ISC: interactive school for children
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/5251 |
Resumo: | Vivemos num mundo multicultural, democrático e globalizado onde a medicina, a genética, a tecnologia, a gestão de negócios e a exploração do espaço se desenvolvem rapidamente. A tecnologia informática e a proliferação dos bens materiais oferecem variadas possibilidades de melhorar as nossas vidas. As pessoas tornam-se cidadãos do mundo, seres cosmopolitas que são permanentemente confrontados com diferentes culturas, costumes e tendências. Viver, estudar e trabalhar nas cidades da Europa ou do mundo já não é um problema. Neste acumular de experiências múltiplas e multidimensionais esquecemos muitas vezes as crianças. Contudo, é extremamente importante prestar maior atenção aos mais pequenos, no sentido de as ajudar a compreender o mundo em que vivem, dar um maior apoio ao seu crescimento e desenvolvimento. O papel das escolas, das instituições educacionais e dos centros de ocupação dos tempos livres é fundamental para uma educação bem estruturada, garantindo o conhecimento e a constrição uma sociedade mais consciente. Os programas de educação arquitectónicos, que se estão a tornar cada vez mais populares na Europa, ensinam às crianças o seu rumo no mundo globalizado e as suas responsabilidades para com os que as rodeiam. As instituições escolares deviam, por isso, focar a sua atenção na educação arquitectónica, tendo em mente que uma juventude educada resultará numa sociedade que será consciente das futuras ameaças à civilização. No sentido de se educarem cidadãos com capacidade para gerir o seu tempo, para serem responsáveis pelo que os envolve, pela ecologia e pelo património cultural, pessoas que não temem participar em actividades locais e focadas no conforto global de todos. Como resultado destas observações do mundo circundante e do lugar das crianças, se propõem a Escola Interactiva para Crianças, um espaço para o desenvolvimento onde se acentua a educação arquitectónica. A maneira como as crianças percebem a arquitectura, como interagem com o espaço, como as cores estimulam as suas emoções, constituem as razões do projecto proposto. O projecto insere-se num contexto citadino onde um edifício do séc. XIX ganha nova vida, transformando-se numa escola interactiva para crianças no Largo dos Lóios, no Porto. A preexistência, “congelada” ou recuperada (as portas, as escadas e corrimão, o tecto, alguns fragmentos de papel de parede com os seus elementos decorativos etc.) e a proposta de novos elementos convivem num espaço estratificado, onde memórias de vivencias passadas e novas funções produzem ambientes densos e estimulantes. O espaço é organizado por layers horizontais que se caracterizam, individualmente, por uma cor que, por sua vez, define a sua função e proporciona diversas estimulações sensoriais. O elemento vertical, o corpo de escadas, de cor branca, potencia o contraste cromático entre pisos. |
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