixeira Pereira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/21049
Resumo: “Entre, quem é?” é uma expressão da hospitalidade transmontana. Região desfavorecida, envelhecida e de baixa densidade populacional. Deficitária no sector secundário, abundante em produtos de qualidade reconhecida, equilibrada na diversidade da agricultura e na multiplicidade dos serviços, em que as organizações da economia social são um pilar do desenvolvimento e da empregabilidade. Respondem a carências sociais, sabem utilizar de forma inteligente os meios de que dispõem, têm presente o sentimento de partilha, mas ainda não se organizaram para implementar um modelo de gestão partilhada. Para o propósito de estudo partiu-se da seguinte pergunta de investigação: Existe predisposição dos agentes da economia social para a partilha de recursos? Assente num estudo de caso da Terra Quente transmontana foi utilizada uma metodologia mista consubstanciada numa abordagem exploratória qualitativa dirigida a gestores (entrevistas em profundidade) e numa abordagem exploratória quantitativa dirigida a colaboradores (inquérito por questionário). Procedeu-se ainda a pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados do estudo permitiram observar a existência de predisposição para a partilha e inferir que estas organizações têm um impacto económico significativo em número, trabalho remunerado e volume de negócios. Aferiu-se a relação entre a demonstração de interesse na partilha e a qualificação adequada à função dos gestores e colaboradores. Verificou-se a prática da partilha informal e não regulada de recursos próprios e alheios, entre parceiros de proximidade, sem que exista um modelo de gestão de conhecimento, ativos, tempo, uso, reutilização e aproveitamento. Antevê-se que o estudo possa servir de base científica/metodológica para um projeto de investimento regional, beneficiando das oportunidades de apoio ao investimento em I&D, e estabelecimento de parcerias, conciliando o interesse numa região smart e a aplicação dos princípios da economia circular. Acredita-se que a promoção deste novo paradigma, através de ações de marketing social, será conducente a mudanças nos comportamentos e atitudes das organizações e da sociedade, e que possa ser disseminado noutras regiões.
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Para o propósito de estudo partiu-se da seguinte pergunta de investigação: Existe predisposição dos agentes da economia social para a partilha de recursos? Assente num estudo de caso da Terra Quente transmontana foi utilizada uma metodologia mista consubstanciada numa abordagem exploratória qualitativa dirigida a gestores (entrevistas em profundidade) e numa abordagem exploratória quantitativa dirigida a colaboradores (inquérito por questionário). Procedeu-se ainda a pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados do estudo permitiram observar a existência de predisposição para a partilha e inferir que estas organizações têm um impacto económico significativo em número, trabalho remunerado e volume de negócios. Aferiu-se a relação entre a demonstração de interesse na partilha e a qualificação adequada à função dos gestores e colaboradores. Verificou-se a prática da partilha informal e não regulada de recursos próprios e alheios, entre parceiros de proximidade, sem que exista um modelo de gestão de conhecimento, ativos, tempo, uso, reutilização e aproveitamento. Antevê-se que o estudo possa servir de base científica/metodológica para um projeto de investimento regional, beneficiando das oportunidades de apoio ao investimento em I&D, e estabelecimento de parcerias, conciliando o interesse numa região smart e a aplicação dos princípios da economia circular. Acredita-se que a promoção deste novo paradigma, através de ações de marketing social, será conducente a mudanças nos comportamentos e atitudes das organizações e da sociedade, e que possa ser disseminado noutras regiões.“Come in, who is it?” Is an expression of transmontana hospitality. Disadvantaged, aging and low populated region. Secondary sector shortage, abundant in products of recognized quality, balanced in the diversity of agriculture and the multiplicity of services, where social economy organizations are a pillar of development and employability. They respond to social needs, know how to use their means wisely, are aware of the feeling of sharing, but have not yet organized themselves to implement a shared management model. For the purposes of this study, the following research question was asked: Is there a predisposition of social economy agents to share resources? Based on a case study of Terra Quente Transmontana, a mixed methodology was used, based on a qualitative exploratory approach directed to managers (in-depth interviews) and a quantitative approach to employees (questionnaire survey). Bibliographical and documentary research was also carried out. The results of the study allowed to observe the existence of predisposition for sharing and infer that these organizations have a significant economic impact in quantity, paid employment and turnover. The relationship between the demonstration of interest in sharing and the qualification appropriate to the function of managers and employees was checked. It was verified the practice of informal and unregulated sharing of own and other resources between close partners, without a model of management of knowledge, assets, time, use, reuse and exploitation. It is anticipated that this study could serve as a scientific/methodological basis for a regional investment project, benefiting from opportunities to support investment in innovation and R&D. This project aims to establish partnerships, reconciling interest in a smart region and applying the principles of circular economy. It is believed that the promotion of this new paradigm, through social marketing actions, will be conducive to changes in the behaviors and attitudes of organizations and society, and that can be disseminated in other regions.Fernandes, Paula O.Fonseca, Manuel JoséBiblioteca Digital do IPBMachado, Maria Augusta Teixeira Pereira2020-03-18T11:47:45Z202020182020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/21049TID:202460169porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-10-02T01:20:50Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/21049Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-10-02T01:20:50Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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