Influencing factors on user acceptance of location-based advertising outside and inside retail stores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stange, Eric
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/11475
Resumo: De 2013 a 2014, a penetração do smartphone a nível mundial aumentou 25%, até 1.6 biliões de usuários. Até ao ano de 2018, são esperadas que mais de 2.5 biliões de pessoas usem smartphones, com o tempo médio de uso a ser atualmente já maior do que o da televisão. Com o crescente aumento do tempo que as pessoas gastam no uso dos seus smartphones, cresce também o impacto destes dispositivos no comportamento das pessoas. Já hoje, os smartphones são vistos como pessoais e, muitas vezes, confiáveis como primeira fonte para informação necessária. Em concordância com estes desenvolvimentos, partes significativas de orçamentos de marketing são deslocadas dos canais tradicionais para os canais móveis e os profissionais de marketing procuram por novas oportunidades para entregar mensagens de publicidade a potenciais clientes. Com a publicidade baseada em localização, os profissionais de marketing têm um instrumento que é capaz de facultar informação em relação direta com a localização geográfica de um usuário, num momento em que o usuário a vê como relevante e é mais provável que aja em resultado. Graças a uma nova tecnologia designada de Beacon, o rastreamento de localização é agora possível mesmo dentro de edifícios fechados e preciso até menos de um metro. De forma a que os profissionais de marketing usem essa informação, os consumidores têm de dar o seu consentimento e instalar um aplicativo dedicado nos seus smartphones. Dentro desta tese, foram analisados os fatores que influenciam o consentimento da publicidade baseada em localização por parte dos usuários. A aplicação da pesquisa estatística dos dados, coletados num estudo com 109 usuários internacionais de smartphones, levou às conclusões de que a utilidade percebida desta tecnologia de publicidade é o que influencia mais os usuários, seguido da facilidade de uso e da atitude geral para com a publicidade. Os resultados podem contribuir para o futuro desenvolvimento de campanhas de publicidade baseadas em localização, fornecendo aos profissionais de marketing perceções substanciais em fatores-chave para campanhas bem sucedidas.
id RCAP_80eceda10fe3b92f1af356450e68ebe5
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/11475
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Influencing factors on user acceptance of location-based advertising outside and inside retail storesPublicidade móvelMobile marketingPublicidade baseada em localizaçãoFatores de aceitação de tecnologiaBeaconsMobile advertisingLocation-based advertisingTechnology acceptance factorsDe 2013 a 2014, a penetração do smartphone a nível mundial aumentou 25%, até 1.6 biliões de usuários. Até ao ano de 2018, são esperadas que mais de 2.5 biliões de pessoas usem smartphones, com o tempo médio de uso a ser atualmente já maior do que o da televisão. Com o crescente aumento do tempo que as pessoas gastam no uso dos seus smartphones, cresce também o impacto destes dispositivos no comportamento das pessoas. Já hoje, os smartphones são vistos como pessoais e, muitas vezes, confiáveis como primeira fonte para informação necessária. Em concordância com estes desenvolvimentos, partes significativas de orçamentos de marketing são deslocadas dos canais tradicionais para os canais móveis e os profissionais de marketing procuram por novas oportunidades para entregar mensagens de publicidade a potenciais clientes. Com a publicidade baseada em localização, os profissionais de marketing têm um instrumento que é capaz de facultar informação em relação direta com a localização geográfica de um usuário, num momento em que o usuário a vê como relevante e é mais provável que aja em resultado. Graças a uma nova tecnologia designada de Beacon, o rastreamento de localização é agora possível mesmo dentro de edifícios fechados e preciso até menos de um metro. De forma a que os profissionais de marketing usem essa informação, os consumidores têm de dar o seu consentimento e instalar um aplicativo dedicado nos seus smartphones. Dentro desta tese, foram analisados os fatores que influenciam o consentimento da publicidade baseada em localização por parte dos usuários. A aplicação da pesquisa estatística dos dados, coletados num estudo com 109 usuários internacionais de smartphones, levou às conclusões de que a utilidade percebida desta tecnologia de publicidade é o que influencia mais os usuários, seguido da facilidade de uso e da atitude geral para com a publicidade. Os resultados podem contribuir para o futuro desenvolvimento de campanhas de publicidade baseadas em localização, fornecendo aos profissionais de marketing perceções substanciais em fatores-chave para campanhas bem sucedidas.From 2013 to 2014, smartphone penetration worldwide rose by 25% up to 1.6 billion users. By the year 2018 even more than 2.5 billion people are expected to use smartphones, with the average use time being already today higher than the one of television. With the increasing time people spend using their smartphones, also the impact of this devices on people’s behavior grows. Already today, smartphones are perceived as personal and often trusted as the first source for necessary information. In accordance with these developments, significant shares of marketing budgets are shifted from traditional media to the mobile channel and marketers look for new possibilities to deliver advertising messages to potential customers. With location-based advertising, marketers have an instrument, which is capable of delivering information in direct relation to a user’s geo-location at the time when a user perceives them as relevant and is most likely to react upon it. Thanks to a new technology called Beacon, location tracking is now possible even inside closed buildings and accurate up to less than one meter. In order for marketers to use this technology, customers need to give their approval and install a dedicated app on their smartphones. Within this thesis, factors that influence users’ acceptance of location-based advertising were analyzed. Application of statistical research on the data, collected in a study with 109 international smartphone users, led to the conclusions that the perceived usefulness of this advertising technology influences user’s acceptance the most, followed by the ease of use and the overall attitude toward advertising. The results can contribute to future development of location-based advertising campaigns, providing marketers with substantial insights on key factors for successful campaigns. Keywords:; beacons2016-06-16T12:37:17Z2015-01-01T00:00:00Z20152015-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/11475TID:201200392engStange, Ericinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:45:29Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/11475Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:21:44.424116Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Influencing factors on user acceptance of location-based advertising outside and inside retail stores
title Influencing factors on user acceptance of location-based advertising outside and inside retail stores
spellingShingle Influencing factors on user acceptance of location-based advertising outside and inside retail stores
Stange, Eric
Publicidade móvel
Mobile marketing
Publicidade baseada em localização
Fatores de aceitação de tecnologia
Beacons
Mobile advertising
Location-based advertising
Technology acceptance factors
title_short Influencing factors on user acceptance of location-based advertising outside and inside retail stores
title_full Influencing factors on user acceptance of location-based advertising outside and inside retail stores
title_fullStr Influencing factors on user acceptance of location-based advertising outside and inside retail stores
title_full_unstemmed Influencing factors on user acceptance of location-based advertising outside and inside retail stores
title_sort Influencing factors on user acceptance of location-based advertising outside and inside retail stores
author Stange, Eric
author_facet Stange, Eric
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Stange, Eric
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade móvel
Mobile marketing
Publicidade baseada em localização
Fatores de aceitação de tecnologia
Beacons
Mobile advertising
Location-based advertising
Technology acceptance factors
topic Publicidade móvel
Mobile marketing
Publicidade baseada em localização
Fatores de aceitação de tecnologia
Beacons
Mobile advertising
Location-based advertising
Technology acceptance factors
description De 2013 a 2014, a penetração do smartphone a nível mundial aumentou 25%, até 1.6 biliões de usuários. Até ao ano de 2018, são esperadas que mais de 2.5 biliões de pessoas usem smartphones, com o tempo médio de uso a ser atualmente já maior do que o da televisão. Com o crescente aumento do tempo que as pessoas gastam no uso dos seus smartphones, cresce também o impacto destes dispositivos no comportamento das pessoas. Já hoje, os smartphones são vistos como pessoais e, muitas vezes, confiáveis como primeira fonte para informação necessária. Em concordância com estes desenvolvimentos, partes significativas de orçamentos de marketing são deslocadas dos canais tradicionais para os canais móveis e os profissionais de marketing procuram por novas oportunidades para entregar mensagens de publicidade a potenciais clientes. Com a publicidade baseada em localização, os profissionais de marketing têm um instrumento que é capaz de facultar informação em relação direta com a localização geográfica de um usuário, num momento em que o usuário a vê como relevante e é mais provável que aja em resultado. Graças a uma nova tecnologia designada de Beacon, o rastreamento de localização é agora possível mesmo dentro de edifícios fechados e preciso até menos de um metro. De forma a que os profissionais de marketing usem essa informação, os consumidores têm de dar o seu consentimento e instalar um aplicativo dedicado nos seus smartphones. Dentro desta tese, foram analisados os fatores que influenciam o consentimento da publicidade baseada em localização por parte dos usuários. A aplicação da pesquisa estatística dos dados, coletados num estudo com 109 usuários internacionais de smartphones, levou às conclusões de que a utilidade percebida desta tecnologia de publicidade é o que influencia mais os usuários, seguido da facilidade de uso e da atitude geral para com a publicidade. Os resultados podem contribuir para o futuro desenvolvimento de campanhas de publicidade baseadas em localização, fornecendo aos profissionais de marketing perceções substanciais em fatores-chave para campanhas bem sucedidas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015
2015-09
2016-06-16T12:37:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/11475
TID:201200392
url http://hdl.handle.net/10071/11475
identifier_str_mv TID:201200392
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134778326253568