Software livre/open source vs. software proprietário na educação: o caso de estudo de uma escola do 2.º e 3.º ciclos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Carla Filomena Augusto
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/1317
Resumo: Dissertação de Mestrado em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação.
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spelling Software livre/open source vs. software proprietário na educação: o caso de estudo de uma escola do 2.º e 3.º ciclos.Tipos de adoção de softwareSoftware proprietárioSoftware livreSoftware open sourceEscolasTecnologias da Informação e ComunicaçãoTypes of software adoptionProprietary softwareFree softwareOpen source softwareSchoolsInformation and Communication TechnologiesDissertação de Mestrado em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação.A utilização generalizada da Internet e a evolução da Web potenciaram novos paradigmas na utilização e adoção de software. Assim, diversos tipos de utilização de software como o software livre, open source, freeware ou software as a service estão atualmente disponíveis para além do software proprietário. A par das tendências da utilização de software livre/open source a nível internacional, em Portugal tem também havido diversas recomendações na adoção deste tipo de software na Administração Pública e, em particular, nas Escolas. Nesse contexto, diversos benefícios têm sido associados à utilização de software livre/open source, nomeadamente poupança em termos de custos de aquisição de licenças, maior rentabilização do hardware existente, liberdade de utilização e possibilidade de partilha do código e independência em relação aos fabricantes de software. Este trabalho retrata uma experiência de utilização de software livre/open source numa Escola Básica do 2º e 3º ciclos, envolvendo alunos da disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação. Com a investigação realizada, pretendeu-se aferir se a utilização de software livre/open source condicionaria os objetivos e resultados de aprendizagem dos alunos visados, versus a situação de utilização de software proprietário.The widespread use of the Internet and the evolution of the Web boosted new paradigms in the use and adoption of software. Thus, in addition to proprietary software, several types of software use and adoption are currently available such as free software, open source, freeware and software as a service. In line with the international trends of free/open source software usage, in Portugal there has also been a number of recommendations in the adoption of this type of software in the Public Administration and, in particular, in Schools. In this context, several benefits have been associated with the use of free/open source software, including savings in license acquisition costs, better use of existing hardware, freedom of code use, code sharing and independence from software manufacturers. This work describes a free/open source software usage experience in a Basic School of the 2nd and 3rd cycles levels of education, involving students of the Information and Communication Technologies course. The research conducted aimed to assess whether the use of free/open source software would condition the learning objectives and outcomes of the targeted students, versus the situation of use of proprietary software.Orientação: Prof. Doutora Maria Isabel Calapez Cabrita Leal Seruca.Universidade Portucalense2015-11-23T11:12:14Z2015-11-232014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMota, C. F. A. (2014). Software livre/open source vs. software proprietário na educação: o caso de estudo de uma escola do 2.º e 3.º ciclos. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1317.http://hdl.handle.net/11328/1317Mota, C. F. A. (2014). Software livre/open source vs. software proprietário na educação: o caso de estudo de uma escola do 2.º e 3.º ciclos. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1317.http://hdl.handle.net/11328/1317TID:201169363porCota: TMTICE 10Mota, Carla Filomena Augustoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:10:47Zoai:repositorio.upt.pt:11328/1317Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:40:50.539776Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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