A literatura para a infância e o desenvolvimento de competências democráticas no 1.º E no 2.º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Diana Pereira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/15765
Resumo: Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
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A proposta de investigação presente neste relatório resulta da prática desenvolvida com duas turmas do 6.º ano e uma turma do 4.º ano de escolaridade, tendo como problemática: «O recurso à Literatura para a Infância no 1.º e no 2.º Ciclo, potencia o desenvolvimento de Competências para uma Cultura da Democracia (CCD)». O percurso investigativo orientou-se por três objetivos: i) Identificar as potencialidades da leitura e da exploração de textos de Literatura para a Infância para o ensino e aprendizagem de conceitos de Cidadania; ii) Compreender de que forma os alunos se apropriam dos conceitos de Cidadania através da realização de atividades de exploração dos textos de Literatura para a Infância; iii) Identificar as CCD desenvolvidas pelos alunos a partir da exploração dos textos de Literatura para a Infância. Na definição dos procedimentos metodológicos, orientadores do estudo investigativo, privilegiou-se uma metodologia de natureza qualitativa, com recurso à aplicação de inquéritos por questionário para identificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o conceito “guerra”; à observação direta participante durante a realização das atividades pelos alunos; à análise das sequências didáticas; à análise de conteúdo das produções dos alunos, das notas de campo e de listas de verificação. Os resultados da análise permitiram reconhecer: i) que, o recurso à LpI e a exploração dos textos, orientada pela reflexão crítica, proporcionam o desenvolvimento de CCD e a constução de conhecimento pelos alunos sobre os conceitos de Cidadania, nomeadamente sobre os conceitos “guerra” e “refugiado”; ii) a importância do desenvolvimento das CCD pelas crianças que frequentam a escola no século XXI, permitindo-lhes ser cidadãos críticos perante a realidade social.ABSTRACT This final report was written within the scope of the Curricular Unit of Supervised Teaching Practice II, in the 2nd year of the Master’s in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and of Portuguese and History in the 2nd Cycle of Basic Education. This Curricular Unit includes two supervised teaching practice periods of time, in the 1st and 2nd Cycle of Basic Education, and the conduction of an investigative research. The proposal of the research present in this report results from the practice developed with two classes of 6ℎ th grade and one class of 4ℎgrade of schooling, having as problematic: « The use of Literature for Childhood potency the Skills for a Culture of Democracy development ». In this way, starting from the problematic, we defined three aims: i) Identify the potentialities of Literature for Childhood for teaching and learning of Citizenship concepts; ii) Understand how students appropriate the Citizenship concepts through text exploration activities; iii) Identify the Skills for a Culture of Democracy developed by students through the activities of exploring texts of Literature for Childhood. In the definition of methodological procedures, advisors of the investigative study, a qualitative methodology was favored, using the application of questionnaire surveys to identify the students' previous knowledge about the concept of "war"; the direct participant observation during the activities by the students; the analysis of didactic sequences; analysis of the content of student productions, field notes and checklists. The results of the analysis allowed us to recognize: i) that the use of LpI and the exploitation of texts, guided by critical reflection, provide the development of SCD and the constriction of knowledge by students about the concepts of Citizenship, namely on the concepts "war" and "refugee"; ii) the importance of the development of SCD by children attending school in the 21st century, allowing them to be critical citizens to the social reality.Hortas, Maria JoãoRCIPLSilva, Diana Pereira2023-03-07T10:04:31Z2022-11-112022-11-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15765TID:203188683porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:13:40Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15765Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:22.917941Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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