Relatório detalhado sobre atividade profissional desenvolvida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Hugo Miguel Cardoso
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/8480
Resumo: Este relatório foi elaborado com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundário. Através deste, tentou demonstrar todo o seu percurso profissional, constitui-se como uma reflexão crítica e reflexiva da atividadeprofissional, em que o procedimento da análise da prática relaciona-se sempre com o contexto comunitário, escolar, disciplinar e académico. Facultando informações importantes das práticas exercidas, os seus contextos, as metodologias e estratégias seguidas e adotadas. Neste trabalho, procurou não se limitar à reprodução de vivências relativas à prática profissional, tendo optado por salientar também aspetos importantes da pedagogia e metodologia do ensino da Educação Física, futebol e natação e da sua didática. O presente relatório está organizado em dois capítulos: Revisão bibliográfica, onde foi feito um enquadramento do ensino em Portugal e onde foram expostos aspetos de natureza concetual a ter em conta na atividade profissional do professor de Educação Física, contexto legal, contexto institucional e do contexto de natureza funcional; a caraterização do futebol, do treino desportivo, o papel do treinador de formação e as caraterísticas de excelência do mesmo; caraterização da natação, o papel do professor de natação e caraterização da escola municipal de natação de Vila Nova de Gaia. E a experiência profissional, capítulo onde foram expostos as práticas desenvolvidas como professor e os seus contextos, as conceções do professor, planeamento, atividades desenvolvidas, dificuldades, estratégias e controlo do trabalho desenvolvido onde é realizada uma síntese reflexiva sobre as temáticas abordadas. No final, pretende que este documento sirva de referência para uma melhoria da prática profissional, evidenciando os aspetos positivos e aqueles a melhorar ou corrigir em cada uma das dimensões supracitadas.
id RCAP_80dd545f71c5e14536b05b25ffba4c73
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/8480
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório detalhado sobre atividade profissional desenvolvidaEducaçãoProfessorAtividades de enriquecimento curricularAtividade física e desportivafutebolformaçãotreinadornataçãoEste relatório foi elaborado com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundário. Através deste, tentou demonstrar todo o seu percurso profissional, constitui-se como uma reflexão crítica e reflexiva da atividadeprofissional, em que o procedimento da análise da prática relaciona-se sempre com o contexto comunitário, escolar, disciplinar e académico. Facultando informações importantes das práticas exercidas, os seus contextos, as metodologias e estratégias seguidas e adotadas. Neste trabalho, procurou não se limitar à reprodução de vivências relativas à prática profissional, tendo optado por salientar também aspetos importantes da pedagogia e metodologia do ensino da Educação Física, futebol e natação e da sua didática. O presente relatório está organizado em dois capítulos: Revisão bibliográfica, onde foi feito um enquadramento do ensino em Portugal e onde foram expostos aspetos de natureza concetual a ter em conta na atividade profissional do professor de Educação Física, contexto legal, contexto institucional e do contexto de natureza funcional; a caraterização do futebol, do treino desportivo, o papel do treinador de formação e as caraterísticas de excelência do mesmo; caraterização da natação, o papel do professor de natação e caraterização da escola municipal de natação de Vila Nova de Gaia. E a experiência profissional, capítulo onde foram expostos as práticas desenvolvidas como professor e os seus contextos, as conceções do professor, planeamento, atividades desenvolvidas, dificuldades, estratégias e controlo do trabalho desenvolvido onde é realizada uma síntese reflexiva sobre as temáticas abordadas. No final, pretende que este documento sirva de referência para uma melhoria da prática profissional, evidenciando os aspetos positivos e aqueles a melhorar ou corrigir em cada uma das dimensões supracitadas.This report was prepared with the purpose of obtaining a Master's Degree in Teaching Physical Education in Primary and Secondary Education. Through this, he tried to demonstrate all his professional career, being a critical and reflexive reflection of the professional occupation, in which the procedure of analysis of practice is always related to the community, school, disciplinary and academic context. Providing valuable information on the practices experienced, their contexts, the methodologies and strategies followed and adopted. In this work, he tried not to limit himself to the replica of experiences related to the professional practice, but also emphasized important aspects of pedagogy and methodology of physical education teaching, soccer and swimming and his didactics. This report is organized in two chapters: Bibliographical review, where a framework of teaching was done in Portugal and where he has aspects of a conceptual nature to be taken into account in the professional activity of the Physical Education teacher, legal context, institutional context and context functional in nature; the characterization of football, sports training, the role of the training coach and his characteristics of excellence ; characterization of swimming, the role of the swimming teacher and characterization of the municipal school of swimming of Vila Nova de Gaia. And the professional experience, chapter where the practices developed as teacher and their contexts were shown, teacher conceptions, planning, activities developed, difficulties, strategies and control of the work developed where a reflexive synthesis is performed on the topics addressed. In the end, he intends that this document serves as a reference for the improvement of the professional practice, showing the positive aspects and those to be improved or corrected in each one of the above-mentioned dimensions.2018-06-29T14:21:38Z2018-05-08T00:00:00Z2018-05-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/8480TID:202324958porTeixeira, Hugo Miguel Cardosoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:50:46Zoai:repositorio.utad.pt:10348/8480Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:05:08.085879Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório detalhado sobre atividade profissional desenvolvida
title Relatório detalhado sobre atividade profissional desenvolvida
spellingShingle Relatório detalhado sobre atividade profissional desenvolvida
Teixeira, Hugo Miguel Cardoso
Educação
Professor
Atividades de enriquecimento curricular
Atividade física e desportiva
futebol
formação
treinador
natação
title_short Relatório detalhado sobre atividade profissional desenvolvida
title_full Relatório detalhado sobre atividade profissional desenvolvida
title_fullStr Relatório detalhado sobre atividade profissional desenvolvida
title_full_unstemmed Relatório detalhado sobre atividade profissional desenvolvida
title_sort Relatório detalhado sobre atividade profissional desenvolvida
author Teixeira, Hugo Miguel Cardoso
author_facet Teixeira, Hugo Miguel Cardoso
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Hugo Miguel Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Professor
Atividades de enriquecimento curricular
Atividade física e desportiva
futebol
formação
treinador
natação
topic Educação
Professor
Atividades de enriquecimento curricular
Atividade física e desportiva
futebol
formação
treinador
natação
description Este relatório foi elaborado com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundário. Através deste, tentou demonstrar todo o seu percurso profissional, constitui-se como uma reflexão crítica e reflexiva da atividadeprofissional, em que o procedimento da análise da prática relaciona-se sempre com o contexto comunitário, escolar, disciplinar e académico. Facultando informações importantes das práticas exercidas, os seus contextos, as metodologias e estratégias seguidas e adotadas. Neste trabalho, procurou não se limitar à reprodução de vivências relativas à prática profissional, tendo optado por salientar também aspetos importantes da pedagogia e metodologia do ensino da Educação Física, futebol e natação e da sua didática. O presente relatório está organizado em dois capítulos: Revisão bibliográfica, onde foi feito um enquadramento do ensino em Portugal e onde foram expostos aspetos de natureza concetual a ter em conta na atividade profissional do professor de Educação Física, contexto legal, contexto institucional e do contexto de natureza funcional; a caraterização do futebol, do treino desportivo, o papel do treinador de formação e as caraterísticas de excelência do mesmo; caraterização da natação, o papel do professor de natação e caraterização da escola municipal de natação de Vila Nova de Gaia. E a experiência profissional, capítulo onde foram expostos as práticas desenvolvidas como professor e os seus contextos, as conceções do professor, planeamento, atividades desenvolvidas, dificuldades, estratégias e controlo do trabalho desenvolvido onde é realizada uma síntese reflexiva sobre as temáticas abordadas. No final, pretende que este documento sirva de referência para uma melhoria da prática profissional, evidenciando os aspetos positivos e aqueles a melhorar ou corrigir em cada uma das dimensões supracitadas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-29T14:21:38Z
2018-05-08T00:00:00Z
2018-05-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/8480
TID:202324958
url http://hdl.handle.net/10348/8480
identifier_str_mv TID:202324958
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137137637982208